quinta-feira, junho 02, 2011

Diretor da maternidade presta esclarecimentos aos Vereadores



A sessão ordinária desta quinta-feira, 02 foi iniciada com a participação do diretor da maternidade, João Pinto, quando foi suspensa a sessão pelo Presidente Evangelista para que o diretor da maternidade prestasse esclarecimentos.

João Pinto iniciou falando das dificuldades que se encontra a saúde a nível do Brasil, frisando que os repasses do SUS continuam sendo o mesmo, desde muito tempo.

O diretor disse que a maternidade passa por um dos piores momentos de nossa história, conclamando a união dos poderes para salvar esse importante órgão, que tantos serviços tem prestado a Apodi, enaltecendo a parceria entre a APAMI e o hospital e o recurso oferecido pela PMA mensalmente via convenio, mesmo não sendo de sua obrigação.

Em mãos o diretor trouxe um livro de pontos de funcionários, onde segundo o mesmo, consta de funcionários fantasmas isso desde o ano de 1985, frisando outras dívidas deixadas pela gestão passada, dívidas relatadas nominalmente pelo senhor diretor.

Ele detalhou o montante de dívida que a APAMI tinha no inicio de sua gestão, em detrimento da gestão anterior, sendo um total de R$378. 088 59 (Trezentos e setenta e oito mil oitenta e oito reais e cinqüenta e nove centavos), ressaltando o esforço da atual diretoria que conseguiu diminuir esta conta para R$ 213.000,00 (duzentos e treze mil reais).

O senhor diretor ainda lamentou que não tenha encontrado, quando assumiu a direção da APAMI recibos e prestações de contas, informando que o único recibo que encontrou lá, foi um recibo de uma farmácia da zona rural.

Por fim ele sugeriu que se fosse ao governo do estado, aos deputados se buscar recursos para que se possa salvar a maternidade Claudina Pinto, deixando a política de lado, dando as mãos, para que a mesma não feche.

Evangelista afirma não entender comportamento da imprensa local




No único e grande expediente o Vereador Evangelista, foi o primeiro a usar da palavra, informando de sua participação no evento ontem a tarde na casa de cultura popular de Apodi, evento de grande importância para os servidores, onde a prefeita promulgou a lei que a Câmara aprovou em sessões anteriores.

O Vereador afirmou que não houve por parte de alguns, no evento de ontem um bom tratamento para com ele e seus colegas, especificando o tratamento recebido por parte do mestre de cerimônia e secretario atual da prefeita, tratando o Presidente demais colegas com desdenho, afirmando ser isso que sentiu.

Ele falou sobre o projeto de permuta aprovado semana passada, trocando casa na Margarida de Freitas, por lotes no loteamento Reis Magos, afirmando que muitas pessoas não sabem como se desenrolam os fatos, pois esse projeto voltou, saiu da pauta foi novamente discutido por todos os Vereadores, mas isso ninguém relatou na imprensa.

Evangelista lamentou o que se relata na imprensa, que para uns ele não é oposição, já para outros não é situação, afirmou que fica sem entender o porquê as pessoas de posicionam dessa forma, mas que as pessoas não entendem que ele não faz parte do grupo da nova geração, que integra o PR, e que vai está ao lado desse grupo.

O Presidente relatou sua visita ao Sitio do Góis, lamentando o petróleo que é extraído ali, e que nenhum recurso volta em benfeitorias para aquela gente. Sobre a visita que fez ele ainda relatou que a merenda escolar não está chegando à escola da comunidade, que os alunos estão assistindo apenas meio expediente.

Outro ponto destacado por Evangelista foi uma matéria vinculada na imprensa local, onde Henrique foi até a Globo, pedir para que se tenha mais calma com a governadora Rosalba, ressaltando ser no mínimo estranha essa atitude do Deputado, já que o governo estadual se encontra em um caos total, e quem tem que ter paciência mesmo é povo, que sofre por falta de ações.

Arnaldo Costa reclama de despreparo de secretários


O Vereador Arnaldo Costa, segundo inscrito no grande expediente iniciou sua fala reclamando que sua palavra está sendo cortada, pelas rádios que transmitem a sessão toda quinta-feira, frisando que se não está funcionando que tire a rádio que não está prestando um bom serviço e coloque outra.

Continuando ele reclamou das máquinas da prefeitura que vivem quebradas, pois a dois meses a patrol está nessa situação, que essa é uma verdade dura, parece piada, mas é a verdade do nosso município, e que não entende porque pessoas que não sabem de nada estão dentro de uma secretaria.

Arnaldo Costa reclamou de secretários que não tratam bem os Vereadores, o pior é que são pessoas que antes estiveram na Câmara, mas hoje desconhecem o valor do Vereador, mas que hoje não dão a devida importância que o Vereador merece.

Hélio Machado cobra aplicação de royalties


Em um aparte ao seu colega Arnaldo Costa, o Vereador Hélio Machado criticou a má aplicação dos recursos arrecadados pelo município relacionados aos royalties.

