quinta-feira, junho 09, 2011

Junior Carlos afirma está muito feliz por conta das passagens molhadas


O primeiro a fazer uso da palavra nesta quinta-feira, 09 foi o Vereador Júnior Carlos, PSB que no pequeno expediente falou sobre um Requerimento que apresentou em 2009, onde pediu reposição de luminárias em comunidades do Vale do Apodi, frisando que o fruto dessas cobranças começa a ser colhido.

O Vereador disse que esteve como o secretário de obras que o informou que breve estará iniciando no próximo dia 15 de junho a reposição das luminárias em toda região do Vale do Apodi.

Júnior frisou de sua alegria por ter participado ontem do evento de licitação das passagens molhadas do Vale do Apodi, a serem construídas no Rio Apodi e Rio Umari, afirmando ser uma alegria enorme para ele, uma verdadeira vitória para ele e o povo do Vale, pois seu primeiro Requerimento como Vereador foi justamente pedindo estudo de viabilidade para essas passagens, agradecendo também a prefeita pelo interesse de realizar essa importante obra.

Chico de Marinete ressalta papel de fiscalização do Vereador


No pequeno expediente o Vereador Chico de Marinete, PC do B saudou o jovem Jerlândio Moreira e a toda juventude presente a CMA nesta quinta-feira, 09. O Vereador registrou moção de pesar a família de Otavio Pereira da Silva e José Marcos da Silva ambos falecidos essa semana.

Em seguida o Vereador ressaltou sua ida até a PMA, para acompanhar a transparência do processo de licitação das passagens molhadas do Vale do Apodi, frisando que o intento maior da ida até ali foi o compromisso das empresas de repassarem as planilhas para analise da casa e de toda população.

“Se eu perceber que uma matéria não é a favor do povo, pode ser somente meu voto, mas votarei contra” frisou Chico de Marinete.

Genivan Varela contesta disparidade entre gastos e aplicações de recursos oriundos da iluminação pública


Genivan Varela do PC do B, inscrito no pequeno expediente fez uso da palavra, e inicialmente fez jus a sua ida a reunião do Fórum da agricultura familiar, lamentando a ausência da prefeita no evento, mas salientou a presença de alguns secretários no auditório do STTR.

O Vereador alertou aos colegas para a construção de passagens molhadas no Vale do Apodi, pois já se tem informações de que em alguns lugares as passagens molhadas se transformaram em um “elefante branco”, e que isso não pode acontecer em nossa cidade, pois seria um prejuízo incalculável para a população.

Sobre a iluminação pública o Vereador contestou a disparidade entre o montante arrecadado pela PMA na taxa de iluminação e o que se é aplicado pela municipalidade, valores totalmente contrastantes.

Vereador Nilson lamenta descaso da CAERN


O Vereador Nilson Fernandes do PMDB, inscrito no pequeno expediente falou de sua alegria pela duplicação de um trecho da BR 405 que corta a nossa cidade, um pedido e uma luta sua desde quando ocupava a pasta de obras do nosso município.

Nilson lamentou a falta de compromisso do diretor da CAERN para com moradores do Bairro IPE, que ainda colocam água em suas casas primariamente, através de galão, conclamando aos colegas para irem até a CAERN, ver essa questão e ainda como anda a continuidade do saneamento básico de nossa cidade.

Ângelo Suassuna volta a criticar fiscalização no trânsito em nossa cidade


Ângelo Suassuna, PV último inscrito no pequeno expediente lamentou mais uma vez a presença de policiais rodoviários estaduais em nossa cidade, afirmando ser inadmissível que isso continue acontecendo, pois em Apodi não existe sinalização que respalde tal fiscalização.

O Vereador pediu a prefeita e ao Capitão de nossa cidade para resolverem essa questão, pois segundo o Vereador os nossos cidadãos não podem mais uma vez ficar refém de Mossoró, tendo que ir até lá, pra resolver a questão do seu transporte.

