quinta-feira, março 24, 2011

Presidente celebra 176 anos de Apodi ao lado da juventude da Chapada











Concomitantemente as comemorações realizadas na sede do nosso município, pelo aniversário da cidade, o Vereador Evangelista Presidente da CMA, realizou um mega evento esportivo no Assentamento Moacir Lucena, localizado na Chapada do Apodi a cerca de 20 km da cidade.

A quadra que foi iluminada pelo Vereador Evangelista serviu de palco para mais de 300 jovens atletas que disputaram torneios nas categorias mirim, infantil e juvenil, totalizando quase seis horas de competição.

Equipes do próprio Assentamento, e ainda de João Pedro, Quixabeirinha, Aurora da Serra, Paraíso, Soledade e de Apodi, disputaram bolas como brindes pelos torneios, e a presença foi maciça de pessoas da comunidade e de outras vizinhas, lotando as arquibancadas da quadra de esportes.

Foi servido um lanche aos jovens desportistas por mães produtoras de polpas de frutas da comunidade, que com maior alegria receberam a todos os visitantes, com a hospitalidade típica do apodiense.

“O Moacir Lucena já foi ruim, já foi esquecida pelos políticos, mas hoje somos lembrados em um evento como este, isso nos deixa muito felizes e nos envaidece muito” disse Valdinha que reside na comunidade.

“A festa que está acontecendo em Apodi não alcança a estas pessoas, por isso que não poderíamos deixar de está aqui com todas as representações dessas comunidades” destacou Evangelista.

Outro evento semelhante ao que aconteceu nos Moacir Lucena está programado para acontecer no Assentamento Aurora da Serra, no domingo de páscoa em abril.

Nilson Fernandes pede que ata seja impugnada


O Vereador Nilson Fernandes se manifestou após a leitura da ata na Sessão desta quinta-feira, 24 pedindo impugnação da ata, pois segundo o Vereador a realização da última Sessão com apenas quatro Vereadores, feriu o Regimento da Casa, usando três minutos que se são conferidos ele justificou sua tese.

Ele disse que a mesa diretora feriu o Regimento e teve a manifestação de apoio dos Vereadores Ângelo Suassuna, Arnaldo Costa, Paulo de Telécio e Hélio Machado, ou seja, a maioria contra a aprovação da ata da última Sessão realizada, manifestaram votos contra a aprovação da ata.

Nilson sugeriu que a ata fosse impugnada e que uma nova ata fosse lavrada, excluindo todos os Requerimentos que foram votados na última Sessão realizada na quinta passada, onde estiveram ausentes cinco Vereadores.

O Vereador Chico de Marinete disse que entende que os Vereadores que não estiveram presentes, não podem votar contra a impugnação da ata, pois ver que somente os Vereadores que estiveram presentes podem proceder dessa forma, que ver essa situação como coerente.

Nilson e Ângelo contestaram a afirmação de Chico de Marinete, arraigados no fundamento que isso não consta no Regimento da Casa, por isso os mesmos tem esse direito sim, porque são legítimos representantes do povo como os demais.

O Presidente Evangelista, assumiu a responsabilidade e encerrou contra a vontade do Vereador Nilson Fernandes, a discussão passando a ordem do dia, ficando a ata aprovada.

Nilson disse aos presentes que iria a justiça buscar a impugnação da ata, por entender que a mesma fere o Regimento Interno da Casa.

No pequeno expediente Ângelo justifica sua ausência na última Sessão


No pequeno expediente, como único inscrito o Vereador Ângelo Suassuna iniciou sua fala afirmando que queria justificar sua ausência da Sessão da última quinta-feira, e lamentou que seu colega Junior Carlos tenha se adiantado e tenha dito que ele e seus colegas não vieram a Sessão porque a prefeita não deixou, e disse que jamais isso aconteceria.

Ele relatou que esteve ao lado de seus colegas Vereadores no ato de doação do terreno pela prefeita Goreti Pinto, para a UERN enaltecendo a doação do mesmo por parte da prefeita, diante da necessidade de nosso município, que precisa urgentemente desse Campus universitário.

“O feitiço vira contra o feiticeiro” afirmou Paulo de Telécio


Na abertura do grande expediente o Vereador Paulo de Telécio iniciou sua fala criticando pessoas que colocaram sua foto, em uma matéria veiculada em Blogs de nossa cidade, e afirmou que iria a justiça contra esse conterrâneo que procedeu desta forma.