Para Hélio um crescimento de quase 100% na arrecadação, já que antes Apodi recebia 300 mil e agora recebe mais de 600 mil reais, daria perfeitamente para comprar uma patrol nova, para ficar servindo com regularidade o povo de Apodi.

Chico de Marinete convida Vereadores da situação a vir para a oposição


O Vereador Chico de Marinete usou da palavra frisando a visita que fez ao lado de Evangelista ao Sítio do Góis, afirmando que entende que a secretaria de educação não confiou na palavra dos Vereadores, pois já convocou a diretora daquele pólo para explicar a situação. Chico disse que o município repassa apenas novecentos reais para comprar merenda por todo o mês. Ele ainda lamentou que aquela região não tenha uma escola de qualidade, pois a mesma funciona em um prédio doado pela visão mundial.

Chico falou das questões da arrecadação dos royalties, e sobre o ISS, convidando seus colegas para vir para a oposição se juntar com a oposição para fortalecer as cobranças, frisando que não tem nada pessoal contra a prefeita, mas que não concorda com sua administração.

O Vereador disse não concordar com algumas pessoas ligadas a ele que falam de Evangelista, afirmando que ele não é oposição, mas que entende que ele é oposição sim a prefeita, mas que não faz parte do seu grupo político, mas que por isso confiou duas vezes seu voto para ele ser presidente da casa.

Vereador Júnior Carlos cobra transparência do dinheiro público


O Vereador Junior Carlos inscrito no grande expediente, iniciou sua fala afirmando que confia em Evangelista como sendo da oposição, e que tem certeza que vai seguir junto com ele até o fim dos seus mandatos, de que a maioria sabe que o voto de presidente só é válido em caso de empate nas votações, mas que mesmo alguns sabendo disso, preferem desconsiderar para terem como criticar.

Junior pediu que o secretário de obras retome a reforma nas estradas do vale do Apodi, já que agora o período chuvoso cessou o que dá perfeitamente para ser realizado esse trabalho junto as comunidades, pedindo também que o mesmo faça a reposição das lâmpadas de todo o Vale do Apodi, pois as comunidade estão as escuras.

O Vereador falou de uma partida de futebol realizada na comunidade de Frei Damião, onde os Vereadores jogaram com um combinado da comunidade, frisando sobre uma visita que fez ao lado dos colegas após o jogo, onde um jovem sofreu um acidente, lembrando que esse jovem se acidentou por na comunidade não existir uma parada de ônibus, relembrando que isso foi compromisso da prefeita para com os Vereadores, assinado, mas que a mesma jamais cumpriu.

Continuando Junior Carlos, falou do projeto de Evangelista onde pede inclusão de Apodi, no roteiro da Copa do mundo, lembrando que agora na Globo está passando uma propaganda onde mostra como cada contribuinte paga seus impostos, com seus direitos e deveres, pedindo transparência das contas pública, pois isso é uma responsabilidade de cada Vereador, e encerrou seu discurso.

Nilson Fernandes defende divergência de idéias na casa como fruto da democracia


O Vereador Nilson Fernandes usou da palavra no grande expediente falando inicialmente sobre seu Requerimento na sessão anterior, onde pede que se cuide com mais carinho do nosso transito, informando que esteve com o secretario de obras e que o mesmo o informou que Apodi em breve estará recebendo uma equipe do DETRAN/RN para analisar essa questão.

Sobre o evento de promulgação do plano de cargos, carreiras e salários o vereador disse ser muito importante para cada servidor municipal, frisando que sabe que o cerimonial falhou e que não deu o devido valor aos Vereadores, adjetivando como lastimável tal atitude.

Nilson disse que entende o discurso inflamado dos colegas, pois na casa existem pensamentos contrários, isso é normal na democracia, e que seja situação ou oposição, cada um tem seu alicerce para falar. Em um discurso moderado o Vereador pregou a unidade dos Vereadores, a união em prol de Apodi, destacando que cada um tem seus argumentos, afirmando Apodi precisa da união da casa legislativa.

“E impossível não ficar indignado” relatou Genivan Varela


O Vereador Genivan Varela falou no grande expediente desta quinta-feira, 02 onde ressaltou inicialmente a revolta de cada colega, por conta da má administração da atual prefeita, afirmando que é impossível que não se fique indignado, revoltado com tantos desmandos que essa atual gestão tem protagonizado.

Citando o dinheiro dos royalties, o Vereador disse ser inadmissível que com mais de 10 milhões arrecadados não se faça nada por um patrol que está quebrando diariamente, e que as comunidades estão nas escuras, que alunos estão merenda escolar, ambulâncias quebradas, afirmando que o valor de ISS arrecadado é muito alto também, mas não se faz nada.

Por fim ele agradeceu o convite de seu colega Junior Carlos para ir até o Assentamento Frei Damião, para participar do torneio Vereadores e Amigos, informando que na próxima terça-feira estará ao lado de outros Vereadores ao lado dos seus colegas, por entender que é importante esse contato com as comunidades, por conhecer de perto o problema da sociedade.

