quinta-feira, novembro 18, 2010

Chico falou da união da sociedade para conquistar avanços sociais



O vereador Chico de Marinete falou sobre as lutas da sociedade para conquistar melhorias para a população, através dos convênios, conseguindo avanços para o município e citou a bandeira levantada pelo deputado federal  Fábio Farias para que Apodi tenha um núcleo da UFRN.

Após falar da lutas encampadas pelo saneamento básico do município, Chico também lembrou que a  sociedade só conseguiu conquistas importantes, como a urbanização da barragem Santa Cruz e do Lajedo de Soledade, porque tudo começou com debates e movimentos, que culminaram com as obras.

Genivan Varela reitera pedido feito à secretaria de Urbanismo há mais de um ano




Demonstrando preocupação não apenas com as estradas vicinais, Genivan Varela reiterou pedido de Júnior Carlos há mais de um ano,  para que a rua Francisco Raposo, no Bacurau, seja pavimentada e que a rua Joana Ester Soares, para que os problemas provocados pela sujeira, matagal e calçamento mal feito, seja resolvido.

Como desportista que acompanha todos os jogos realizados no Estádio Antônio Lopes Filho, Genivan falou da importância da realização da Copa Municipal e aproveitou para convidar os vereadores para também assistirem os jogos que acontecem às terças, quintas, sábado e domingo.

Ângelo fez uma retrospectiva das ações judiciais movidas pelos vereadores contra a prefeita



Deixando de lado as críticas às promessas feitas pela prefeita durante a campanha, Ângelo Suassuna falou sobre a  função do vereador e fez um resumo dos dois anos de mandato e das cobranças que a população vem fazendo aos vereadores.

"Somos criticados por não conseguirmos resolver os problemas da população apodiense, como se não cobrássemos ações ou não fizéssemos nada para tentar melhorar as condições de vida da nossa cidade, mas tudo que temos feito nestes dois anos, foi cobrar, inclusive judicialmente, para que os projetos e requerimentos aprovados, sejam cumpridos pela prefeita", disse Ângelo.

O vereador ressaltou que as pessoas costumam perguntar porque a câmara não aciona a justiça, em determinados casos. "Temos 15 denúncias formuladas,  13 no Ministério Público Estadual e 02 no Ministério Público Federal que estão em processo de tramitação  e nós aguardamos providências da justiça", citou Ângelo.

Sobre as críticas de que os vereadores estariam apenas representando, Ângelo falou que seu objetivo ao fazer essas denúncias, é fazer valer o direito dos cidadãos, o que se configura no papel do vereador. "Ninguém aqui está fazendo encenação, queremos apenas cumprir com o nosso dever como legítimos representantes do povo", ressaltou.


Mais uma vez, Júnior Carlos demonstrou preocupação com as estradas, mediante a proximidade do inverno



Sempre insistindo no problema da recuperação das estradas vicinais e das passagens molhadas, Júnior Carlos lembrou que há cerca de Há 15 dias, os secretários municipais de Urbanismo e de Obras estiveram reunidos com as comissões da câmara e se comprometeram em resolver problemas considerados urgentes.

"A minha preocupação maior é com as péssimas condições das estradas, devido a proximidade das chuvas e não vemos as máquinas da prefeitura recuperando essas estradas durante a semana, mas no final de semana, elas são usadas para atenderem compromissos políticos individuais", denunciou Júnior, demonstrando indignação. 

O vereador Hélio Machado também compartilhou a indignação de Júniro e citou algumas estradas que ficarão intransitáveis, logo nas primeiras chuvas. 'Um dos pontos pedidos ao secretário de Obras foi a descida da ladeira do sítio Carrasco", enumerou Júnior, ressaltando a falta de compromisso do titular da pasta.


Nilson pediu a união dos vereadores para lutarem pelo saneamento e por melhorias na saúde do município




Na sessão de hoje, Nilson Fernandes pediu a união de todos os vereadores em prol da resolução de dois problemas que vêm sendo muito cobrados pela população apodiense: o saneamento básico e as péssimas condições de atendimento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho.

O vereador falou sobre o descaso na saúde do município e citou um caso de omissão de socorro que aconteceu nesta semana, quando um paciente morrreu porque o médico não veio atender. "Precisamos nos colocar no lugar dessas pessoas que vêm seus parentes morrerem sem que eles possam fazer nada", argumentou Nilson.

Sobre o saneamento básico, Nilson pediu que as preocupações em resolver os problemas de Apodi não seja somente em época de eleições. "Cadê as movimentações para salvar a lagoa de Apodi? Talvez essas manifestações só voltem a acontecer no próximo ano, com a proximidade das eleições. Precisamos de políticos comprometidos com as causas do município", disse.

O vereador sugeriu uma Carta de Intenções feita pelos vereadores, pedindo à governadora eleita,  providências urgentes para a melhoria do atendimento médico no Hospital Regional e a conclusão do saneamento básico. "Se nós não levantarmos a bandeira desta luta, não veremos os pequenos nem os grandes problemas serem resolvidos", concluiu.

Melhorias na saúde também é preocupação de Paulo de Telécio




Sempre preocupado com as condições de saúde da população apodiense, Paulo de Telécio relatou as dificuldades enfrentadas pela população carente quando precisa de serviços na área da saúde e citou vários casos em que os pacientes ficam meses à espera de um simples exame. Esperamos que a governadora cumpra com as melhorias que prometeu neta área tão carente de ações".

Hélio Machado pede providências à secretaria de Urbanismo para resolver problema de esgoto em escola do município


Sempre muito objetivo nas suas colocações, Hélio Machado relatou uma visita que fez ao à Escola Municipal 12 de Outubro, nas Malvinas, onde constatou um esgoto a céu aberto prejudicando os alunos daquela instituição, com a proliferação de insentos devido o acúmulo de mato, lama e sangue  que vem do açougue. O vereador pediu providências ao secretário de urbanismo para que o problema seja resolvido com urgência.