Ainda em tom de desabafo o Vereador proferiu palavras contra os Vereadores do PC do B, afirmando que os mesmos andaram falando em sua comunidade que ele não cobrava nada, e enumerou várias lutas que foram cobradas e conseguidas na comunidade de Melancias.

Paulo teve o apoio de Ângelo Suassuna, defendendo o seu colega afirmando que a mídia eletrônica não tem imparcialidade, e que a mesma usa de seu poder para denegrir a imagem de quem quer que seja.

Em aparte Evangelista disse que a matéria publicada foi um ato de covardia do blogueiro, que conhece o trabalho de Arnaldo Costa e Paulo de Telécio, e que a pessoa que publicou a referida matéria não tem nenhum embasamento para fazer tal afirmação contra os Vereadores.

Paulo falou de seu trabalho junto às pessoas carentes de nosso município, que faz isso pelas pessoas e que não pede em troca voto algum, pois quem deve julgar seu trabalho são as pessoas que recebem esse apoio diariamente.

Genivan Varela destaca projeto “Memória Viva”


No uso da palavra do grande expediente o Vereador Genivan Varela saudou a todos os presentes e todos que ouviam através das rádios, e em seguida salientou sua presença em um evento realizado na Casa de Cultura de Apodi, parabenizando os idealizadores do projeto “memória viva”, professores Flaviano Monteiro e Jessione, dando ênfase ao documentário da vida de Chico Paulo, um verdadeiro exemplo de vida, segundo o Vereador.

Dando prosseguimento ele apresentou Requerimento verbal com relação a providencias da secretaria de obras relacionado ao isolamento da comunidade de Poço Verde, na Região da Pedra, pois a mesma se encontra em situação complicada, e encerrou seu discurso.

Nilson adjetiva Presidente de arrogante, e critica assessoria jurídica da casa


No grande expediente o Vereador Nilson Fernandes falou inicialmente do evento da doação do terreno para o Campus da UERN, falou do prazer de participar desse momento especial para Apodi, parabenizando a prefeita Goreti pelo belo ato.

Já com voz altiva o Vereador criticou veementemente a contratação de assessoria jurídica da casa, que mesmo com isso, ainda se comete tal atrocidade como a que existiu na manhã desta quinta-feira, 24 ferindo de forma brusca o Regimento da Casa do povo, e disse que sairia dali com um sentimento ruim de ter que criticar a instituição a qual ele defende e faz parte.

Nilson disse que o Regimento é a cartilha, que foi desrespeitado, que foi um desrespeito aos seus colegas Vereadores e que mesmo a casa tendo três assessorias jurídicas, ainda se comete um ato terrível desse, e que vai de fato a justiça procurar seu direito e de seus colegas.

O Vereador Nilson Fernandes foi mais alem e disse que essa Câmara tem dez e não nove Vereadores, pois tudo que o assessor jurídico diz a presidência da casa acata, demonstrando que não tem autonomia na condução dos trabalhos.

Arnaldo Costa critica matéria em Blog de sua comunidade e afirma que não é mais candidato


O Vereador Arnaldo Costa iniciou sua fala parabenizando a prefeita e Apodi pela festa realizada pelos 176 anos de história, nominando pessoas que estiveram na festa, uma festa brilhante digna da grandeza de Apodi.

Ele em seguida lamentou que pessoas não entendam seu trabalho, que tem pessoas que mesmo estando se formando não tem maturidade, e ficam querendo jogar o povo contra o Vereador, salientando que seus seis mandatos foram voltados para o povo, e que a maior prova disso é que as pessoas votaram nele de forma espontânea.

O Vereador pediu que esse jovem não tenha inveja dele, que se quiser fazer por Melancias seja um Vereador, que faça por sua comunidade como ele fez tudo em prol de Apodi, que seja um Vereador de vinte mandatos e que faça por sua comundidade.

Arnaldo Costa defendeu o trabalho da prefeita Goreti Pinto, enumerou várias benfeitorias da prefeita e disse ser inadmissível ouvir dos colegas, que a prefeita é “irresponsável”, que isso o deixa triste.

Por fim ele disse que iria terminar seu mandato e não seria mais candidato nas próximas eleições, que iria viver a sua vida ao lado de sua família, com tranqüilidade ao lado de quem de fato gosta dele e lhe quer bem.

“Fomos mais uma vez enganados pela senhora prefeita” afirmou Chico de Marinete


O Vereador Chico de Marinete usou da palavra no grande expediente parabenizando os seus colegas e a prefeita que estiveram em Mossoró no evento de doação do terreno para construção do Campus da UERN em Apodi, falando em nome do Deputado Federal Fábio Faria, que colocou uma emenda de 18 milhões para tal fim.