Paulo de Telécio agradece apoio de amigos em suas realizações


O Vereador Paulo de Telécio falou no grande expediente como último inscrito, agradecendo o senhor Genival da cerâmica, poder ter doado desperdício para recuperação de estrada que dá acesso ao poço da comunidade de Melancias que enfrenta dificuldades.

Ele agradeceu ainda Milton Sales, João Leite, e outros que estão contribuindo de forma voluntaria para o melhoramento nas estradas de Apodi, sem cobrar nada em reconhecimento ao seu trabalho.

Requerimento 087/2011– De autoria do Vereador Evangelista


Pede ao poder publico municipal providenciar a telagem da quadra na comunidade do Sitio do Góis, para que os jovens possam praticar esporte sem nenhum perigo.

APROVADO à unanimidade

Requerimento 088/2011 - De autoria do Vereador Evangelista


Pede ao poder público, através da secretaria de saúde para colocar atendimento do PSF, na comunidade do Sitio Góis, pois as pessoas estão sem atendimento médico a mais de cinco meses.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 089/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede a secretaria de obras que proceda reposição de luminárias na Rua são José no Distrito de Soledade, pois essa rua ainda continua as escuras.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 090/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Solicita do poder público municipal a reativação do serviço de internet do centro de inclusão digital que funciona na biblioteca municipal, já que os computadores estão a oito meses parados, sem funcionalidade.

APROVADO à unanimidade.

Requerimento 091/2011- De autoria do Vereador Evangelista


Pede informações a PMA sobre a paralisação das obras da biblioteca pública municipal, o porquê da paralisação, se vai continuar ou não, em detrimento da necessidade de Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 092/2011- De autoria do Vereador Evangelista


Solicita à prefeita que autorize o concerto da caixa d’água do prédio onde funciona a biblioteca municipal, pois a mesma está oferecendo aos funcionários e usuários do órgão público.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 093/2011 – De autoria dos Vereadores Chico de Marinete, Genivan Varela e Júnior Carlos




Pede a municipalidade informações sobre os royalties, quase dois milhões de reais, onde foram aplicados estes recursos, valores, notas fiscais, entre outras.

REJEITADO por 5x3.

Requerimento 094/2011 – De autoria dos Vereadores Chico de Marinete, Genivan Varela e Júnior Carlos




Pede ao poder público municipal informações dos valores recebidos do programa saúde da família em Apodi, totalizando quase dois milhões, equipes, onde foi gasto, quem recebeu os valores, entre outras.

REJEITADO por 5x3.

Requerimento 095/2011 – De autoria do Vereador de Junior Carlos


Pede a PMA informações, com copias do projeto para construção das passagens molhadas no Vale do Apodi. Para se conhecer o projeto na íntegra e poder detalhá-lo a população.

APROVADO por 7x1

Requerimento 096/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Pede providencias ao poder público para recuperação da Praça Jose Julio Morais em Lagoa Seca, na Rua primeiro de maio.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 013 – De autoria do Vereador Arnaldo Costa


Indica ao senhor diretor do DENIT que faça nivelamento do asfalto na comunidade de Melancias. O asfalto está cedendo impossibilitando os ônibus de pararem para os passageiros.

APROVADA de forma unânime.

Projeto de Lei 019/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o município a abrir credito especial adicional até o valor de 110 mil reais. Esse projeto será destinado aos diretores dos núcleos para coordenar as finanças das escolas, problemas corriqueiros, material de consumo entre outros. Após quase vinte minutos de discussão o projeto foi a consenso retirado da pauta.

RETIRADO DA PAUTA

Projeto de Lei 021/2011 – De autoria do poder executivo

Autoriza o poder executivo abrir crédito adicional suplementar até o limite de um milhão duzentos e sessenta mil reais, ao que dá outras providencia

APROVADO por 5x3.

Vereadores participam de evento que privilegia servidores municipais





Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 01 na casa da cultura popular de Apodi o evento que marcou o sancionamento da lei complementar 06/2011 que regulamenta o plano de cargos e carreira dos servidores públicos do município de Apodi.

Representando a CMA estiveram presentes os Vereadores Evangelista, Paulo de Telécio e Nilson Fernandes.

Apodi hoje conta com 988 funcionários efetivos, desse número eram 526 não tinham plano. O município de Apodi é pioneiro nesse processo segundo o professor João Bosco, presidente do sindicado dos trabalhadores municipais, o mesmo parabenizou a luta dos funcionários e a determinação da prefeita, considerou a ato da prefeita como sendo uma decisão política.

Segundo a lei aprovada pela Câmara a prefeita terá agora que nos prazos estabelecidos implantar o plano seguindo algumas datas pré-estabelecidas, o poder legislativo de Apodi vai acompanhar todo esse processo de implantação do plano.

A prefeita mais uma vez pediu publicamente ao Presidente da Câmara união em nome dos filhos de Apodi, já o presidente Evangelista parabenizou a atitude da prefeita e no final todos juntos puderam comemorar o resultado de um forte debate ocorrido na casa do povo.