quinta-feira, dezembro 16, 2010

Última sessão da CMA de 2010


A Câmara Municipal de Apodi, através de seus nove Vereadores realizou nesta quinta-feira, 16 a última sessão ordinária de 2010, no auditório Bevenuto José de Paiva, na Rua Ademar Leão da Silveira.

Com auditório lotado com várias representações da sociedade, como Universitários, agricultores, radialistas, professores, funcionários da Casa, desportistas entre outras, a sessão foi extensa com muitos discursos e uma pauta razoável para ser discutida e votada.

O Clima foi amigável principalmente na votação dos Projetos que foram aprovados todos a unanimidade, pelos Vereadores, que usaram do grande e pequeno expedientes, primordialmente para fazer um balanço desses dois primeiros anos de legislatura.

A partir de hoje os Vereadores entram em recesso, mas a Câmara deverá funcionar dois dias por semana ao público, segundo portaria do Presidente da CMA Evangelista, retomando as atividades legislativas na segunda quinzena de janeiro de 2011.

Representante de Cooperativa explica funcionalidade da mesma


O Presidente da Câmara Municipal de Apodi, cumprindo o regimento da Casa, suspendeu logo no inicio da Sessão a mesma para ouvir explicações do Jovem Francisco Rubelânio representante da CREDIOESTE SOL, cooperativa com sede em Apodi.

Ele explicou inicialmente que a mesma é uma cooperativa de crédito que visa atender anseios de uma classe, assim como acontece com as demais, e que a classe em destaque nesse caso, são os agricultores familiares da região.

Ainda na sua fala de dez minutos, onde foi suspensa regimentalmente a sessão, Ruberlânio explicou as quatro formas de captação de recursos da cooperativa, especificando cada uma para os Vereadores apodienses e público presente ao auditório Bevenuto José de Paiva.

Por fim ele informou aos presentes que o número de sócios hoje da CREDIOSTE SOL, é de 478(quatrocentos e setenta e oito), espalhados em várias cidades da região, mas que o maior número é em Apodi, informando inclusive que seu presidente é da cidade de Janduís, frisando que o atendimento ao público é especializado e pessoal, o que torna mais atrativo que em agencias bancárias locais.

Pequeno Expediente: “Fui eleito para ajudar o povo” diz Paulo


Usando do pequeno expediente na Sessão desta quinta-feira, a última do ano, o Vereador Paulo de Telécio fez um balanço sobre seus dois anos de trabalho, começando agradecendo ao secretário de obras do município Moésio Fernandes, por ter executado ações por ele solicitadas na comunidade de Melancias, inclusive parabenizou a prefeita pela aquisição de máquinas para Apodi.

Ele em seguida foi um relato de seu trabalho junto a saúde das pessoas, que é convicto que não é de fato seu trabalho, mas que o trabalho vai continuar pois a necessidade da população é muito maior que conceitos de pessoas que o julgam.

Em aparte do Vereador Hélio da Ambulância, recebeu apoio, onde o Vereador que desenvolve trabalho similar, disse também que sabe que este trabalho não é de fato do Vereador, mas as pessoas que procuram no SUS esses atendimentos não encontram, por isso recorrem a eles que não podem deixar o povo morrer a míngua.

Paulo disse que o trabalho vai continuar enquanto ele for Vereador, que fará o que for preciso para ajudar as pessoas, que usará de suas amizades e influencia para ajudar a quem precisa que são as pessoas mais pobres.

Pequeno Expediente: Júnior Carlos pregou: Vamos continuar de mãos dadas


No pequeno expediente o Vereador Junior Carlos começou usando seus cinco minutos exaltando a transmissão da sessão pelas rádios locais, frisando que em 2011, o trabalho será ampliado pela casa.

Com um discurso apaziguador Júnior Carlos pediu compreensão dos colegas pelos embates deste ano, que as discussões são salutares, mas sempre visando com que as coisas aconteçam em pro do povo, pedindo desculpas por alguma rispidez de sua parte ao longo do ano, mas justificou como vontade de acertar.

Ele pediu desculpas aos moradores de bairros e comunidades onde não foi possível chegar ao longo desses seus primeiros dois anos de mandato, justificando que o trabalho foi mais focalizado principalmente onde ele construiu as quadras de esportes.

“Vamos está unidos, situação e oposição em busca do crescimento de Apodi. Vamos dá as mãos e fazer com que esta cidade se desenvolva” finalizou Junior Carlos.

