quinta-feira, março 01, 2012

Chico de Marinete envia oficio a prefeita pedindo informações sobre aplicação dos Royalties

Oficio 001/2012

Gabinete do Vereador Chico de Marinete
Excelentíssima prefeita Maria Goreti da Silveira Pinto

Senhora prefeita,

Venho a presença de Vossa Excelencia para solicitar que em obediência a Lei orgânica do município, a Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei complementar 101/2000. A prestação de contas detalhada da aplicação dos recursos dos Royalties no ano de 2011, com todas as suas especificidades.

Francisco de França Pinheiro – Vereador pelo PC do B.

Ângelo de Dagmar pede a secretário para resolver problema na Baixa do Caic

Primeiro inscrito no pequeno expediente em sessão realizada nesta quinta-feira, 01 foi o Vereador Ângelo de Dagmar do PP que pediu que a casa enviasse moção de pesar a família de Dona Rita falecida essa semana no Bairro Rodoviária, e ainda a família do apodiense Antonio Leão que também veio a óbito essa semana.

Em seguida ele fez um apelo ao secretario de obras para sanar um problema em uma Rua no Bairro Baixa do Caic, onde tem um buraco enorme prejudicando grandes transtornos a população, já que a comunidade ali sofre por falta de infra-estrutura.

Júnior Carlos lamenta inércia do poder público

No pequeno expediente o Vereador Junior Carlos do PSB, agradeceu a presidência da casa por fechar parceria com mais rádios para transmitir a sessão ordinária da casa, afirmando que é muito importante que a voz do Vereador chegue a todas as comunidades.

Ele pediu informações sobre Requerimentos enviados por ele e ainda não respondidos pela municipalidade, pedindo para que o seu anelo conste em ata, lamentando a inércia do poder público municipal, citando o caso do sinal de transito no centro em nossa cidade, que passou três dias sem funcionar e só agora foi resolvido.

Junior Carlos ainda criticou a exposição de máquinas por parte do poder público, no entanto essas máquinas não servem para nossa população, já que a cidade está à mercê, suja, e sem assistência, ou seja, muita propaganda e quase nada de ação e execução.

Paulo de Telécio rebate criticas de pré-candidato de Melancias

No grande expediente o Vereador Paulo de Telécio de PPS foi o primeiro a usar da palavra falando sobre sua comunidade Melancias, onde se afirmava que lá existem três Vereadores e que não fazem nada por aquela comunidade, desejando a esse pré-candidato que falou isso, sem citar nomes que o mesmo trabalhe e faça ainda mais do que estes Vereadores eleitos já fizeram, enumerando realizações suas em prol da comunidade. “Será que este pré-candidato está cego, e não ver o que se está fazendo pela nossa comunidade” indagou Paulo.

“Cada um faça sua parte, e na hora de criticar é preciso saber o que se está se fazendo, e digo mais que esse postulante vá procurar também fazer alguma coisa em prol do povo” afirmou Paulo de Telécio.

Chico de Marinete lamenta sofrimento da população mesmo com tanto recurso na PMA

Inscrito no grande expediente o Vereador Chico de Marinete do PC do B trouxe suas palavras na manha desta quinta-feira, 01 falando sobre a questão das problemáticas do Bairro Baixa do Caic, onde visitou nessa manha e acompanhou de perto o problema dos moradores ali que sofrem na pele a ausência do poder público. Ele lamentou que a prefeita tenha vetado emendas relativas aquele Bairro que sofre por falta de infra-estrutura, enaltecendo que cada Bairro merece ter o seu representante que o defenda arduamente.

Chico leu na tribuna da casa, um oficio que enviará a prefeita pedindo explicações sobre um montante de mais de 5 milhões de reais de Royalties recebidos pela PMA em 2011, afirmando que mesmo diante de tanto dinheiro a prefeita não diz onde está sendo aplicado, e ainda não inaugurou se quer uma única obra com dinheiro próprio ou federal, foi inaugurada.

