quarta-feira, maio 04, 2011

CMA passa a integrar sistema INTERLEGIS







Na tarde desta quarta-feira, 04 os Vereadores Evangelista, Presidente da CMA, o vice-presidente Paulo de Telécio o Vereador Genivan Varela e uma equipe de servidores da casa, recepcionaram Higinio Brito e  Marcos Antonio, ambos servidores do INTELEGIS, que seletivamente escolheu a CMA para uma visita.

Em um universo de mais de 5 mil Câmaras Municipais, Apodi foi selecionada entre as 400 e depois entre as 150, sendo premiada já nesta primeira etapa do sistema que visa trazer melhorias e modernização as casas legislativas de todo país.

Em uma conversa informal ainda no Gabinete do Presidente Evangelista, o representante do órgão federal ligado ao Senado explicou claramente o intuito de sua visita, explicando que não se trata de uma auditoria, mas sim uma parceria visando modernização, e capacitação dos servidores que atendem diariamente na CMA.

Evangelista frisou que esse trabalho de modernização já vem sendo feito de forma gradativa em sua gestão, reforçando a parceria com a FECAM, e louvando a vinda de mais esse mecanismo para melhoria da CMA, que vem recebendo elogios em diversos lugares, inclusive até em outros estados.

Já no plenário Higinio explicou aos funcionários e Vereadores o motivo da visita, frisando o campo de atuação, os serviços oferecidos pelo órgão desde o ano de 2007, e que Apodi pode avançar muito em vários aspectos, tais como questões organizacionais e capacitação em varias áreas, isso mediante a realidade vivida hoje na casa.

A priori a Câmara trabalhará junto ao órgão a criação de um portal para a casa de Apodi, ampliando o serviço de informação a população já que hoje isso feito através de um Blog na grande rede, o que vem abrir mais um leque de comunicação entre a população e os Vereadores.

Outro ponto bastante discutido foi à questão de digitalização de todo arquivo da CMA, possibilitando um acesso direto de Requerimentos, Indicações, Projetos de Leis, a toda sociedade, não só de Apodi, mas todos quantos queiram ficar a par do trabalho individual do seu Vereador.

Serão oferecidos nesse primeiro momento cursos a alguns funcionários da casa, tanto a distancia pelo sistema INTERLEGIS, como também oficinas presenciais, que serão agendadas posteriormente. São vários cursos oferecidos, entre eles, jornalismo legislativo, prática de administração, oratória, cerimonial, entre outros, isso para os servidores efetivos, comissionados e terceirizados e ainda cursos de capacitação aos próprios Vereadores, tudo de forma gratuita.

“Queremos capacitar os funcionários da CMA, não que não exerçam bem suas funções, mas queremos melhorar ainda mais toda funcionalidade e atendimento da CMA. Disse Higinio do INTERLEGIS.

“A pareceria firmada entre a CMA e INTERLEGIS vem aperfeiçoar um trabalho que víamos desenvolvendo desde o inicio da primeira gestão como presidente, mas que agora com todo este aparato logístico e humano dará um salto gigantesco rumo a total modernização da casa do povo apodiense! Frisou Evangelista.

A convite do presidente os dois representante participarão ainda hoje a noite de um programa de Rádio na FM Lagoa em Soledade e ainda amanhã durante Sessão Ordinária a ser realizada no plenário da Casa.

Equipe INTERLEGIS visita Câmara Municipal de Apodi nesta quarta-feira



Uma equipe formada por profissionais da equipe IINTERLEGIS manteve contato com o Presidente da Câmara, Vereador Evangelista, e com ocupantes de funções de comando na administração do Poder Legislativo, onde estarão fazendo uma visita nesta quarta-feira, 04 a partir das 14h00minh.

Os representantes do IINTERLEGIS visitam Câmaras municipais por todo o país, com objetivo de analisar suas instalações físicas e a organização administrativa para poder propor o Projeto de Modernização Legislativa. Para tal, é necessário acesso da equipe a documentos como a Lei Orgânica do Município, o Regimento Interno da Câmara, o plano de capacitação de servidores, o plano de carreira, entre outros.

“Esperamos que a equipe do INTERLEGIS tenha uma boa impressão sobre a casa do povo em Apodi, e aponte soluções para possíveis erros melhorando ainda mais a sede do Poder Legislativo apodiense em toda sua amplitude” afirmou Evangelista, Presidente da CMA.