quinta-feira, junho 30, 2011

Vereador Ângelo Suassuna fala das dificuldades de ser um Vereador


Na ultima sessão desse semestre, realizada nesta quinta-feira 30 o Vereador Ângelo Suassuna do PV, foi o primeiro inscrito no grande e único expediente, onde falou sobre o seu mandato durante esse primeiro semestre do seu segundo ano e meio de mandato, nominando as dificuldades, de ser um Vereador em Apodi, pois a população muitas vezes não entende qual o papel do Vereador.

Ele fez menção da viajem a Natal onde participou da escola legislativa, participando de oficinas que foram muito proveitosas, junto ao interlegis, onde foi abordado temas como lei orgânica e regimento interno, temas importantes que irão beneficiar toda a casa e população local.

Genivan Varela convida Vereadores para reunião em comunidade rural


No grande expediente o Vereador Genivan Varela, PC do B, trouxe sua palavra nesta quinta-feira, 30 falando inicialmente sobre essa questão do aumento do FPM, mais especificamente sobre o silencio dos prefeitos que tiveram quase 25% de aumento, como também aumento nos royalties, mas não se houve ninguém comentar sobre isso, não se houve nenhum prefeito ou prefeita comentar esse assunto.

Ele lembrou aos colegas de uma reunião na associação do Sitio Cipó que acontece no próximo domingo na escola da comunidade a partir das 09h00minh, uma reunião de grande importância. Ele falou ainda da presença dos escoteiros na casa, justificando que os Vereadores estão a disposição de todo grupo de escoteiros para qualquer coisa que esteja ao alcance dos mesmos.

Paulo de Telécio elogia atual administração do Hospital de Apodi


O Vereador Paulo de Telecio, PPS usou da tribuna afirmando que hoje faz dois anos e seis meses de mandato, frisando que sempre esteve ao lado do povo, inclusive deu no ar na tribuna seu telefone para que toda população fique sabendo que ele sempre está a disposição de todos para problemas que estejam alcance de seu mandato.

Ele parabenizou a direção do Hospital Helio Morais Marinho, pela excelente administração que tem desempenhado, frisando que o mesmo hoje tem atendimento médico e que em breve o mesmo estará fazendo pequenas cirurgias, afirmando que agora de fato a população tem o atendimento que merece.

Evangelista exulta força da nossa juventude


O Vereador Evangelista PR, Presidente da CMA, usou do grande expediente nesta quinta-feira, 30 falando sobre o grupo de escoteiros presente a casa, que a dezesseis anos milita em nossa cidade, lembrando de uma lei que foi aprovada no passado, proposição do na época do Vereador Eliesio Gomes, onde reconhece o grupo de escoteiros como sendo de utilidade pública, isso pela importância que o mesmo tem para Apodi.

Evangelista agradeceu o poder público por está enviando a casa um projeto que beneficia o grupo de escoteiros local, que estará sediando um grande evento estadual da categoria nos dias 15,16 e 17 de julho em nossa cidade, com a abertura no complexo turístico da Lagoa do Apodi, com cobertura de toda imprensa estadual.

Falando da juventude local, ele lamentou que alguns políticos usem nossa juventude como discurso político, pois entende que a mesma tem que participar ativamente desse processo de desenvolvimento de nossa cidade, pois todas as conquistas estão ligadas a nossa juventude.

Chico de Marinete destaca sua origem ruralista


No grande expediente o Vereador Chico de Marinete PC do B, trouxe sua palavra nesta quinta-feira, 30 onde pediu inicialmente que a casa enviasse moção de pesar a família de um morador do córrego, pedindo ainda verbalmente que se resolva o problema de água na comunidade do Algodão na Chapada do Apodi.

Ele externou de sua felicidade em ser agricultor, sem ser filho do campo, destacando uma matéria exibida na TV Cabugi onde destaca todas as potencialidades de nossa cidade, onde o Vereador representou todos os agricultores de nossa cidade. O Vereador afirmou que recebeu ligações de varias pessoas do nosso estado o parabenizando pela matéria e pela representatividade ao nosso município.

Em apartes recebidos de Evangelista, Paulo e Nilson, o Vereador recebeu elogios pela sua atividade, que tanto tem ajudado a pessoas de nossa cidade e toda região.

Chico enalteceu todas as matérias veiculadas pela TV Cabugi, onde todas as potencialidades foram destacadas por seus representantes em suas áreas, mostrando matérias vivas do potencial que Apodi tem.

Nilson Fernandes frisa importância do CIAPS para Apodi


Inscrito no grande expediente o Vereador Nilson Fernandes, PMDB trouxe sua fala inicialmente pedindo desculpas por não ter estado na última sessão por motivos de saúde, chegando até a ser internado, mas que graças a Deus está bem melhor.

