quinta-feira, abril 28, 2011

Médico Pinheiro comunica a Vereadores que paralisará atividades


Antes de a sessão ser iniciada nesta quinta-feira, 28 o médico que presta serviço na APAMI José Pinheiro Bezerra, esteve comunicando a alguns Vereadores apodienses, defensores do povo que no próximo sábado, 30 estará juntamente com sua esposa, paralisando o atendimento a população por falta de pagamento por parte da direção da APAMI.

O tema rendeu muita discussão na Sessão desta quinta-feira realizada no auditório Bevenuto José de Paiva, já que alem de Pinheiro e Dra. Lourdes, Dr. Canindé e Dr. Francisco também devem parar o atendimento a população já que estão a mais de três meses sem receber os seus vencimentos.

A casa corroborou de forma unânime com os médicos, e irão até a direção da Maternidade buscar explicações, sobre o porquê do atraso dos salários dos médicos e funcionários.

Paulo de Telécio afirma que seu trabalho junto à saúde vai continuar


O primeiro inscrito no pequeno expediente na Sessão Ordinária desta quinta-feira, 28 foi o Vereador Paulo de Telécio que falou inicialmente sobre alguns benefícios que estão chegando ao Hospital Regional de Apodi, enfatizando que estes benefícios chegarão aos mais pobres.

Ele reclamou de algumas pessoas que estão falando em Rádios de nossa cidade, que não é dever do Vereador levar pacientes para outras cidades, e que mesmo recebendo criticas vai continuar este trabalho, assim como também o trabalho de cobrar pelos mais humildes.

“Eu recebi 954 votos, o meu trabalho vai continuar, não faço isso em troca de votos, se alguém reconhecer o meu trabalho votando em mim, eu agradeço, se não vou fazer do mesmo jeito” afirmou Paulo de Telécio.

Vereador Genivan Varela cobra mais uma vez iluminação pública


Inscrito no pequeno expediente o Vereador Genivan Varela pediu desculpas por não ter estado presente na ultima sessão realizada pela casa, afirmando que o trabalho continua e que o mesmo está ao dispor de toda sociedade.

Ele falou de uma visita sua e de seu colega Chico de Marinete, ao Sitio Barra, onde foi inaugurado um centro comunitário ali, e relatou as precariedades daquela comunidade, casos da iluminação pública, entre outras mazelas.

Sobre esse assunto ele ainda informou que apresentaria Requerimento para saber onde foi aplicado o montante arrecadado pelo poder público em 2010, já que a maioria dos bairros e comunidades de nossa cidade estão as escuras.

Genivan recebeu a partes de Paulo Telécio, Evangelista e Hélio Machado, corroborando com o nobre Vereador sobre este grave problema que prejudica centenas de pessoas em nossa cidade.

Júnior Carlos lamenta situação de caos na Maternidade Claudina Pinto


Como terceiro inscrito no pequeno expediente o Vereador Junior Carlos pediu inicialmente que a casa enviasse duas moções de pesares a pessoas que faleceram esta semana, entre elas uma tia sua, Dona Maria do Carmo que faleceu na última terça-feira.

Em seguida ele relatou sobre a saúde publica de nossa cidade, frisou a noticia dada por Paulo que dois médicos estariam sendo contratados, disse ser uma boa noticia, mas enquanto dois são contratados, outros quatro médicos estão parando por falta de pagamento, isso na APAMI, na Maternidade Claudina Pinto, citando nomes de Pinheiro, Canindé, Francisco e Dra. Lourdes.

Ainda sobre a problemática da saúde de nossa cidade, ele afirmou ser lamentável que duas ambulâncias que existem em nosso município estejam paradas, e que mesmo mediante a inúmeros pedidos do seu colega Helio Machado, nada foi feito não se tem ambulância para transportar as pessoas a outros centros.

