quinta-feira, abril 12, 2012

Júnior Carlos discorda de teor de panfletos distribuídos pelo poder público

O primeiro e único inscrito no pequeno expediente desta quinta-feira, 12 foi o Vereador Júnior Carlos do PSB que falou inicialmente sobre as melhorias dos salários dos servidores da saúde, colocando seu mandato a disposição de todos os presentes a casa do povo.

Ele relatou sobre alguns Requerimentos que não foram aprovados pela maioria dos seus colegas, ponderando que através do Ministério Público a prefeita respondeu pedidos sobre prestação de contas de royalties e carnaval, pedindo que a presidência da cada difundisse essas informações a todos os apodienses.

Sobre a panfletagem feita pela prefeita em Apodi, ele contestou tais informações proferidas nos panfletos, já que algumas ações inseridas ali, se quer foram feitas pela atual administração, afirmando que foram muitas poucas concluídas pela municipalidade.

Ângelo de Dagmar lamenta atraso dos vencimentos dos transportes escolares

Na abertura do grande expediente o Vereador Ângelo de Dagmar do PP falou sobre os tais folhetos distribuídos pela municipalidade como são encartes de supermercados, por baixo das portas das nossas pessoas humildes, ou seja, muita propaganda para pouca ação.

Ele disse que continua triste com a atual administração, pois, o caso dos problemas da falta de ambulâncias em Apodi ainda não foi resolvido pelo poder público, pois nossa cidade está a mais de dois anos sem uma única ambulância.

O Vereador fez outra cobrança ao poder público com relação aos recebimentos dos motoristas dos transportes escolares, que estão a três meses sem receber os seus salários, o que inviabiliza o trabalho feito por esses donos de transportes escolares.

Ângelo disse ainda que a comunidade de Poço de Isauro está sofrendo por falta de água, isso porque a PMA não disponibiliza uma pessoa para fazer a distribuição da águas as casas, privando centenas de pessoas de receber algo vital a vida que é água.

Finalizando ele pediu que a prefeita colocasse guardas municipais nas secretarias municipais, já que essa semana, roubaram uma bateria do trator de uma secretaria, o que é inadmissível para o poder público. Ele ainda afirmou sobre o envio de maquinas a PMA para serem usadas em prol das pessoas de Apodi.

Chico de Marinete cobra pequenas ações que são grandes para a população

No grande expediente o Vereador Chico de Marinete do PC do B, usou da palavra no grande expediente agradecendo o apoio recebido pelos seus colegas agentes de saúde, quando perdeu a sua mãe, afirmando ser um dos momentos mais delicados de sua vida. Quanto a recebimento de maquinas pela municipalidade ele considerou muito importante, pois as estradas são vitais para as pessoas das comunidades rurais.

Ele adiantou que apresentaria um Requerimento na sessão de hoje, fazendo criticas a promessas pequenas do poder público que não foram executadas pela municipalidade, afirmando que essas coisas podem parecer pequenas, mas são muito importantes para as pessoas das comunidades.

Chico falou ainda do seu desejo de saber onde são aplicados os recursos oriundos dos royalties, afirmando que este também era o desejo de seu amigo já falecido.

O Vereador ainda destacou o projeto de credito especial que está chegando a casa, valorizando o trabalho dos Vereadores, frisando que quando os recursos chegam os Vereadores aprovam se for benéfico à população.

Evangelista alerta para caos na saúde publica

No grande expediente o Vereador Evangelista do PR usou da tribuna da casa, durante sessão realizada nesta quinta-feira, 12 trazendo sua fala afirmando que as pessoas estão reagindo as políticos mal intencionados, destacando a questão do ficha limpa como sendo um desses mecanismos que bane os políticos ruins, ou seja, uma ação popular contra os que não têm nenhum interesse pela sociedade relatando entrevistas por eles lidas de deputados que hoje estão em destaque na mídia.

“Existe na política pessoas que defendem as pessoas, e quem deve fazer esse julgamento é o povo, e não estruturas ameaçadoras” afirmou Evangelista.

Ele disse que acompanhou o trajeto de uma senhora do Assentamento Paraíso, que precisou ir a Caraúbas fazer exames contando toda atividade daquela senhora, o sofrimento dessas pessoas que saem daqui pra aquela cidade em busca de um exame, ou seja, um verdadeiro sofrimento. O Vereador relatou que as demais cidades tinham uma pessoa que os acompanhava e os auxiliava, no entanto as pessoas de Apodi, não têm esse amparo. “É preciso se fazer algo por essas pessoas que não têm a quem recorrer” afirmou o Presidente.

