quinta-feira, março 03, 2011

Vereador Júnior Carlos cobra ações na Barragem de Santa Cruz



O Vereador Junior Carlos iniciou seu discurso como primeiro inscrito no pequeno expediente falando que foi procurado pelos barraqueiros da Barragem de Santa Cruz, afirmando que é uma vergonha que a estrada que dá acesso a barragem não seja recuperada, segundo informações por conta que não tem óleo pra máquina fazer a recuperação da estrada.

Em um aparte Paulo de Telécio disse que hoje não foi possível a máquina ir, mas garantiu que amanhã pode esperar que a máquina irá fazer a recuperação dessa estrada, o que deixou o Vereador feliz e disse esperar que o poder realize de fato a recuperação da mesma.

Continuando falando sobre o problema das estradas vicinais ele disse que fez uma visita ao Vale do Apodi ao lado do Vereador Chico de Marinete e viu as condições daquele povo em detrimento das primeiras chuvas do ano, por isso precisa que o poder público haja de urgente, pois a enchente pode piorar ainda mais a situação do povo ali.

Ele lamentou que Apodi seja destaque negativo em matéria publicada em um Blog de repercussão estadual, pois seria bom que Apodi fosse lembrado por coisas boas e não por coisas ruins como foi relatado na matéria. “Nosso município pouco aparece na mídia estadual, e quando é notado é dessa forma” lamentou Júnior Carlos.

Nilson Fernandes diz que houve erro de digitação em licitação da PMA


O Vereador Nilson Fernandes usou da palavra no pequeno expediente, e de inicio afirmou que tem acompanhado os processos da PMA e da Câmara Municipal de Apodi.

O Vereador diz que verificou os números publicados em edital no diário oficial do estado, para alimentação durante o carnaval de Apodi, afirmou que havia verificado que o valor de fato era exorbitante, por isso checou junto a equipe contábil da PMA que houve um erro de digitação de um programa de computador por parte do poder executivo, que reconheceu o erro e irá corrigir o mesmo.

Quanto a estrada da Barragem de Santa Cruz ele disse acreditar que até amanha a recuperação da mesma seja feita, já que a mesma é uma das mais transitadas durante a festa de momo.

Ângelo Suassuna alerta ao poder público para iminência de enchentes


O Vereador Ângelo Suassuna iniciou seu discurso no pequeno expediente pedindo que a casa enviasse votos de pesar a família de Dona Júlia Silva, que chegou a falecer essa semana, que a mesma era uma pessoa batalhadora, que merece as honras da casa legislativa.

Ele desejou boas vindas aos foliões que já estão em Apodi, que façam um carnaval tranqüilo. Sobre a questão da estrada da Barragem de Santa Cruz, o Vereador pediu que fosse feito o serviço, já que milhares de foliões irão visitar nossa Barragem.

O Vereador ainda falou das previsões nada animadoras, relacionadas a enchentes em nossa cidade, informando que recebeu convite dos deputados Gilson Moura e George Soares, para uma reunião sobre o tema, que de fato é preocupante, e que por isso é necessário que o poder público esteja em estado de alerta.

Chico de Marinete aborda a educação no pequeno expediente


O Vereador Chico de Marinete se propôs a falar sobre a educação no uso da tribuna no pequeno expediente, e falou de uma visita que fez as escolas do Pólo Góis, parabenizando aos professores da região, que se desdobram em sala de aula, afirmando que pra eles tira o chapéu, pois sem esses professores as famílias estariam isoladas da educação.

Ele reclamou que em todas estas escolas as quais visitou em nenhuma havia merenda escolar, lamentando tal fato, pois impossibilita os alunos de assistirem aula integralmente, informando que ouviu de alunos do Paulo Canapum, Taboleiro Grande e São Bento, que o maior sonho deles naquele momento é que chegasse merenda na escolar.

“Não se deve brincar com educação, pois educação é investimento” concluiu Chico de Marinete.

No grande expediente Junior Carlos reclama de morosidade da PMA


No grande expediente o Vereador Junior Carlos reclamou da morosidade do poder executivo com relação à recuperação da parede do açude de Carnaúba Seca, informando que os próprios moradores estão fazendo um paliativo com suas carroças, o que é vergonhoso que o poder público deixe que isso aconteça.