Junior Carlos recebeu a partes de Chico de Marinete e Hélio da Ambulância e Evangelista, sensibilizados com esta situação da Maternidade em Apodi, já que mulheres apodienses estão indo a outras cidades para ganharem seus bebês.

Evangelista enaltece papel do Vereador e cobra ações do poder público


No grande Expediente o Vereador Evangelista Presidente da CMA, foi o primeiro inscrito e falou a priori sobre a importância da figura do Vereador para o desenvolvimento da cidade, citando o encontro realizado na casa na semana passada com presença de vários colegas, nominando Paulo, Arnaldo, Nilson, Junior, Ângelo e Hélio e agradecendo a eles pelo apoio.

Em seguida ele reclamou de algumas pessoas que disseram que a sessão passada não seria produtiva, enfatizando que hoje Apodi tem um assento na FECAM, informando que isso já começa a dá bons frutos, frisando que na quinta-feira próxima uma equipe do Senado estará na CMA, apresentando melhorias a mesma, convidando aos colegas ainda para um encontro em Natal dia 07 de maio, com o vice presidente da República Michel Temer, reiterando apoio aos colegas que quiserem ir ao evento no Hotel Praia Mar em nossa capital.

O Presidente relatou sobre o dialogo que teve com um grupo de pessoas, que cobravam dele uma postura mais ativa, para que os benefícios do poder público chegassem a todos, afirmando que ficou preocupado com o sentimento daquelas pessoas que vêem na figura do Vereador alguém que tem poder, e que não aceita que o Vereador fique de braços cruzados.

Ele reclamou da inoperância da secretaria de agricultura, pois segundo o Vereador as famílias não estão sendo ajudadas para colheita de sua safra, afirmando que as pessoas não tem nenhum suporte, fazem a debulha de suas safras a mão.

O Vereador disse que está feliz por cobrar o que as pessoas querem, que entende que isso pode prejudicar sua trajetória política, mas que jamais cessará de fazer as cobranças que beneficiam as pessoas.

Evan pediu apoio do secretario de educação presente a CMA, para se unir aos Vereadores e fazer um raio-X das escolas de nossa cidade, melhorando nossa educação por completo.

Chico de Marinete defende moradores da comunidade de Canto de Varas


No grande expediente o Vereador Chico de Marinete, falou sobre a problemática da Comunidade de Canto de Varas, na Chapada do Apodi a 5 km de nossa cidade, que segundo o Vereador é esquecida pelo poder público municipal.

Chico disse que esteve presente na comunidade e ouviu o relato desesperado daquelas pessoas, que tomam água porque uma pessoa ali cede água de um poço particular, e que se não fosse esse Senhor as pessoas estariam pegando água em Apodi ou passando sede, mesmo tendo água bem próximo na sede da EMPARN.

O Vereador falou ainda sobre os tratores que chegaram à secretaria de agricultura, citando critérios técnicos para funcionalidade dos mesmos, já que as referidas máquinas estão sendo usados em outras secretarias, como obras, urbanismo e que os agricultores não estão usufruindo desse beneficio.

Ele ainda lamentou que alunos da Região do Pólo Góis estejam perdendo aula, isso pelo motivo da falta de estradas, que era um compromisso da prefeita Goreti Pinto enquanto candidata, e que hoje faz totalmente diferente do que havia prometido ao povo apodiense.

Ângelo defende discurso dos colegas


No grande expediente o Vereador Ângelo Suassuna falou inicialmente sobre os problemas relatados por seus colegas, frisando que são problemas que vêem ocorrendo ao longo do tempo, afirmando que em alguns casos o poder público tem vontade de executar, mas lhe falta orçamento.

Ele pediu a mesa, para colocar em pauta um projeto de 285 mil reais de sua autoria, que o mesmo seja votado nas sessões vindouras, já que esse recurso servirá para a questão do núcleo das escolas de nosso município.

Sobre a festa que foi relatada pelos colegas, festa do PMDB, o Vereador enalteceu a mesma e agradeceu a cúpula peemedebista pelo convite, afirmando que essa sigla é forte e unida em nossa cidade.

