quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Vereador Ângelo cobra construção do novo cemitério para Apodi


O vereador Ângelo Suassuna foi o primeiro inscrito do pequeno expediente na manhã desta quinta-feira, 10 e falou da leitura do expediente afirmando que apresentará algumas moções do pesar.

Seguindo ele falou sobre o problema do cemitério, disse que a prefeita se quer iniciou a ampliação do cemitério do IPE, enfatizando que se ela não fez ainda a ampliação desse, imagina a construção de um novo cemitério o que causa preocupação a casa.

Ele ainda disse que o caso é caótico, gravíssimo, pois no hospital não tem atendimento a população e como agravante agora esta questão do cemitério, que não se tem como uma pessoa morrer.

Ângelo disse que acompanhou nos jornais que o governo do estado vai iniciar a distribuição de sementes, por isso existe a preocupação da casa em saber como anda o programa corte de terra, da PMA, pra que os mesmos possam beneficiar todos os agricultores de todas as regiões de nossa cidade.

Quanto ao corte de terra o Vereador Ângelo disse que a prefeitura não deve demorar, pois tem recursos e não tem necessidade de ficar esperando por ninguém, pois o inverno passa e o agricultor não terá como plantar.

Ele recebeu apartes de Arnaldo Costa, Evangelista e de Chico de Marinete, também preocupados com esta espera do poder público pela Petrobras, pois isso atrasa o planejamento dos agricultores mais necessitados que não têm condições de arcar com as despesas do corte de suas terras.

Vereador reclama de excesso de planejamento do município


No grande expediente o vereador Genivan Aires iniciou seu discurso falando de um ponto critico que é a questão dos cortes de terra, informando que esteve ontem em uma reunião do fórum das associações, onde ouviu do secretário Eron Costa que tudo estava caminhando dentro do planejamento, mas que a realidade junto aos agricultores era outra totalmente diferente, e que o programa não estava chegando a todos.

O Vereador falou ainda do caso do abatedouro público, convidou aos colegas para fazerem uma visita ao mesmo, e checar se de fato o órgão estaria funcionando como pregou o secretário, fazendo mais um convite aos colegas para fazerem parte do evento do FUMAC.

Genivan frisou que o governo Goreti Pinto só fala em planejamento, mas execução não existe, citando o caso do cemitério público municipal, pois faz um mês que a casa debate isso e nada ainda foi feito, deixando a população a mercê mais uma vez.

O Vereador lamentou o porquê da diminuição das modalidades da realização dos jogos carnavalescos de verão, passando existir apenas futsal e o rally esse ano, ele disse não entender o porquê da mudança, porque diminuir se foi sucesso o modelo do ano passado.

Presidente questiona afirmações de mídia eletrônica


O Vereador Evangelista, presidente da casa, usou da tribuna da casa, informando que esteve em alguns locais esta semana, e se comprometeu em trazer as informações às pessoas de Apodi, levar na tribuna algumas reivindicações da população.

Ele disse que visitou o calçadão da Lagoa do Apodi, afirmou ser lindíssimo, algo sonhado por Apodi, mas que lamenta a mesma não ter sido ainda inaugurada, e não ver como aceitar a realização do carnaval ali sem que antes seja inaugurado, lembrando o nome do ex-prefeito Pinheiro como sendo o grande idealizador do mesmo, enfatizando que os que hoje fazem parte da administração atual, tratam com desdenho a Pinheiro, mesmo que outro momento já estiveram perto dele, pois o ex-prefeito merece o devido respeito pelas realizações para Apodi.

Evangelista estabeleceu um paralelo de gastos com agricultura e carnaval em Apodi, frisando que a disparidade entre as duas obras é enorme, afirmando que não é em momento algum contra e realização da grande festa que é o carnaval, mas que deve haver uma equidade entre as duas situações, já que a realização de um carnaval como este demanda gastos enormes ao município.

O Presidente lamentou a situação de moradores da comunidade de Santa Cruz, que a quatro meses têm a bomba que abastece a comunidade quebrada, prejudicando a centenas de pessoas daquela região que é mais conhecida como a região de Antonio de Quincas.

Evangelista reclamou da mídia eletrônica, que o acusou de está copiando o modo de fazer política do grupo denominado de nova geração, disse que foi a reunião de Aurora da Serra porque o presidente Damião e seu amigo Fuba o convidaram que considera a crítica injusta, pois sempre gostou de reuniões, que não entendeu o porquê de tanta critica com relação a isso, pois isso só pode ser questão política, pois fora disso não existe outra explicação plausível.

“Considero a Aurora da Serra minha segunda casa, por isso acho injusto que me critiquem por ir essa reunião lá, fui convidado já pelo presidente da associação Damião para assistir a Assembléia geral da comunidade amanhã, e vou está presente’ encerrou Evangelista.

Nilson afirma que nova geração tem Blogs a seu serviço


Em um aparte ao Vereador Evangelista, o vereador Nilson foi solidário ao presidente, afirmando que o grupo da Nova Geração tem quatro ou cinco Blogs ao seu serviço, e que a forma como tratam os demais grupos políticos é com desdenho.

Nilson disse que sempre foi uma prática dos políticos se reunir, mas que o grupo da nova geração, quer ser o dono da verdade, são certos demais e acham que tudo de bom parte deles.