Ele lamentou que a prefeita não tenha tido o mesmo interesse no tocante a luta da UFERSA, mas salientou que agora é necessário empenho de todos, união mútua independente de qual seja o partido, pois Apodi precisa desse Campus urgentemente.

Sobre os Requerimentos votados na última Sessão Chico disse não entender porque tanta discursão sobre os mesmos, pois ver que os referidos requerimentos são normais, são apenas esclarecimentos necessários a população, pois se tem muita especulação por exemplo de imóveis locados pela PMA, e que só se poderá saber de fato estes dados concretos, se a prefeita enviar estes dados a Casa.

Chico disse acreditar bastante na Assessoria da Casa, que se os Vereadores procederam dessa forma, é que estavam embasados na afirmação da Assessoria, e que os Vereadores não se omitiram em momento algum de abrir e fechar a Sessão.

Com relação ao Requerimento que ele apresentou com seu colega Genivan Varela, ele afirmou ter em mãos as afirmações do porque das estradas na Chapada do Apodi não foram recuperadas, que mesmo tendo sido aprovado 200 mil reais, a prefeita mais uma vez enganou os Vereadores e ainda mais a população.

“O maior erro dessa prefeita é não querer prestar contas do dinheiro do povo, infelizmente quero dizer que alguns colegas são orientados a votar contra esses requerimentos, isso é lamentável” encerrou Chico de Marinete.

“Eu pago caro por não aceitar baixar a cabeça” desabafou Evangelista


O Presidente da CMA, Vereador Evangelista fez uso da palavra no grande expediente, falando inicialmente das melhorias feitas na região da Chapada pelo poder público, casos da limpeza do cemitério público da comunidade, a recuperação da estrada do Assentamento Nova Descoberta, e as melhorias gradativas na Escola Francisco Targino da Costa, enaltecendo o trabalho realizado pela diretora Lenilda.

Sobre o seu trabalho de andar na casas das pessoas, nas comunidades, visitar seus amigos, Evangelista disse que isso tem sido um grande problema em seu mandato, pois tem ouvido das pessoas os problemas das comunidades, como estradas, falta de aula, entre outras, e isso tem incomodado muita gente, inclusive afirmando que isso tem afastado alguns amigos de seu convívio.

Ele desabafou afirmando que mais uma vez foi taxado de “menino bobo”, que existe uma pessoa que o ensina a fazer a tudo e que ele, que lamenta mais uma vez que isso tenha acontecido, que ela seja taxado de ignorante da lei, que colegas entendam que ele faça tudo pautado em orientações de outros.

Evangelista disse que nada foi feito demais a não ser pedir transparência das contas públicas, e que terá o maior prazer em sentar com o juiz e dizer que primou apenas pela transparência, porque sabe que os colegas moverão ação da justiça contra a realização da última Sessão.

Ainda em tom de desabafo ele disse que tem sido penalizado por está contra o Poder Público, que sua família, seus amigos, tem sido penalizados, tudo isso porque existe um senhor que pensa ser o dono de Apodi, e quer que o vereador vá conversar com ele já de cabeça baixa, que ele pensa ser o cara que comanda tudo em nossa cidade.

Evangelista afirmou que foi procurado por uma mãe de Soledade porque seu filho estava há uma semana ter aula no segundo ano da Escola Francisco Targino, e que não poderia deixar de falar sobre isso, pois ficou sensibilizado, e que são coisas como estas que o encorajam a cumprir sua missão até o ultimo dia de seu mandato.

“Eu tenho um preço sim, já disse isso, mas a prefeitura não pode pagar se querem, tentem me calar, mas não vou cessar de falar diante do apelo do povo” encerrou Evangelista.

Requerimento 023/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Pede melhorias a gerencia do Banco do Brasil com relação ao atendimento as pessoas que diariamente necessitam desse atendimento que segundo o Vereador não é bom.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 031/2011 – De autoria do Vereador Paulo de Telécio


Solicita que a prefeita determine a construção de banheiros públicos nos quiosques que ficam na saída para Caraubas, já que muitas pessoas esperam transporte no local.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 032/2011 – De autoria do Vereador Genivan Varela


Pede providencias na recuperação das estradas que ligam as comunidades de Bamburral, Trapiá I e II.

APROVADO de forma unânime.