Sobre a questão da APAMI, o Vereador disse que tem conversado periodicamente com a direção do órgão, e atual gestão da Maternidade atribui as dificuldades à direção anterior que contraiu um empréstimo, que tem sido pago mensalmente, e ainda a questão do atraso no repasse por parte do governo do estado.

Arnaldo Costa pede a direção da APAMI que se corrija


O Vereador Arnaldo Costa, em um a parte ao Vereador Ângelo pediu correção por parte da direção da APAMI, do Senhor João Pinto, pedindo que ele se corrija e pague os médicos que executam seu serviço em prol da população.

Já no grande expediente como penúltimo inscrito o Vereador fez um balanço do discurso dos colegas, fazendo um paralelo entre se falar e se fazer, apontando que qualquer administrador tem suas virtudes e suas falhas, ou seja, ninguém é perfeito.

Arnaldo falou sobre a problemática da iluminação pública, afirmando que a prefeita está se programando para fazer isso de forma gradativa, de forma organizada em comunidades, e bairros de nossa cidade.

Ele criticou que a PMA continue pagando energia de poços de comunidades rurais, que isso demanda um gasto enorme e que esse montante poderia ser utilizado de outras formas, pois existem pessoas que se beneficiam desses recursos, quando poderiam está pagando do seu próprio bolso.

O Vereador enalteceu o trabalho da prefeita, disse que muita coisa tem sido feita, que a prefeita tem lutado buscado parcerias para melhorar a vida das pessoas, pedindo aos colegas que entendam que nosso município é grande e precisa ser todo assistido.

Genivan Varela cita revista de campanha de Goreti, afirmando que foi uma enganação ao povo


Último inscrito do grande expediente o Vereador Genivan Varela salientou que entende que de fato é difícil de se governar Apodi, mas quando a prefeita foi candidata ela sabia disso, mas fez mesmo assim uma bonita revista enganando o povo, em questões como saúde, educação.

Ele disse que o município perdeu recursos no mês de março por irresponsabilidade do poder público, recursos para o programa saúde da família, saúde bucal, e agentes comunitários de saúde, fruto de irresponsabilidade da atual gestão.

Sobre a educação de nossa cidade, ele disse ser lamentável a forma como estão as escolas em algumas comunidades, citando escolas de Traíras, Santa Cruz, a situação é precária e chega a ser deplorável a forma de como se trata a educação de nossa cidade.

Genivan disse não compreender como foi gasto mais de 1 milhão de reais, em reformas de escolas, pois a maioria das escolas que receberam algum beneficio, foi apenas uma simples pintura, o que se configura como um descaso com o dinheiro público.

Requerimento 048/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Requer do Poder Executivo proceder apoio financeiro ao Grupo Mandacaru, reiterando pedido feito no ano de 2009.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 049/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Requer reposição de luminárias em comunidade rurais de nossa cidade, comunidades que estão com a maioria dos seus postes apagados, mesmo pagando a taxa de iluminação pública.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 050/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete


Requer que seja expedido oficio a prefeita para ser feita a limpeza da estrada de Canto de Varas, mais especificamente entre a comunidade e Soledade.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 051/2011 – De autoria do Vereador Chico de Marinete, Ângelo e Genivan




Que seja encanada água na Comunidade de Canto de Varas, que o município trabalhe junto a CAERN uma tubulação do poço que fica na sede da EMPARN, o mesmo que abastece a cidade de Severiano Melo.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 052/2011 – De – De autoria do Vereador Chico de Marinete, Ângelo e Genivan




Solicita construção de parada de ônibus na comunidade de Canto de Varas, isso devido ao fluxo de alunos do IFRN e ainda passageiros que diariamente se deslocam de Soledade e outras comunidades para a sede do município.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 053/2011 – De autoria do Vereador Helio Machado


