quinta-feira, maio 05, 2011

Michel Temer participa de Encontro de Vereadores do RN neste sábado



Antes da Sessão Ordinária ser iniciada regimentalmente o Presidente pediu a Plenária dez minutos para Higinio do INTERLEGIS, que fez uma explanação sobre o órgão que estabelece uma parceria com a CMA.


O Presidente Evangelista assinou o convenio com o órgão diante de todos os Vereadores, frisando a importância da assinatura do mesmo, para toda casa, tanto para os funcionários da casa, como para os próprios Vereadores.

Presidente assina parceria com INTERGELEGIS





Antes da Sessão Ordinária ser iniciada regimentalmente o Presidente pediu a Plenária dez minutos para Higinio do INTERLEGIS, que fez uma explanação sobre o órgão que estabelece uma parceria com a CMA.

O Presidente Evangelista assinou o convenio com o órgão diante de todos os Vereadores, frisando a importância da assinatura do mesmo, para toda casa, tanto para os funcionários da casa, como para os próprios Vereadores.

Presença maciça de professores da rede municipal de ensino na sessão



A casa teve uma participação maciça dos educadores da rede municipal de ensino que esperavam aprovação de um projeto relacionado ao piso salarial, enviado pelo executivo.

Com uma emenda o projeto foi aprovado de forma unânime e todos os Vereadores se posicionaram a favor do mesmo, tendo o apoio dos servidores que estiveram em bom numero do auditório Bevenuto José de Paiva.

Junior Carlos acusa prefeita de fazer “política sebosa”



No grande e único expediente o primeiro Vereador inscrito foi Junior Carlos que falou inicialmente, sobre a questão dos funcionários da educação se colocando a disposição de todos para quaisquer atividades.

Em seguida ele informou sobre uma ligação recebida nesta manhã, de uma pessoa ligada a PM, informando que o andamento para instalação do PROERD, em nossa cidade, frisando que essa é uma vitória que almeja a bastante tempo.

Sobre os funcionários que ainda não teem plano de cargos carreiras e salários, o Vereador indagou ao presidente se havia algum projeto nessa ordem na secretaria da casa, já que é cobrado diariamente pelos mais de 500 funcionários que estão nessa situação, sem serem amparados pelo referido plano.

No momento da votação dos projetos enviados pelo poder executivo o vereador questionou o fato dos Vereadores sempre aprovarem os créditos pedidos pela prefeita, no entanto seus Vereadores sempre votam contra os Requerimentos que pregam transparência na casa.

Presidente apresenta Indicação para que Apodi seja incluído no roteiro da copa do mundo de 2014


No uso da palavra no grande expediente o Vereador Evangelista falou sobre o problema de transporte escolar, vivido por alunos do Assentamento Moacir Lucena, que enviaram ao Presidente uma mensagem escrita, por um aluno daquele Assentamento, que está sendo prejudicado, assim como os demais daquela região, estão sem transporte desde o inicio da greve no estado, já que os alunos estudam na rede municipal de ensino.

Evangelista reclamou do atendimento do PSF da Chapada do Apodi, localizado na Comunidade de Soledade, informando que o médico que atende ali, Dr. Daniel restringiu o numero de atendimentos a pessoas daquelas comunidades da Chapada do Apodi, deixando outras dezenas de pessoas sem atendimento.

O Vereador reclamou ainda da iluminação pública que falta na Rua do Lajedo em Soledade, pois segundo o Presidente senhoras estão sendo penalizadas pela escuridão a noite, por falta de luminárias no local.

O Presidente falou de um projeto seu, uma INDICAÇÃO que estaria sendo apresentada na Sessão de hoje, enumerando dados de visitação, perfil dos seus visitantes, dados sobre a importância do Lajedo de Soledade, informando que este seu projeto quer a inclusão do Lajedo de Soledade, e da Lagoa do Apodi no roteiro da Copa em 20114.

Ele defendeu os benefícios, que isso traria para Soledade tais como infra-estrutura, capacitação entre outros que só fariam alavancar o turismo de nossa cidade.

O nobre parlamentar solicitou o engajamento de todos os Vereadores e de toda classe política, pedindo inclusive que Genivan e Chico entreguem uma copia ao seu Deputado Federal Fábio Faria, conclamando a todos por essa união.

Vereador Ângelo reitera Requerimento de colega


No grande expediente o Vereador Ângelo Suassuna reiterou o pedido de um Requerimento apresentado pelo Vereador Hélio Machado, onde pede a instalação de uma casa de apoio na capital do estado, para pessoas que necessitam se deslocar até Natal para tratarem de sua saúde.