Sobre a problemática das estradas vicinais o Vereador afirmou que não vai parar de cobrar, pois a prefeita fica com discurso, de que no verão não faz, e que no inverno não realiza por conta das chuvas, enganando a população que fica prejudicada pela falta de responsabilidade da prefeita e sua equipe.

Genivan Varela frisa que merenda escolar é um dos gargalos dessa atual gestão


O Vereador Genivan Varela falou da repetição de cobranças, desde que os Vereadores iniciaram seus mandatos, são as mesmas cobranças, estradas, iluminação, merenda escolar, ou seja, são as mesmas coisas. Ele reclamou que é inadmissível que em pleno século XXI se esteja cobrando coisas como merenda escolar, algo que é obrigação do poder público.

Falou de uma visita que fez a escola do Sitio Cápua, ressaltou a coragem de Dona Ana, professora naquela região, que atravessa córregos pra ensinar seus alunos, mas que apesar desse sacrifício, os alunos só assistem meio período de aula, porque não tem merenda escolar.

Genivan estabeleceu um contraste quanto à pavimentação asfáltica da Avenida Moésio Holanda e o Bairro Bacural II, enquanto a prefeita asfalta a Rua que dá acesso a sua casa, centenas de pessoas estão em situação precária no outro Bairro, frisando que não está criticando a pavimentação do Bacural I, mas está cobrando equidade nas ações municipais, pois foi cobrado por populares.

Evangelista afirma que os problemas de Apodi são bem maiores que uma simples discussão entre ele e Klinger


O Vereador Evangelista iniciou seu discurso falando das dificuldades dos moradores de Soledade, que sofreram com as primeiras chuvas, teve o asfalto lavado pela força da água, problema oriundo de um bueiro que existe no local e que não dá vazão suficiente para vazão da água, frisando que o problema é do governo do estado, e que está enviando requerimento ao DER, que providencie melhorias no local urgente.

Ele agradeceu o apoio recebido pelos Vereadores, isso no tocante ao discurso que fez na ultima sessão com relação à educação, que os colegas entenderam que apenas um desabafo de alguém que viu o choro de uma mãe que quer ver seu filho ter um futuro promissor, e que foi contagiado por este sentimento.

Sobre as especulações de que haveria uma guerra entre ele e Klinger nos Blogs de nossa cidade, ele disse que não existe nada disso, que existe apenas uma preocupação dele de que as coisas aconteçam, pois não é de sua índole, alcovitar e nem participar de guerras.

Evangelista frisou que seu discurso resultou em dois pontos importantes na Escola Francisco Targino da Costa, primeiro foi à nomeação de Lenilda como diretora, e a chegada da merenda escolar a partir da última terça-feira, ou seja, isso é motivo de comemoração em nosso município, os alunos estão tendo aulas normalmente agora, frisou o Vereador.

Sobre a limpeza pública de Soledade ele informou que recebeu um oficio do secretário Elthon Rosemberg, que é o responsável pela secretaria de urbanismo, que informou no ofício que a limpeza na comunidade acontece às sextas-feiras, para isso o vereador agradeceu pela resposta ao seu Requerimento e disse que estará atento a essa limpeza.

O Presidente falou da visita ao lado de Paulo ao Assentamento Nova Descoberta, cobrou recuperação de três pontos críticos, para escoação da safra de Melancias, pois é curto o período da safra da fruta, e os moradores podem ser penalizados pela péssima condição da estrada.

O Vereador ainda lamentou que os jogos carnavalescos não tenham tido finais, frisando que acompanhou todas a noites, lamentando a forma melancólica que o mesmo foi encerrado, frustrando a centenas de torcedores que enfrentaram as chuvas e que estiveram no local.

Por fim ele desejou sorte a novo secretário de educação de Apodi, professor Vêra, que o mesmo tenha sucesso em sua nova empreitada, frisando que sabe das dificuldades da pasta, ma que acredita na capacidade do professor.

