quarta-feira, dezembro 01, 2010

Nota de Esclarecimento

Estado do Rio Grande do Norte
CÂMARA MUNICIPAL DE APODI
CGC (MF) 08.545.949/0001-89 – CEP 59.700-000
Rua Ademar Leão da Silveira, 190 – Betel – Apodi-RN – Tele fax (84) 3333-2138


GABINETE DA PRESIDÊNCIA


Assunto: Cobrança das taxas aos contribuintes, juntamente com o IPTU.



A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Apodi/RN, através de seu Presidente – Vereador João Evangelista, questionada por populares sobre a legalidade da cobrança das taxas de conservação de calçamento e de coleta de lixo, inclusas na cobrança do IPTU deste ano, informa que diante de tal questionamento, consultou a Assessoria Jurídica da Câmara sobre a cobrança destes tributos e a mesma informa que a taxa de conservação de calçamento (logradouro público) é instituída pelo artigo 176 do Código Tributário Municipal, que também institui a taxa de coleta de lixo, pelo artigo 165 do mesmo diploma legal. Porém, segundo a Assessoria jurídica, o que pode está ocorrendo é erro de cálculo na apuração do valor cobrado, pois, há casos em que a taxa de coleta de lixo tem valor superior ao próprio imposto, o que é inadmissível em razão do tipo do tributo. Isto precisa ser esclarecido pelo Poder Executivo. A Câmara vai pedir ao Executivo que esclareça sobre essa disparidade.



Apodi/RN, em 01 de novembro de 2010.

Prefeita garante ao presidente da câmara que, em breve, Apodi será uma cidade da qual todos irão se orgulhar.




O presidente da câmara, Evangelista Menezes, esteve com a prefeita Goreti Pinto na semana passada, representando os demais vereadores, na qual tiveram uma longa conversa sobre a administração e das dificuldades para se resolver os problemas.

"A prefeita falou dos seus anseios e da sua vontade, que muitas vezes não é suficiente para resolver os problemas e eu coloquei que a camara não será obstáculo para qualquer ato ou projeto que venha beneficiar Apodi, mas que não iremos perder a nossa independência jamais", frisou Evangelista.

O presidente ouviu da prefeita a promessa de que em breve Apodi será uma cidade da qual todo apodiense poderá se orgulhar, porque é hora de colher os frutos de todas as negociações políticas em Natal e em Brasília. "Torcemos para que isso aconteça", revelou o presidente.