Paulo de Telécio lamenta situação de falta de água em Melancias


Primeiro inscrito no grande expediente o Vereador Paulo de Telécio, PPS iniciou falando das dificuldades da comunidade de Melancias que passa por um problema terrível que é a falta d’água, lamentando a falta de coração do senhor Gilberto Olinto, que privou todas essas pessoas de ter água diariamente em suas torneiras.

Ele ressaltou sua luta para suprir a necessidade de água daquelas pessoas que estão sendo abastecidas apenas com carros pipas, frisando ser muito difícil a situação nesse momento, mas que se está fazendo o que se pode pra ajudar todas aquelas pessoas.

Em a partes de Ângelo Suassuna, Evangelista e Nilson Fernandes, ambos foram unânimes de que a culpa maior disse tudo, desse caos é da CAERN que não cumpriu com sua responsabilidade mais uma vez, deixando nossos cidadãos sem água durante todo esse tempo.

Paulo engrandeceu o trabalho de Dr. Ivanildo a frente da direção do Hospital Regional de Apodi, por ter colocado médicos para atender as pessoas que necessitam diariamente de atendimento naquele órgão de saúde, parabenizando ainda os secretários de obras, urbanismo pelo trabalho realizado em suas pastas.

Arnaldo Costa culpa a CAERN pela situação de Melancias


O Vereador Arnaldo Costa, PP iniciou seu discurso pedindo que a casa enviasse moção de pesar a família do senhor Chico Torres, um dos primeiros motoristas de nossa cidade, lamentando sua morte e a situação de comoção que se encontra a família do mesmo.

Sobre a problemática de água em Melancias o Vereador disse que sempre cobrou da CAERN a instalação de um chafariz na comunidade, o que segundo ele resolveria todo o problema, e que a população não estaria nesse momento passando por dificuldades, e que a CAERN é a única culpada pela atual situação.

Arnaldo criticou o dono de uma rádio que fez críticas ao mesmo em seu programa, dizendo que não vai cortar fios de rádio nenhuma, mas que aqui na casa ele cobra pela excelência do serviço, pois se paga com o dinheiro público, frisando que esse senhor não é nenhum santo, para ficar acusando os Vereadores, apontando falhas do mesmo no passado.

“A Câmara está em sintonia com o povo” afirma Evangelista




No grande expediente o Vereador Evangelista, PR Presidente da CMA, iniciou seu discurso sendo solidário à toda comunidade de Melancias que sofre pela falta de água, uma situação que tem preocupado a todos os Vereadores de nossa cidade.

Em seguida ele falou da mudança vivida pela casa, dos convites que são recebidos pelos Vereadores, frisando convites como o de pessoas que compõem a FALS, querendo participar desse processo de mudanças vivenciado pela CMA, ressaltando ainda a reunião da OAB secção de Mossoró que será realizada no auditório da casa nesse mês de junho.

Sobre a sua participação na reunião do Fórum da agricultura familiar, ele se disse muito contente, pois os problemas que foram apontados pelos agricultores são justamente os mesmos sempre mais debatidos na plenária da casa, entendo sintonia entre o povo e os Vereadores.

Evangelista externou sua preocupação com a nossa juventude, a falta de ações que venham aproveitar de fato essa energia dos nossos jovens, frisando a questão da inoperância do complexo esportivo Patrício Freitas, onde diariamente mais de 100 jovens usavam do mesmo para praticar esporte, mas que devido o compromisso da classe política como um todo esse importante espaço se encontra totalmente desativado.

O Presidente criticou a inércia do poder público através da secretaria de juventude esporte e lazer, afirmando a referida secretaria não faz se quer jus ao nome, recebendo a parte de Nilson Fernandes que corroborou com o mesmo, pois essa situação é no mínimo vergonhosa.

“Nós queremos cultura, diversão, não é pão e circo como estamos acostumados a ver, queremos aproveitar a juventude e potencialidade dos nossos jovens” comentou Evangelista.