Citando números ele lamentou que mesmo diante de tanto dinheiro gasto em 2011, pessoas sofram a mais de nove meses esperando por um exame na secretaria de saúde de Apodi.

Genivan Varela critica estrutura de algumas escolas de nossa cidade

O Vereador pelo PC do B, Genivan Varela usou da tribuna na manha desta quinta-feira, 01 indagando a secretaria da casa inicialmente se a prefeita respondeu Requerimento de sua autoria pedindo recuperação em escolas do Vale do Apodi, pedindo para constar em ata sua indagação, e aproveitando fazendo criticas a essas escolas do município que não tem condições de funcionamento.

Genivan Varela disse que a quadra de esportes que está sendo construída em Melancias nem foi ainda inaugurada e já está toda esburacada, sendo isso lamentável e reprovável por toda população de Apodi, afirmando ser triste essa situação.

Ele parabenizou os realizadores de um campeonato do Vale do Apodi, e agradeceu ainda o apoio dos colegas nas votações das matérias que beneficiam o povo de nossa cidade, afirmando ser muito importante que todos se unam em prol de ajudar nossa população.

Nilson de João Lucas critica matéria que denigre imagem de colegas

O Vereador Nilson de João Lucas do PMDB trouxe sua palavra na manhã desta quinta-feira, 01 justificando inicialmente sua ausência da sessão, e ainda parabenizando os organizadores do grande carnaval realizado em Apodi, sendo uma festa belíssima mostrada para todo o RN.

Ele relatou de visitas que fez a comunidades de nossa cidade, citando algumas do Vale do Apodi onde será construída a escola rural que já foi iniciada, e que beneficiará centenas de adolescentes e jovens daquela região.

Nilson falou da aquisição de uma nova maquina por parte da PMA que será utilizada na limpeza de nossa cidade, melhorando cada vez mais o trabalho em prol da população.

O Vereador lamentou que alguns donos de Blogs em nossa cidade escrevam coisas que não condizem com a realidade, atacando a imagem e integridade de alguns colegas como fizeram com seus colegas Arnaldo e Hélio na semana passada, tentando privar seus colegas de seus direitos, o que se caracteriza como uma atitude desagradável contra um parlamentar eleito pelo povo.

Ângelo de Dagmar relembra Requerimentos não atendidos pela prefeita

No grande expediente o Vereador pelo PP, Ângelo de Dagmar voltou à tribuna para reiterar vários Requerimentos seus apresentados na casa, entre eles a conclusão da pavimentação e iluminação da Avenida Vingh Rosado em nossa cidade e que nunca foi atendido pela prefeita.

Ele relatou vários outros Requerimentos por ele enviados e que ainda não foram atendidos, citando ainda a questão da compra de uma ambulância para nossa cidade, pedindo inclusive que a farmácia básica em nossa cidade não deixe faltar medicamento controlado a quem precisa , prejudicando centenas de pessoas que precisam usar diariamente esse remédio.

Arnaldo Costa afirma que é situação e por isso vota contra matérias da oposição

Vereador pelo PP, Arnaldo Costa trouxe sua fala na tribuna da casa enaltecendo sua trajetória política, um Vereador de seis mandatos, afirmando ser este um reconhecimento da população, saindo como entrou no seu primeiro mandato, um simples agricultor trabalhador, fazendo um desafio a qualquer um para saber se ele adquiriu algo de forma ilícita.

“Foram três mandatos como presidente dessa casa, e nunca recebi nenhuma advertência do tribunal de contas” afirmou Arnaldo.

Ele continuou e disse que a nova geração, grupo político de Apodi tem raiva do carnaval de Apodi, afirmando que não fugiu da sessão, lamentando que pessoas sejam contra o carnaval de Apodi, como entende ser esse grupo.