Ângelo diz que Blogs são manipulados


Em aparte ao Vereador Evangelista, o Vereador Ângelo de Dagmar reclamou de alguns Blogs que usaram seu nome em matérias que indicavam dança dos partidos.

Ele foi enfático ao afirmar que nunca cogitou mudança de partido, contestando a informação que estaria deixando seu partido o PV, para ingressar no PR.

“Tem Blogueiro que escreve sem pensar, usa o nome das pessoas, colocando de forma alheia, e que desvirtua a verdade dos fatos, essas pessoas tem que ter mais cuidado” disse Ângelo Suassuna.

Arnaldo Costa diz que está cansado de pedir e não ser atendido


O Vereador Arnaldo Costa iniciou seu discurso no grande expediente enviando Requerimento verbal, pedindo providencias com relação a escola estadual da comunidade de Melancias, pois onde está funcionando interinamente mesma não tem condições de ninguém transitar. “Lá quando chove atola até galinha” frisou o Vereador.

Ele lamentou que seus pedidos não estejam sendo atendidos pela prefeita, disse que isso vem desde a gestão passada, que isso o deixa indignado, disse que vem pedindo encarecidamente, mas tudo tem paciência, que vai deixar de pedir, pois nada acontece.

Arnaldo cobrou, afirmando que tem pedidos seus que foram a quatro anos atrás, ainda da gestão passada, e mais dois dessa atual e nada foi feito, frisando que gosta muito da prefeita, que está ao lado dela, mas entende que precisa haver reciprocidade para com o Vereador que é cobrado pelo povo.

Outra questão levantada pelo vereador foi a falta de segurança da comunidade de Melancias, disse que a situação está preocupante, que o governo do estado prometeu resolver, mas a coisa anda pior, que na comunidade os bandidos estão promovendo um rodízio de assaltos as comerciantes locais, por isso é preciso providencias urgentes com isso.

No grande expediente Chico de Marinete diz que prefeitura comete injustiça com a Chapada


No grande expediente o Vereador Chico de Marinete foi solidário ao Vereador Arnaldo Costa, corroborando que é realmente triste cobrar e que nada aconteça, tem hora que enche e que não dá mais pra ficar sem ser atendido, afirmou o Vereador.

Ele pediu a bancada da prefeita na casa que interceda junto a poder público municipal com relação a estrada da comunidade de Guiné, que recebeu um pedido de um morador do local, pedindo providencias com relação a este problema, já que nesta época é impossível se quer aquele povo sair de casa.

Chico disse que este problema de estradas vicinais é uma verdadeira injustiça com a Chapada do Apodi, que é a grande produtora de royalties, mas que em nenhum momento houve retorno em investimento nessas estradas, citando vários nomes de moradores que estão aflitos, esperando os políticos que lá obtiveram votos, e que não mais regressaram ao local.

Sobre o episódio onde o esposo da prefeita ter ligado para o programa dos Vereadores, ele se disse frustrado com o mesmo por ter tentando denegrir a imagem de um homem público, disse está exercendo seu trabalho com dignidade, e que se fosse “baixo” procuraria saber onde o chefe de gabinete trabalha a mais de 20 anos, sem executar de fato sua função, mas que não é de sua índole e encerrou sua fala.

Nilson afirma que também poderá ser candidato a prefeito de Apodi


No grande expediente o vereador Nilson Fernandes disse que acompanhou todos os discursos atentamente, frisando que este é o papel de um vereador, mas lamentou que alguns colegas as vezes levantem assuntos sem o devido conhecimento dos mesmos.

Ele exultou o trabalho do Vereador Evangelista, pedindo que o mesmo continue com este trabalho, pois é assim que se comporta o homem público, dizendo que está no caminho certo.

Nilson disse que em um futuro bem próximo também poderia ser candidato a prefeito de Apodi, porque não se tem nenhuma objeção a isso, pois sabe do seu trabalho realizado, que tem um partido forte e que poderia sim ser um candidato a prefeito de Apodi.

O Vereador atacou subjetivamente o professor Flaviano afirmando que o presidiu a ACDA, que ao invés de melhorar o clube, fez com que o mesmo ficasse mais pobre, pedindo à população para que abrisse os olhos, pois tem gente que banca de bonzinho, mas que na verdade não é aquilo que se pinta de verdade, em sua maioria são enganadores.