Reitera pedido de estudo de viabilidade para construção de quadra de esportes em Queimadas, comunidade localizada do Vale do Apodi.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 054/2011 – De autoria do Vereador Helio Machado


Direcionado o governo do Estado e secretaria de obras que necessita de autorização para construir Redutores de velocidade na estrada de Canto de varas até Soledade, RN.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 055/2011 – De autoria do Vereador Helio Machado


Requer a reforma da escola da comunidade de Lajes do Meio, a pedido de uma pessoa que por duas semana esteve na Casa, pois segundo o mesmo a escola lá funciona em uma garagem.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 056/2011 – De autoria do Vereador Junior Carlos


Solicita que seja construído um bueiro na estrada que fica próxima a Lagoa Azul, mais especificamente na sangria da mesma, pois a mesma prejudica dezenas de pessoas que necessitam trafegar na estrada que fica próxima a sangria.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 057/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos, Chico de Marinete e Genivan Varela




Pede ao poder publico que envie informações sobre as despesas do carnaval de Apodi, com anexos de copias de notas fiscais, valores pagos a cada banda, valores arrecadados, enfim detalhes sobre todos os gastos da festa de momo realizada este ano.

APROVADO por 4x3.

Requerimento 058/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Solicita construção de bueiros na Lagoa da comunidade de Lagoa Rasa, mais especificamente na sangria da mesma, pois a mesma oferece dificuldades para as pessoas transitar ali nesse período.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 059/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Solicita prestação de contas dos recursos arrecadados pela taxa de iluminação publica no ano de 2010, onde foi aplicado quase 300 mil reais arrecadado pela prefeitura.

Rejeitado por 5x3

Requerimento 060/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Solicita do Poder Público recuperação da estrada que liga as comunidades de Santa rosa e Santa cruz, estrada que apresenta alguns pontos críticos, já que centenas de pessoas trafegam diariamente pela mesma.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 061/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Solicita recuperação de estradas vicinais na Região da Pedra, comunidades de Trairas, Capua, entre outras, já que as mesmas estão em situação precária de tráfego.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 062/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela.


Solicita recuperação de estradas que dão acesso a comunidades de Capua, Pitombeira e Ação, na Região da Pedra na divisa com Umarizal as margens da Barragem de Santa Cruz.


APROVADO de forma unânime.

Requerimento 063/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Pede reposição de luminárias da comunidade do Sitio Barra, que segundo o Vereador está às escuras, mesmo pagando a taxa de iluminação pública.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 064/2011 – De autoria do Vereador Helio Machado


Pede recuperação da estrada da comunidade de Várzea da Salina, segundo o Vereador uma das estradas mais complicadas do Vale do Apodi, praticamente sem condição de trafego, até mesmo a pé.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 004/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Indica a prefeita que determine estudo de viabilidade para implantação de serviço de internet grátis a toda população de Apodi, que segundo o Vereador seria de grande importância para o desenvolvimento de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 005/2011 – De autoria dos Vereadores Chico de Marinete, Genivan Varela e Ângelo Suassuna




Indica ao diretor do DER estudo de viabilidade para construção de redutores de velocidade na estada que liga a BR 405 a Soledade.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 006/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos e Evangelista



Pede a prefeita Goreti Pinto que seja implantado o sistema do PROERD nas escolas de nosso município, oferecendo condições aos jovens de se informar sobre o perigo das drogas, que tanto tem preocupado a todos em nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

INDICAÇÃO 007/2011 – De autoria dos Vereadores Junior Carlos e Evangelista



Indica a prefeita a criação de conselho municipal das drogas, conselho esse para combater o crescimento exorbitante dessa mazela que preocupa a todas as pessoas de bem de nossa cidade.

APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 013/2011 – Do Poder Executivo


Institui a bolsa de estudos para a escola de música em nosso município, apresentando dotação orçamentária para o mesmo.

APROVADO de forma unânime.