Pequeno Expediente: Nilson enaltece aquisição de 16 máquinas e veículos pelo município


O Vereador Nilson Fernandes também usou da palavra do pequeno expediente da CMA, nesta quinta-feira, onde iniciou seu discurso pedindo envio de moção de pesar, a família de Dona Marta Gurgel, de uma comunidade rural de nosso município.

Em seguida o Vereador parabenizou a prefeita por respeitar o funcionalismo público, por ter pagado o 13º salário dos servidores, gerando impacto no comercio local.

Nilson ainda nominou a aquisição de 02 carros coletadores de lixo, 02 caçambas, 01 trator de esteira, 03 Kombis, 01 Sprinter, um Baú isotérmico, e aquisição de um veiculo próprio para o gabinete, fazendo uma conta total de 16(dezesseis) veículos no total, o que segundo o Vereador dá em média uma aquisição de um veiculo a cada 45 dias da gestão da prefeita Goreti Pinto.

Pequeno Expediente: “Estou me sentindo um senhor Vereador” afirmou Chico de Marinete


O Vereador Chico de Marinete a exemplo dos colegas que o antecederam usando de igual modo a palavra durante sessão desta quinta, fez um balanço de seu mandato, o que aprendeu o que fez o que foi de fato vantajoso nesse período.

Ele disse que no inicio do mandato foi difícil, mas tem estudado muito e continuará estudando mais, para que ao fim do seu mandato possa ter servido ao povo de Apodi como ele merece, ou seja, com o seu melhor.

Chico ainda fez um paralelo entre veriar e legislar, afirmando que muitas vezes o Vereador sai desses focos, mas não é por querer, mas por necessidade gritante da população que é carente.

“Sinto-me um senhor Vereador e vou continuar estudando para servir ao povo de nossa cidade, no que for possível, como puder” finalizou Chico.

Pequeno Expediente: “Estou 70% decepcionado” externou Genivan Varela


O último inscrito do pequeno expediente, redondamente da última sessão de 2010, o Vereador Genivan Varela, contrariou a linha de discursos de seus colegas e fez um desabafo.

Ele disse que está 70% decepcionado, não com ele, não com os Vereadores, mas com a prefeita, pelo trabalho não realizado, já que se tinha uma expectativa enorme com relação a administração da mesma.

Segundo a mesma linha ele disse que achou sim interessante a aquisição de 16 veículos por parte da PMA propagado anteriormente por seu colega Nilson Fernandes, mas que mais importante que isso seria a instalação de um Campus Avançado em Apodi, uma universidade que viesse premiar a todos, não só agora no presente, mas também no futuro, tendo respaldo de quase uma dezena de Universitários que esteve no auditório da Câmara hoje, frisando que esta deveria ser a bandeira de Goreti pelos próximos dois anos.

No final ele ainda cobrou do secretário de obras de Apodi, a execução das obras de recuperação das estradas vicinais de Apodi, afirmando que a CMA já aprovou um montante de 200 mil reais a mais de 45 dias, e que nada foi ainda executado.

Grande Expediente: “O Maior Poder de uma cidade são as pessoas” disse Evangelista


O Vereador Presidente da CMA, João Evangelista abriu o pequeno expediente na manha desta quinta-feira, conclamando aos colegas a fazer uma analise sobre o trabalho realizado pelos Vereadores ao longo desses dois anos.

Ainda sobre o trabalho realizado pela CMA, Evangelista disse que nota que hoje uma grande maioria da população e a própria prefeita entendem que a cidade não é administrada somente pelo executivo, mas que precisa do respaldo dos nove Vereadores.

Ele fez menção as palavras do seu colega Vereador Arnaldo Costa, quando ainda no inicio o disse que ele iria ter dificuldades no exercício do seu mandato, e que de fato elas se apresentaram principalmente por parte das pessoas que vivem de especulações, que entendem que são hoje uma minoria, citando o caso do Vereador Ângelo que foi bombardeado só porque esteve reunido com a prefeita recentemente.

Por fim o Presidente que recebeu a partes de Ângelo e Hélio disse se sentir feliz, por entender que o político deve ter espírito publica, de acordar logo cedo com o desejo de fazer algo para ajudar alguém, em prol do povo, por isso se sente feliz pelo trabalho realizado ao longo desses dois anos.

Grande Expediente: Chico de Marinete lamentou não reconhecimento ao trabalho dos Vereadores


Também no grande expediente o Vereador Chico de Marinete usou da palavra, frisando inicialmente que não iria usar os dez minutos conferidos a ele pelo regimento, e em seguida pedindo que a Casa enviasse moção de pesares a família de Chico de Zé Fininga, na comunidade de Poço de Tilon, que é parente do jogador Apodi.