Ao final do seu discurso Evangelista parabenizou os jovens de Soledade por estarem nas semi-finais dos jogos escolares do nosso município, mesmo diante de tanta precariedade eles mostram a potencialidades esportiva que se tem na comunidade. Ainda sobre Soledade ele pediu sensibilidade do secretario de urbanismo para limpar todo o calçamento da comunidade de Soledade que sofre pela poeira constante que afeta comerciantes e população como um todo.

Nilson Fernandes aponta benfeitorias para o Vale do Apodi


De volta no uso da palavra agora no grande expediente o Vereador Nilson Fernandes, PMDB agradeceu especialmente os alunos do terceiro ano da escola em Melancias que como parte de uma aula de sociologia vieram acompanhar como funciona o poder legislativo apodiense, afirmando ser muito importante para cada Vereador.

Enumerando comunidades do Vale do Apodi uma a uma o Vereador frisou uma visita sua a comunidade de São Lourenço, onde noticiou a construção da escola rural naquele setor, escola que segundo proposição sua deve se chamar Maria Sezarina de Lima, que doou o terreno para construção da referida escola.

Falando das passagens molhadas o Vereador trouxe um histórico de lutas, onde através de seus Requerimentos foram feitos estudos de viabilidade para construção da obra, citando critérios técnicos que direcionaram as passagens molhadas as comunidades de Boa Vista e Juazeiro.

Nilson agradeceu aos amigos que sempre confiaram no seu trabalho e no da prefeita Goreti Pinto, lamentando aqueles que nunca deram crédito a ele e a Goreti, pois o trabalho está sendo feito e todo Apodi está vendo.

Genivan Varela cobra dos colegas aprovação nos Requerimentos que primam pela transparência


No grande expediente o Vereador Genivan Varela PC do B, fez uso da palavra no grande expediente agradecendo o convite do seu colega Nilson para participar da festa da comunidade de Barra, frisando esperar que o problema de iluminação pública esteja resolvido para abrilhantar ainda mais festa.

O Vereador falou da não aprovação por parte dos colegas de Requerimentos que primam pela transparência, que entende que assim jamais será possível explicar o porquê das coisas não estarem acontecendo em todo o nosso município.

Genivan pediu ao seu colega Nilson Fernandes pela proximidade com a prefeita, para intermediar a questão do projeto de irrigação da Chapada do Apodi, pois esse é um anelo de grande parte da população da Chapada do Apodi.

Ele ainda parabenizou o excelente trabalho que está sendo feito na BR 405, pois resolverá de vez o perigo que tanto tem afligido pessoas que trafegam naquela via diariamente.

O nobre Vereador ainda lamentou que uma comunidade rural esteja faltando merenda escolar a cerca de 10 dias, mesmo tendo sido aprovado mais de 250 mil reais pela casa para esse fim, problema apontando pela própria população durante reunião no STTR.

Chico de Marinete acusa poder público de está fazendo “discurso fajuto”


Penúltimo inscrito no grande expediente o Vereador Chico de Marinete, PC do B, agradeceu inicialmente a presença do Dr. Djalma, diretor da CAERN em Pau dos Ferros, presente a casa nesta quinta-feira, que está se emprenhando em resolver o problema de água de Melancias, condado, entre outras.

Sobre os valores aprovados pela casa para recuperação das estradas vicinais, o Vereador disse que não foi feito nada com o valor de mais de 200 mil reais que foi aprovado pela CMA, e que agora se quer novamente recurso para tal fim. Ainda sobre esta problemática o Vereador disse que a PMA abandonou a região do pólo Góis, pois nenhuma coisa foi feita naquelas estradas, deixando centenas de pessoas a mercê, sem condições de trafegar no seu transporte.

Falando da questão de passagens molhadas, o Vereador foi enfático acusando um colega da situação de querer desqualificar os Vereadores da oposição, afirmando que sempre foi coerente, votando para que os recursos do governo federal viessem para construção dessa referidas passagens molhadas.