Sobre os Blogs de nossa cidade Nilson disse que se nota a olho nu, que alguns Blogs são tendenciosos, mas que isso é normal, pois entende que isso é democracia. “Um feliz carnaval para todos” encerrou Nilson Fernandes.

Projeto de Lei 003/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Reconhece a Fundação Dário Pereira de Apodi, como utilidade pública, já que a mesma tem fins filantrópicos. A mesma é coordenada pelo empresário Bráulio Ribeiro.

Em votação o Projeto foi APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei 008/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes


O projeto dá nome a UBS da Chapada de Apodi de Dalton Cunha, pai do empresário Dalton Filho.
Nilson explicou que o titulo é merecido, pelo grande homem que foi.

O Projeto de Lei foi APROVADO de forma unânime.

Projeto de Lei – 010/2011 – De autoria da casa


Concede aumento aos funcionários da CMA, conforme prevê a lei.

AROVADO de forma unânime sem discussão.

Projeto de Lei 004/2011 – De autoria do Poder Executivo


Autoriza o poder público municipal a abrir crédito adicional especial até o limite de 635 mil reais.

Parecer da comissão de finanças e orçamento – Disse que o projeto está fundamentado no bom funcionamento do poder público. Diz está de acordo juridicamente, sem nenhuma restrição.

Em discussão Junior Carlos disse ser contra, assim também como Chico de Marinete, e Genivan Aires. Já Arnaldo disse ser favorável do mesmo modo Ângelo se mostrou favorável a aprovação do Projeto.

Em votação o Projeto foi APROVADO por 5x3.

Projeto de Resolução 002/2011 – De autoria do Vereador Nilson Fernandes



Concede titulo de cidadão apodiense ao empresário Dalton Cunha Filho. Nilson justificou os relevantes trabalhos prestados pelo mesmo a Apodi, sendo, portanto merecedor da honra.

Em discussão, Evangelista disse que tem feito caminhadas com o mesmo, que tem demonstrado que gosta de fato de Apodi, que foi um dos primeiros homens do Brasil em se formar em ciências da computação, ou seja, fincou raízes aqui nessa terra.

Em votação o projeto foi APROVADO à unanimidade.

Requerimento 017/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


Pede a prefeita que autorize a secretaria de obras a fazer a recuperação da estrada do Assentamento Nova Descoberta, visando a escoação imediata da produção de melancias.

APROVADO de forma unânime.

Requerimento 018/2011 – De autoria dos Vereadores Genivan Aires e Chico de Marinete


Pede que o poder executivo preste esclarecimentos relacionados a valores aprovados anteriormente pela casa, valores aprovados de forma suplementar e não executados.

O requerimento foi APROVADO por 5x3.

Requerimento 019/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Que seja reiterado o pedido de limpeza e calçamento do Bairro Baixa do Caic e Bacural II.

Em votação APROVADO de forma unânime.

Requerimento 020/2011- De autoria do Vereador Ângelo Suassuna


Pede que envie oficio a prefeita para urgente recuperação das duas únicas ambulâncias de nosso município, pois ambas estão paradas a um longo período.

APROVADO de forma unânime pela casa.

Requerimento 021/2011 – De autoria do Vereador Hélio Machado


Reitera requerimento de colegas para pavimentação de Rua no Bairro Bacural II.

APROVADO de forma unânime.

Moção de pesar 003/2011 – De autoria do Vereador Evangelista


A ilustríssima família da Senhora Expedita Tavares Alves, falecida no mês de janeiro passado que residia no Assentamento Nova Descoberta

APROVADA de forma unânime.

Moção de pesar 003/2011 – De autoria do Vereador Arnaldo Costa


A família de Corina Ferreira Lima, pelo seu falecimento no ultimo dia primeiro de março do corrente ano.

APROVADA de forma unânime.

Indicação 002/2011 – Do Vereador Arnaldo Costa



Indica ao secretario de segurança de estado, realização de estudo para construção de um posto policial na comunidade de Melancias.

APROVADA de forma unânime.