A exemplo de seu colega de partido Genivan, ele também cobrou o inicio das obras de recuperação das estradas vicinais de nosso município, por parte da secretaria de obras, informando que faz 45 dias que os recursos foram aprovados, mas que nada foi executado, onde foi aparteado por Paulo de Telécio informando que esteve com o secretário e que já na próxima segunda-feira as obras devem começar.

Ele ainda falou de um compromisso seu e do Presidente Evangelista que estarão promovendo o Natal das crianças neste sábado e domingo, respectivamente do Assentamento Moacir Lucena e Sitio do Góis, que sabe que este não é o papel do Vereador, mas que não custa nada levar um pouco de alegria aquelas crianças.

Chico ainda enalteceu a eleição do seu colega Evangelista como presidente das Câmaras Municipais do RN, que isso é importante pois valoriza o trabalho que é realizado por todos os Vereadores de Apodi, lamentando que algumas pessoas ainda não tenham a maturidade para reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os Vereadores, encerrando desejando a todos um feliz Natal e um 2011 feliz.

Grande Expediente: Ângelo destaca emenda por ele proposta que beneficia Universitários


No grande expediente o Vereador Ângelo Suassuna usou da palavra que lhe foi conferida para fazer um balanço de seus mandato de dois anos como Vereador da cidade de Apodi.

Em seguida ele lamentou a ausência dos Poderes Estadual e Municipal, isso no tocante a saúde, ao atendimento básico a população, que sofre penalizada, por isso enalteceu o trabalho dos Vereadores Paulo e Hélio, que atuam brilhantemente nessa área.

Com relação ao trabalho realizado pelo Executivo, que tem a frente a prefeita Goreti Pinto, o Vereador afirmou que faltaram pequenas atitudes por parte da prefeita, exemplificando com o caso da iluminação pública, que não chega as comunidades, que é por demais deficitária.

O Vereador enumerou suas emendas ao orçamento 2011, destacando as seguintes:

• Emenda que beneficia aos Universitários de Apodi, emenda que dá condições a prefeita Goreti Pinto bancar integralmente, as passagens dos Universitários à Mossoró.
• Uma emenda no valor de 20 mil reais para recuperação da Pração do Museu em Soledade, por entende ser um pólo turístico importante de nossa cidade.
• Passagem Molhada ligando as Comunidades de Rio Novo e Garrafa, no Vale do Apodi, entre outras.

Finalizando ele usou uma frase metafórica afirmando: “Conversas existem muitas, mas a verdade é pouca”.

Grande Expediente: Junior Carlos embasa seu discurso em emendas parlamentares


Ao usar mais uma vez da palavra na sessão realizada nesta quinta-feira, dessa feita no grande expediente o Vereador Junior Carlos iniciou cobrando ação da prefeita relativa a construção de passagens molhadas no Vale do Apodi, e um estudo de viabilidade das mesmas, por ele proposto ambos ainda no orçamento deste ano e que não foram executados, em um total de mais de 1 milhão e duzentos mil reais.

Ele foi enfático, esse ano vou cobra ainda mais, não vou permitir que essas duas passagens molhadas não sejam construídas, beneficiando toda população do Vale do Apodi, sem seguida ele enumerou outras emendas de sua autoria e de consenso dos demais Vereadores para o próximo ano.

• Emenda que cria uma UBA (Unidade básica de atendimento)0000000 na região do Vale do Apodi.
• Emenda para construção de um complexo esportivo no Bairro Bico Torto.
• Uma unidade educacional Pólo da Região do Vale do Apodi.
• Iluminação completa entre a ponte na saída da cidade, até o Bairro Bico Torto.
• Construção de um centro comunitário no Sítio Cipó.
• Pavimentação total do Bairro Bico Torto.

Grande Expediente: Cobrança foi a tônica de mais um discurso do Vereador Genivan Varela


O Vereador Genivan varela também usou da palavra no grande expediente da última sessão deste ano, iniciando o mesmo lamentando que as suas emendas, não tenham chegado a todas as comunidades e bairros, mas entende que houve um entendimento entre os Vereadores e seguida destacou algumas de suas emendas.

• Passagem Molhada entre as comunidades de Poço Verde e Santa Cruz, na região da Pedra.
• Recuperação do Centro Comunitário da Comunidade de Água Fria, por entender seu o centro histórico.
• Pavimentação de Santa Rosa ao entroncamento da RN que liga Apodi a Caraúbas.
• Recuperação da quadra de esportes na Comunidade de Lagoa Rasa.