Ele pediu a casa que enviasse votos de felicidade a seu Adonias, que aniversariou essa semana, lamentando não ter estado presente a festa de aniversario do mesmo, pois estava justamente cuidando dos seus problemas de saúde.

O Vereador frisou a agonia da população pelo modo como a mesma está sendo abordada pela policia de transito em nossa cidade, frisando que tomou conhecimento de uma reunião acontecida entre o Capitão e entidades de nossa cidade, visando à educação de cidadãos que procedem de forma errônea no transito de nossa cidade.

Nilson ainda frisou a importância do grupo de escoteiros de nossa cidade, que leva um nome importante que o do desembargador Newton Pinto, incentivando os jovens escoteiros presentes a casa, a saber, mais sobre quem era esse homem. Falando ainda sobre o escoteirismo em nossa cidade, ele parabenizou pela realização deste grande encontro que acontecerá em Apodi, um encontro muito importante para nossa cidade e toda região.

Por fim o Vereador falou do projeto que se encontra na casa, onde o município doa o terreno para construção de um centro de tratamento e ressocialização de menores, destacando a importância de se tratar esses menores infratores, conclamando apoio dos seus colegas Chico de Marinete e Genivan Varela a aprovarem este importante projeto.

“Nós Vereadores somos tudo” frisa Arnaldo Costa


Último inscrito no grande expediente o Vereador Arnaldo Costa, PP falou de sua satisfação em receber na casa os escoteiros, parabenizando o Presidente Evangelista pelo trabalho ao lado desses jovens, lembrando que seu filho foi escoteiro e que hoje faz parte da Marinha do nosso Brasil.

Continuando sua fala ele lembrou o discurso do seu colega Ângelo, o Vereador frisou que os Vereadores são importantes, pois tudo que se faz na cidade passa pela casa, por isso é bom que cada colega diga que é tudo, pois a prefeita depende da casa para aprovar quaisquer projetos que estejam na casa.

“Vamos acabar com isso que nós não somos importantes, pois Vereador é tudo, somos o pilar de tudo que acontece nesse país” desabafou Arnaldo Costa.

Junior Carlos discute aprovação de projeto


O Vereador Junior Carlos, PSB fez duras criticas ao poder público durante a discussão do Projeto de Lei 034/2011 de autoria do poder executivo que concede de forma gratuita a doação de um terreno de propriedade do município para o estado, para utilização do FUNDAC, para construção do CIAPS em Apodi.

Junior frisou que não de forma alguma contra o projeto, mas que entende que o município atropela os trâmites legais das comissões, mandando um projeto em um dia anterior a sessão, sempre usando como álibi a perca dos recursos, devido a não aprovação do mesmo.

“O município deveria comprar e doar o terreno! Porque nunca o município compra nada? Não entendo o porquê disso, pois dinheiro tem o suficiente” criticou Junior Carlos.

Requerimento 113/2011 – De autoria do Vereador Arnaldo Costa do PP


Pede reposição de lâmpadas dos canteiros públicos de nossa cidade, localizados na BR 405 em nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 114/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete do PC do B


Solicita do poder executivo solucionar problema da bomba submersa do Assentamento São Bento, localizado na Chapada do Apodi.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 017/2011 – De autoria do Vereador Evangelista do PR


Indica a diretoria da Oi fixo que seja concertado orelhões na comunidade de Soledade, mais especificamente na Escola Francisco Targino da Costa.

APROVADA de forma unânime.

Moção de aplausos 002/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado do PR


Moção de aplausos ao senhor diretor do hospital regional de Apodi, Dr. Ivanildo Lima pelo excelente trabalho a frente do órgão beneficiando as pessoas mais carentes de nossa cidade.

APROVADA de forma unânime.

Moção de pesar 006/2011- De autoria do Vereador de Genivan Varela do PC do B


Solicita moção de pesar a família de Gilson Morais de Viana falecido essa semana na comunidade de Santa Rosa.

APROVADA de forma unânime.

Projeto de Lei 018/2011 – De autoria do poder executivo

Dispõe sobre a elaboração da lei de diretrizes orçamentárias 2012, com dez emendas discutidas e aprovadas, entre elas a emenda que diminui de 10% para 5%, o percentual de remanejamento de rubricas por parte do poder público municipal. Destacando que essa emenda foi aprovada por 5x3.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 034/2011 – De autoria do poder executivo

Concede de forma gratuito a doação de um terreno de propriedade do município para o estado, para utilização do FUNDAC.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 037/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder publico municipal gerar despesas com o grupo de escoteiros na realização o evento em Apodi, destinado a alimentação, transportes entre outros no valor de R$ 5.880,00 (cinco mil oitocentos e oitenta reais).

APROVADO de forma unânime.