Ele ainda falou de uma reunião em Natal com o Deputado Federal Fábio Farias, onde abordou temas como o Campus universitário, e ainda a falta de um escritório da CAERN, pois segundo o Vereador a demanda é enorme, por isso se necessita de um escritório em nossa cidade.

Vereador Ângelo abdica de seu tempo e cede ao diretor da CAERN de Pau dos Ferros




No grande expediente o Vereador Ângelo, PV cedeu o seu tempo no grande expediente ao diretor da CAERN em consonância com o presidente Evangelista e com toda plenária, ao Dr. Djalma diretor do órgão em Pau dos Ferros.

Sobre a problemática da água, o diretor explicou que até agora não houve acordo judicial entre Gilberto Olinto e o órgão, afirmando que já está se entrando com uma ação judicial para tentar se resolver o problema de uma vez.

Segundo Dr. Djalma já houve uma proposta financeira para o proprietário da terra onde ficam os poços que abastecem nossa cidade, no caso Gilberto Olinto, mas o mesmo não aceitou a proposta da direção da CAERN, continuou irredutível, por isso que o problema persiste, mas ressaltou que não faltará empenho do mesmo para resolução definitiva desse problema.

Requerimento 097/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes


Pede ao poder público que proceda a reposição de luminárias em comunidades do Vale do Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 098/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede ao poder público municipal que proceda de forma urgente a recuperação e liberação do complexo esportivo Patricio Freitas.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 099/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede a prefeita de Apodi que autorize o setor competente para realizar a limpeza das ruas pavimentadas do Distrito de Soledade, na Chapada do Apodi.

APROVADO à unanimidade.

Requerimento 0100/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Solicita da municipalidade informações sobre a paralisação da obra da UBS em Soledade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 101/2011- De autoria dos Vereadores Genivan Varela e Chico de Marinete



Que seja reiterando recuperação de caixas d’águas em Comunidades do Vale do Apodi, e região da areia.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 102/2011 – De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Pede limpeza do mato e colocação de postes na Avenida van Vinght Rosado.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 103/2011 – De Autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Requer do poder público municipal a conclusão da urbanização das avenidas Marechal Floriano Peixoto e Moésio Holanda.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 104/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Requer que seja reiterado pedido para recuperação na estrada que ligas os sítios Juazeiro e Cajueiro. Um corredor crítico.

APROVADO de forma unânime.

Presidente promove sorteio de membros para composição da CEI




Cumprindo o regimento interno, o Presidente Evangelista abriu inscrições para composição da comissão especial de inquérito, que irá investigar as venda de camarotes durante o carnaval deste ano em Apodi, e como teve sete inscritos para compor a CEI, regimentalmente Evangelista fez o sorteio dos membros que irão compor a Comissão especial de inquérito.

Com transparência o Presidente convidou a secretaria Rochana, que na presença de todos sorteou os nomes dos Vereadores Arnaldo Costa, Nilson Fernandes e Genivan Varela, para compor a referida comissão, tendo como suplente o Vereador Paulo de Telécio.

Projeto de Lei 019/2011 – De autoria do poder executivo

Dispõe sobre abertura de crédito adicional especial até o limite de R$ 110.000,00. Para a secretaria de educação e cultura para restauração de unidades de ensino de nossa cidade, descentralização desses recursos aos diretores do núcleo.

APROVADO por 6x2.

Projeto de Lei 012/2011 – De autoria do poder executivo

Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar até o limite de R$ 150.000,00. O projeto trata de material de consumo para os núcleos e salas de aulas das escolas de nosso município.

APROVADO por 5x3.

Moção de aplausos 002/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Concede moção de aplausos a todos a nação vascaína de Apodi, pelo título da Copa do Brasil conquistado sobre o Coritiba, através de um dos mais fanáticos torcedores do time de São Januario em Apodi, que é o senhor Antonio Sobrinho de Oliveira, o popularmente conhecido Bimbinha.

APROVADA de forma unânime.

Projeto de Lei 030/2011 – De autoria do poder executivo

Dispõe sobre o repasse de recursos em favor da APAE no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais).

APROVADO a unanimidade.