Ele destacou sua participação em um vento esportivo na Comunidade de Cápua, onde pernoitou ali, e viu de perto o problema daquelas pessoas que sofrem pela falta de iluminação pública, destacando que por esse fato as pessoas fazem “gambiarras” colocando em risco suas vidas, para não ficar as escuras, frisando que enquanto estava na sessão de um morador da mesa comunidade informando que a mesma passa por problema de água potável, e que o secretário desdenhou alguns moradores dali tratando de forma irônica os mesmos.

Ao final ele ainda cobrou do Executivo alguma resposta e execução relacionado aos cortes de terra, pois as chuvas já chegaram e até agora não houve por parte da PMA, nenhuma informação sobre o assunto. E encerrou seu discurso na Tribuna.

Grande Expediente: Nilson destaca desencontro de idéias entre os Vereadores


O Vereador Nilson Fernandes usou da Tribuna da Casa mais uma vez nesta quinta, para externar seus pensamentos sobre o final dos trabalhos legislativos, o inicio do recesso de fim de ano, a chegada do mês de dezembro e o sentimento que este fim de ano produz nas pessoas.

Ele frisou a questão interna da CMA, os desencontros de idéias, enfocando que voltou a apenas oito meses a casa, mas que é por demais vantajoso, pois acompanhou cada discurso de seus colegas e sentiu neles a felicidade de ser Vereador.

Ele elencou lutas do seu primeiro mandato exclusivas para o Vale do Apodi como a questão da tarifa verde e pela construção das passagens molhadas naquela região, informando que estas e outras lutas vão continuar durante o seu mandato.

No final de seu discurso ele trouxe uma mensagem natalina aos presentes ao auditório da CMA, e aos que ouviam através do rádio, em seu nome e de sua família, desejando boas festas á todos.

Pauta de votação desta quinta-feira


Projeto de Lei 056/2010 – Do Executivo - O projeto é o texto final da LOA (Lei orçamentária Anua), que foi dispensado das discussões, pois as emendas ao mesmo já haviam sido aprovadas na última sessão. APROVADO a unanimidade.

Projeto de Lei 084/2010 – Do Executivo – Projeto que cria a gestão democrática, gestão direta da merenda escolar, favorecendo a descentralização da compra a merenda, outorgando a responsabilidade de gerenciamento dos recursos ao próprio direto da escola. O projeto teve apoio em plenária de Hélio, Ângelo e Chico. APROVADO a unanimidade.

Projeto de Lei 085/2010 – Do Executivo – O executivo pede crédito adicional suplementar no valor de R$ 448, 000,00, valores atrelados ao FUNDEB, para pagamento da folha dos professores da rede municipal de educação. APROVADO a unanimidade.

Projetos 088, 089, 090/2010 – Executivo – Os três projetos tratam de remanejamento de rubricas, de secretarias do município com valores respectivos de 120 mil, 60 mil e 4 mil reais. APROVADOS a unanimidade.

Projeto de Lei 086/2010 – Do Executivo – Relacionado a alterações no Plano Pluri Anual, já que se fazia necessário devido a alteração na LOA, através de emendas legislativas. APROVADO a unanimidade.

Projeto de Lei 087/2010 – Do Vereador Ângelo – Dá nome a uma Rua Situada no Bairro Portal da Chapada de Oderico Barbosa, justificado em plenária pelo autor do projeto, como sendo o avô do conhecido comerciante local, Marcio Valdevino, e ainda foi subscrito pelo Vereador Chico de Marinete. APROVADO a unanimidade.

Projetos de Resolução 005 e 006/2010 – Do Vereador Nilson – Concede títulos de cidadãos apodienses aos Senhores, Edson Galdencio e Ivanildo Pinheiro Aires. Segundo justificativa do autor da resolução, ambos são os empreendedores do Hiper Mercado Queiroz em Apodi, grande geradores de empregos e renda ao município, o Vereador Ângelo subscreveu o Projeto. APROVADO a unanimidade.

Projeto de Resolução 007/2010 – Do Vereador Nilson – Propõe a criação da medalha de honra ao mérito Walter de Brito Guerra, defendida em Tribuna pelo autor do mesmo, por ser uma via de agraciamento a apodienses valorosos que merecem ser homenageados. APROVADO a unanimidade.

Indicação 007/2010 – Do Vereador Nilson – Prima pela recuperação dos orelhões da comunidade de Melancias, como pedido a empresa responsável a Oi, para fazer reposição dos danificados. Em discussão o texto foi modificado estendendo a todas as comunidades rurais. APROVADO a unanimidade.