Ele defendeu arduamente a instalação da mesma, pois segundo o Vereador são dezenas de pessoas que semanalmente que se deslocam a Natal, e que por falta dessa casa de apoio, alguns munícipes ficam sem amparo algum, muita vezes privada de local e até mesmo alimentação.

Nilson cobra restabelecimento de sinal de internet na Comunidade do Rio Novo


O Vereador Nilson Fernandes iniciou sua fala no grande expediente falando sobre a importância do encontro que será realizado neste sábado em Natal, enaltecendo ainda a recém parceria firmada entre a casa e a INTERLEGIS, fato ocorrido na manhã de hoje, antes da Sessão.

Ele enumerou tramites burocráticos que estão em andamento na PMA, onde serão oferecidas melhorias em Praças e Ruas de nossa cidade, que vêem beneficiar a todos os apodienses de forma direta.

Nilson agradeceu aos professores e professoras presentes a casa, aproveitando o ensejo parabenizando a mães presentes naquele momento, frisando a importância da figura da mãe para toda sociedade.

Por fim ele cobrou do administrador de um provedor de internet que presta serviço na comunidade de Rio Novo, onde o programa de inclusão social está parado, isso pela falta de assistência técnica do provedor que presta serviço ao poder público, conseqüentemente aquele órgão publico.

Chico de Marinete cobra passagens molhadas para comunidade ilhadas em época chuvosas


Penúltimo inscrito no grande expediente no grande expediente o Vereador Chico de Marinete falou primordialmente do papel do Vereador de defender a população de forma constante e ininterrupta.

Com o orçamento do município em mãos ele defendeu a construção de passagens molhadas em comunidades que necessitam das mesmas, ressaltando uma visita que fez a comunidades de outras cidades, onde o foram construídas passagens molhadas pelo valor de 12 mil reais, já que Apodi tem mais de 1 milhão e quatrocentos mil reais somente para esse fim.

Ele voltou a criticar a falta de aplicação de recursos na Região do Pólo Góis, defendendo que a mesma é produtora de petróleo, mas que não tem atenção alguma do poder publico que arrecada em média 400 mil reais em Royalties mensalmente;

Por fim ele parabenizou o professor Flaviano pelo seu aniversario, aproveitando e desejando a todas as mães, um feliz dia das mães, encerando seu discurso.

“Santa Rosa’ é discriminada pela prefeita, afirma Genivan Varela


Como último inscrito no grande expediente o Vereador Genivan Varela começou seu discurso criticando a forma como a educação é tratada em nosso município, por uma professora que trata com desdenho a educação, já que em várias comunidades rurais o próprio professor tem que fazer a limpeza da escola antes de dá aula.

Ele lamentou a discriminação por parte da prefeita para com sua comunidade, onde o mesmo reside, disse que a prefeita se quer repõe as luminárias, enfatizando ainda que pagou do seu bolso o concerto da estrada que da acesso a comunidade, o que se caracteriza como um verdadeiro despeito a sua pessoa e toda comunidade de Santa Rosa.

Genivan falou da questão das passagens molhadas que existem em outros locais, mas que em Apodi, isso não passa de um sonho, infelizmente as coisas não acontecem em nossa cidade.

Requerimento 065/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Genivan Varela e Chico de Marinete




Solicita informações sobre contratação de médicos contratados, quantas equipes médicas Apodi tem, quantas tem direito e outros afins.

REJEITADO por 5x3.

Requerimento 066/2011 – De autoria do Vereador Arnaldo Costa


Reitera pedido feito anteriormente pelo seu colega Evangelista, onde pede construção de abrigo de passageiro na Comunidade de Melancias, em frente a casa de Dona Niná, na BR 405.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 008/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Indica inclusão do Lajedo de Soledade, a Lagoa do Apodi, como roteiro da Copa do Mundo de 2014, alavancando o turismo de nossa cidade, e trazendo inúmeros benefícios em infra-estrutura e capacitação para nossa gente.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 015/2015 – De autoria do Poder Executivo


O projeto foi apresentado com uma emenda, e concede reajuste salarial aos funcionários da educação da rede municipal de ensino. A referida emenda 001/2011 foi aprovada juntamente com o projeto.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 016/2011 – De autoria do Poder Executivo


Autoriza o município a formalização de convenio com a Liga Norte-riograndense contra o Câncer.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 017/2011 – De autoria do Poder Executivo

O projeto foi dispensado dos tramites legais nas comissões, autorizando o poder executivo abrir crédito suplementar de até 12 mil reais, relacionado ao Projeto Balde Cheio.

APROVADO de forma unânime.