quinta-feira, março 31, 2011

Sessão do dia 17 é anulada em comum acordo com entre situação e oposição


O Presidente da CMA acatou o pedido dos cinco Vereadores que compõem a situação em comum acordo com os colegas que integram o bloco oposicionista pedindo anulação da Sessão Ordinária do último dia 17 de março de 2011, quando foram votados oito Requerimentos que pedem informações sobre as contas do Poder Público.

O Vereador Chico de Marinete pediu que os Requerimentos que foram anulados fossem votados mais uma vez hoje, o que não foi acatado pela maioria dos colegas, ficando a votação dos mesmos para a próxima sessão, já que a pauta se encontrava fechada no momento.

Júnior Carlos justifica ausência dos debates


No Pequeno Expediente o Vereador Junior Carlos pediu desculpas aos colegas e toda sociedade por não está participando ativamente das discussões na CMA, justificando um problema de saúde em sua família, e que por isso tem estado muito ausente, encerrando seu discurso.

Ele ainda cobrou inauguração dos complexos turísticos da Lagoa e da Barragem de Santa Cruz, para alavancar o turismo de nossa cidade.

Paulo de Telécio cobra reativação do complexo esportivo


O Vereador Paulo de Telécio usou da palavra no pequeno expediente, cobrando do secretário Jairo Cesar e da prefeita Goreti, providencias urgentes com relação ao complexo esportivo em frente ao Ginásio de esportes, que se encontra interditado pelo simples motivo de uma falta de tela, o que segundo o Vereador é de fácil resolução se houver entendimento.

Em seguida ele ressaltou uma visita a CAERN onde tratou de problemas relacionados a comunidade de Melancias, agradecendo ainda pela recuperação da estrada que liga a BR 405 a Barragem de Santa Cruz e outras benfeitorias executadas pelo Poder Público municipal.

Arnaldo Costa presta homenagem ao ex vice-presidente


Na abertura do grande expediente o Vereador Arnaldo Costa iniciou sua fala pedindo um minuto de silencio ao ex-vice presidente da república José Alencar o que foi respeitado por toda casa, e presentes a plenária de forma honrosa.

O Vereador fez um relato sobre a importância de Alencar, sua trajetória de vida, sua vida política dedicada ao povo, mostrando força de trabalho desde cedo, por isso merece ser louvado por todos os brasileiros, e encerrou o seu discurso fazendo essa singela homenagem.

Chico de Marinete lamenta situação do Bairro Baixa do Caic


No grande expediente o Vereador Chico de Marinete fez um pedido de desculpas aos moradores da Baixa do Caic e do conjunto Dona Santosa, por não ter apresentado Requerimentos a pedido dos moradores pedindo calçamento a Ruas desses dois bairros de nossa cidade.

Ele falou da visita que fez no ultimo domingo ao Bairro Baixa do Caic, onde participou de um evento do seu partido PC do B, e lamentou ausência do poder público, pois ali os moradores sofrem sem infra-estrutura necessária para uma vida de qualidade.

Chico ainda disse que mesmo se tendo aprovado no orçamento tantos recursos para drenagem e pavimentação e outros fins, não se faz nada, a sociedade fica sem essas coisas básicas que são seus direitos, nominando valores que foram aprovados, mas que infelizmente não saíram do papel.

Vereador Genivan reitera pedidos feitos em sessões anteriores


O Vereador Genivan Varela usou da palavra no grande expediente e falou inicialmente no evento realizado no último domingo no Bairro Baixa do Caic, afirmando ser o Bairro abandonado pelo Poder Público, enganado pela maioria dos políticos de nossa cidade, um setor de fato esquecido pelo poder executivo.

Ele reiterou Requerimentos que cobram ações relativas à iluminação pública, citando várias comunidades da Várzea do Apodi, que pagam por esso serviço e não usufruem do mesmo, sendo penalizados.

Aproveitando o ensejo ele cobrou providencias com relação a quadra de esportes da comunidade de Lagoa Rasa, que está literalmente abandonada pelo poder executivo, justificando que pede isso porque já pediu a construção de uma outra quadra em Santa Rosa, mas que tem certeza que isso não irá acontecer, por isso pede ao menos a recuperação dessa que existe em Lagoa Rasa.