O Vereador ainda relatou uma curiosidade que ouviu das pessoas de Apodi lá em Caraúbas, afirmando não ser nada pessoal, mas que foi uma senhora que lhe proferiu isso com voz altiva, afirmando que o melhor secretario de saúde de Apodi foi Klinger, e que não entende o porquê de hoje ele e sua esposa estão no poder e nossa saúde se encontra numa situação deplorável e humilhante.

Nilson de João Lucas afirma que saúde publica está às ruínas

No grande expediente o Vereador Nilson Fernandes do PMDB saudou os agentes de saúde, e pessoas ligadas a saúde em nossa cidade, que lotaram a casa legislativa nessa manhã de quinta-feira, 12 lembrando da luta passada em prol da regularização dos agentes comunitários de saúde de nossa cidade, afirmando que a casa aprovará o projeto que regulariza os salários dos servidores municipais de saúde.

Ele afirmou que é chegado o momento de cobrar dos poderes constituídos, casos de saúde, que se encontra em um caos total, relatando um caso seu pessoal vivenciado devido a um problema de saúde, adjetivando como falida a saúde de nosso país.

“Nossa saúde é uma vergonha nacional, uma caos lamentável” afirmou Nilson de João Lucas.

O Vereador lembrou várias melhorias ao longo dos anos feitas a Apodi, enumerando Ruas calçadas, pavimentações asfálticas, ainda a passagem molhada que está sendo feita pela municipalidade, entre outras.

“Eu não sou dono da verdade, mas criticar por criticar é fácil, é necessário ser mais coerente” afirmou Nilson de João Lucas.

Genivan Varela alerta para cobranças indevidas por parte de funcionários da PMA

O Vereador Genivan Varela do PC do B trouxe sua fala na tribuna da casa do povo, nesta quinta-feira, 12 pedindo desculpas aos colegas pela ausência na ultima sessão, onde foi prestada homenagem ao saudoso Expedito Maia.

Genivan externou sua preocupação com a segurança pública no nosso estado, afirmando que mesmo diante do excelente trabalho realizado pelo Capitão Brilhante, é necessário empenho do governo do estado para resolver tais pendências.

O Vereador afirmou que fica feliz ao saber que Apodi receberá uma retro escavadeira, mas alertando que não se faça com essa maquina o mesmo que se fez com os poços tubulares, onde segundo o Vereadores funcionários da PMA estavam cobrando das pessoas para que esse beneficio chegassem até as pessoas.

Requerimento 023/2012 – De autoria dos Vereadores Ângelo de Dagmar, Paulo de Telécio, Nilson de João Lucas, Arnaldo Costa e Helio da Ambulância

Pede a mesa diretora, através da comissão de constituição e justiça que dispense analises de comissões, mediante parecer do TCE, pedindo que o projeto referente às contas da prefeita de Apodi Goreti Pinto nos exercícios 2009/2010, seja colocado em votação na próxima sessão.

Aprovado por 5x3.

Requerimento 024/2012 – De autoria do Vereador Helio

Requer a reposição de luminárias das Ruas da comunidade do Distrito de Soledade

Aprovado de forma unânime.

Requerimento 025/2012 – De autoria do Vereador Chico de Marinete

Pede que o poder público municipal construa abrigos de passageiros em São Manoel, Casulo, Frei Damião, Assentamentos de nossa cidade.

Aprovado de forma unânime.

Indicação 004/2012- De autoria do Vereador Helio da Ambulância

Indica ao gerente dos correios em nossa cidade para colocar serviços de carteiro em Bairros Bacural I, Bacural II e Garilandia.

Aprovado a unanimidade.

Projeto de Lei 011/2012 – De autoria do poder executivo

Dispõe sobre abertura de credito especial suplementar até o limite R$ 453.680,00, para aquisição de dois ônibus escolares, tendo parecer favorável da referida comissão analisadora.

Aprovado a unanimidade.

Projeto de Lei 013/2012 – De autoria do poder executivo

O Projeto é referente a adequação salarial dos funcionários efetivos da saúde em nossa cidade, com uma emenda modificativa 001/2012 de autoria da mesa diretora, retroativa ao dia 1 de abril do ano em curso. O parecer da comissão de Finanças e Orçamento foi favorável.

Aprovado de forma unânime.