Vereador Nilson Fernandes reclama de carros de som que usam som exorbitante


O vereador Nilson Fernandes iniciou seu discurso pedindo a secretaria da casa que enviasse requerimento ao poder executivo, pedindo um estudo de viabilidade para construção de uma quadra de esportes na comunidade de Poço de Tilon, por considerar uma comunidade importante e que gosta de esportes.

Ele lamentou a perca por morte do saudoso Zé Bolinha, afirmando ser um cidadão de bem, que nos deixou e por isso que isso pediu ao Vereador Ângelo para subscrever moção de pesar a família do mesmo.

Nilson ainda pediu a secretaria da casa, que trouxesse a lei que regulamenta os carros de som de nossa cidade, deixando claro que não é contra os mesmos, pois entende ser o ganha pão de pessoas em nossa cidade, mas que tem que se regularizar a questão como esses carros de som são usados, são alto demais, atrapalham aos comerciantes que diariamente o procuram por conta este problema.

Nilson lembrou o saudosismo dos carnavais de Apodi, falou dos primeiros carnavais realizados em Apodi, inclusive lembrando que foi um dos idealizadores do mesmo com o apoio na época do prefeito Pinheiro que acatou idéia, e que até hoje perdura em nossa cidade.

Vereador Chico lamenta disparidade entre gastos com carnaval e agricultura


O Vereador Chico de Marinete usou da tribuna da casa, como último inscrito do grande expediente, nesta quinta-feira,10 saudando a todos os ouvintes de rádios e pessoas presentes a casa.

Ele disse não ser contra a realização do carnaval, que é uma festa grandiosa, mas que entende que é lamentável que em apenas quatro dias, se gaste o que será gasto em quatro anos com a agricultura.

Chico discordou sobre o numero de horas oferecido aos produtores, disse ser muito pouco, que já era pouco na época de Pinheiro, onde eram oferecidas duas horas, e que agora com a diminuição para uma hora e meia, fica mais difícil ainda a situação dos agricultores.

Vereador Hélio sugere transparência na contratação das bandas para o carnaval


O Vereador Helio Machado pediu por questão de ordem a palavra antes do termino do grande expediente e sugeriu ao Presidente Evangelista e toda casa cobre do executivo, os valores das bandas contratadas para o carnaval 2011.

Hélio sugeriu que o Poder Público faça isso, que haja de forma transparente, que apresente a casa e a população a prestação de contas do carnaval deste ano, como forma de mostrar zelo com o dinheiro do povo.

Vereador Nilson pede vistas a emenda 001/2011


A Proposta de emenda a lei orgânica 001/2011 de autoria da mesa diretora, foi lida pelo primeiro secretário Chico de Marinete, e em seguida colocada em discussão pelo presidente João Evangelista.

Nilson disse entender que a proposta modifica a nossa Lei Orgânica, e por isso tem que ser mais debatida, o que foi acatado prontamente pelo Vereador Evangelista, presidente da CMA.

Requerimento 004/2011 – De autoria de Genivan Aires


Requer informações da PMA dos contratos de máquinas que prestam contas ao nosso município, com detalhes, como valores donos dos veículos, em quais secretarias estão lotados.

Colocado em votação o Requerimento foi REPROVADO por 5x2, sendo arquivado na secretaria da casa.

Requerimento 003/2001 – Do Vereador Helio Machado


Requer estudo de viabilidade para pavimentação do Conjunto Habitacional Dona Santosa, junto ao fórum municipal, o Vereador dispensou justificativa em plenária, pois sabe que o secretário conhece a realidade que vive aquele povo.

O Requerimento foi APROVADO por unanimidade por todos os Vereadores.

Vereador Evangelista apresenta três Requerimentos


O Vereador Evangelista apresentou nesta quinta-feira,10 três requerimentos, ambos destinados ao poder executivo, os números dos requerimentos, 005/006/007/2011

No primeiro Evangelista solicita informações sobre o programa de corte de terras, se haverá de fato ou não, quantos tratores serão contratados, e demais informações. No segundo o Presidente pede informações da prefeita sobre o porquê da não inauguração do complexo turístico da Lagoa do Apodi. No último ele pede providencias urgentes para o concerto da bomba da comunidade de Santa Cruz, conhecida como a bomba de Antonio de Quincas.

Os três Requerimentos foram APROVADOS por unanimidade

Requerimento 008/2011- De autoria do Vereador Paulo de Telécio


Solicita compra de material de segurança para garis de nossa cidade, pois segundo o Vereador, os mesmos não estão com a devida proteção, roçando mato, trabalhando com lixo sem a menor proteção, essa foi a justificativa em plenária do Vereador Paulo.

O Requerimento foi APROVADO à unanimidade.

Moção de pesar – 001, 002/2011 – De autoria do Vereador Ângelo




O Vereador Ângelo Suassuna pediu a casa que enviasse moção de pesar as famílias da senhora Raimunda curioso de Castro, falecida nesta quarta-feira, e ainda do Senhor José de Oliveira Câmara, mais conhecido por Zé Bolinha.

As moções de pesares foram APROVADAS de forma unânime

Moção de pesar 003/2011 – Do Vereador Helio Machado


O Vereador Hélio Machado pediu a casa que enviasse moção de pesar a senhora Marlete Reginaldo, na Rua Margarida de Freitas, e todos os demais Vereadores pediram para subscrever a moção.

A moção foi APROVADA de forma unânime.