“Eu sou situação e voto contra Requerimentos da oposição, todos quantos coloquem como eu voto” finalizou Arnaldo.

Evangelista defende instalação de redutores no Distrito de Soledade

O Presidente da CMA, Vereador Evangelista do PR trouxe sua fala na sessão desta quinta-feira, 01 parabenizando inicialmente os jovens da web rádio apodiense GuguMix, pela iniciativa de transmitir as sessões toda quinta-feira espontaneamente, afirmando ser um movimento jovem e de responsabilidade. Evangelista enalteceu a figura do seu colega Arnaldo Costa, que defendeu durante seus seis mandatos o povo de Melancias.

Ele falou em nome da comunidade de Soledade, citando um acidente que aconteceu essa semana na entrada de Soledade com uma senhora que por pouco não perdeu a vida sendo atropelada por uma moto em sua bicicleta, pedindo que se instale ali, redutores de velocidade na RN que liga a BR 405 a comunidade do Lajedo de Soledade. Sobre o assunto ele recebeu a partes e apoio dos colegas Nilson e Hélio.

Evangelista falou da não funcionalidade como estava previsto da escola na Comunidade de Aurora da Serra, afirmando que iria saber o porquê desse fato, inclusive lamentando que o fardamento escolar não seja entregue em nossa cidade no inicio do ano, privilegiando a classe estudantil.

Sobre iluminação pública ele relatou mais uma vez a comunidade de Baixa Verde IV, que não tem se quer uma única luz nos postes da comunidade, o que foi mais uma vez cobrado por toda população daquele Assentamento, e que por isso ele mais uma vez cobra isso do poder público municipal.

O Vereador parabenizou a prefeita pela realização do carnaval, a igreja católica pela realização de um acampamento espiritual e as igrejas evangélicas que realizaram grandes retiros evangélicos em cidades do nosso estado.

Requerimento 012/20112 – De autoria dos Vereadores Chico de Marinete e Genivan Varela


Solicita a prestação de contas total do carnaval de Apodi realizado em 2012. Valores de bandas, valor global gasto, entre outros.

Rejeitado por 5x3.

Requerimentos 013-014/20112 – De autoria do Vereador Genivan Varela

Pede que o município proceda com recuperação de estradas nas comunidades de santa Rosa I, e Varzea da Salina, e no segundo ele pede recuperação de luminárias na quadra de esportes da comunidade de Lagoa Rasa.

APROVADOS de forma unânime.

Projeto de Lei 012/2012 – De autoria do Vereador Evangelista

Denomina o Complexo da Lagoa do Apodi de um Padre que catequizou nossos índios.

Justificativa:

Nascido em Agripi na Alemanha, O padre Filipe Bourel fundou a missão de São João Batista da ribeira Apody, em 10 de janeiro do ano de1700, cuja finalidade era aldear e catequisar os índios Paiacus, que moravam as margens da Lagoa do Itaú (Apodi), local que passou denominar-se de Córrego da missão. No ano de 1709, a aldeia do Paiacus da Lagoa do Apodi, foi atacada pelos indígenas Janduins, embora do mesmo grupo Trairiú digladiavam-se como inimigos vorazes, no ataque contra 600 Paiacus no Apodi, foi tombado Padre Filipe Bourel que na época estava com 50 anos de idade, e 16 dedicados a missão apostólica no Brasil. É. Pois justa e reconhecida a homenagem mesmo transcorridos 311 anos de sua morte, faz-se jus o reconhecimento daquele que primeiro pregou a paz , a harmonia em nossa terra.

Aprovado de forma unânime.

Projeto de Lei 082/2011 – De autoria da Mesa Diretora

Denomina as Ruas no loteamento Reis Magos na zona de expansão urbana em cidade, com leituras de todos os nomes homenageados, entre eles os saudosos Dedé Varela, Evan do Leite, entre outros.

O projeto foi retirado da pauta e voltará na sessão seguinte.