Genivan ainda ressaltou sua participação no evento realizado pelo STTR na última terça-feira, que tratou da problemática dos agrotóxicos em nossa cidade, exaltando a palestra da Dra. Raquel Riggoto, e parabenizou o sindicato pele brilhante iniciativa, já que a situação é preocupante.

Nilson faz discurso pautado em informações


Nilson Fernandes usou da palavra no grande expediente sendo inicialmente solidário ao seu colega Junior Carlos que enfrenta problemas de ordem de saúde com sua mãe, e que isso é compreensivo, pois é próprio de amor de um filho por sua mãe.

Em caráter informativo Nilson falou de sua presença e da prefeita Goreti Pinto, a comunidade de Rio Novo, onde a comunidade esteve reunida recebendo ações do poder público, parabenizando seu colega Ângelo por ter se doado as cobranças para aquela comunidade e toda região.

O Vereador foi solidário ao seu colega Paulo de Telécio, que cobrou providencias relativas ao complexo esportivo de nossa cidade e que está inativo por falta de coisas pequenas.

“Nessa casa não pedimos nada demais, apenas coisas que venham beneficiar o povo, pois é uma vergonha que aquele complexo esteja parado pela falta de uma simples tela” lamentou Nilson Fernandes.

Ele ainda falou da questão da produção do arroz do Vale, a importância do cultivo para nossa cidade, e ainda do evento realizado pelo Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Apodi, considerando o assunto como sendo de suma importância para Apodi e toda região.

Presidente fala de problemas na Chapada do Apodi


No grande expediente o Vereador Evangelista presidente da CMA, falou sobre a democracia exercida pela casa, isso relativo o fato ocorrido na anulação da sessão do dia 17, agradecendo o respeito de todos os seus colegas.

Em seguida ele disse que ontem a noite passou a noite na Chapada do Apodi onde pode comprovar que aquelas pessoas poderiam ser mais felizes se o dinheiro público chegasse a elas, pois o dinheiro é do povo, mas infelizmente esse dinheiro não chega a essas comunidades, lamentando que além disso tudo a prefeita não quer nem prestar contas desse dinheiro ao povo.

Falou das dificuldades dos Moradores do Assentamento Moacir Lucena, do dilema enfrentado pela falta de estradas aquele povo, que vive uma constante aventura pela falta de estrada de qualidade, pedindo sensibilidade do secretário e da prefeita para fazer urgente recuperação de alguns pontos críticos daquelas estradas.

Evangelista falou de uma conversa franca que teve com Dona Zila,moradora de Soledade, que segundo o Vereador é uma apaixonada pela prefeita Goreti e que a defende piamente, e que mesmo defendendo arduamente não tem coisas básicas como iluminação pública, pois o poste que fica em sua casa está apagado a muito tempo.

“Prefeita tenha dignidade de fazer isso por quem te admira” disse Evangelista.

Continuando o discurso o Presidente informou que a contrapartida da escola do Assentamento Aurora da Serra, ainda não foi pago pelo Poder Público, uma quantia de cerca de 21 mil reais, e que a empresa ameaça não terminar a obra se não receber esse montante da PMA, que lamentavelmente almeja mandar novamente o projeto para aprovação desse valor.

O Presidente da CMA parabenizou seus colegas pelos debates proferidos pelos seus colegas, citando Paulo de Telécio, Nilson Fernandes, pois o povo da Chapada precisa disso, justamente de alguém que puxe essas questões pertinentes aos problemas da sociedade.

Por fim ele falou da importância das pessoas que o procuram para cobrar coisas benéficas a todos, citando o caso do Bairro Rodoviária, onde existe um problema de pneus amontoados em um estrutura da PMA existente naquele Bairro e que pode originar foco de dengue aos moradores daquele local.

Requerimentos 033 e 034 /2011- De autoria do Vereador Nilson Fernandes



Pede ao Poder público que designe uma equipe para analisar construção de uma escola rural na comunidade de São Lourenço, se os recursos já estão liberados, ou seja, o andamento do projeto, no seguinte pede a recuperação da Barragem do Rio Novo, que se rompeu em 2008.

Em votação o Requerimento foi APROVADO de forma unânime.

Requerimento 035/2011 – De autoria do Vereador Helio Machado


Pede que a prefeita faça recuperação da escola existente da comunidade de Baixa Fechada I.

AROVADO de forma unânime.