quinta-feira, novembro 04, 2010

Júnior Carlos lamentou no município ainda existir comunidades sem acesso à energia elétrica



O vereador Júnior Carlos, em seu pronunciamento destacou a matéria principal do RN TV  de hoje ser  sobre Apodi. "A reportagem mexeu comigo, porque revelou que no sítio Cipó, tem residência construída há 65 anos e  a energia elétrica nunca chegou lá", lamentou. 

"Em pleno século 21, é inconcebível existir ainda pessoas sem esse importante benefício; onde o rádio e a TV funcionam a pilha", frisou o vereador, lembrando que na Baixa do Tubarão Também existe pessoas  que passam pelo mesmo problema. "É uma tristeza ter irmãos sem acesso a esse benefício tão essencial em nossa vida", completou.

Ao final do discurso, solicitou através de requerimento verbal, o conserto da bomba e água  que abastece  a comunidade do sítio Juazeiro, onde há duas semanas a bomba está quebrada e os moradores estão sem água potável.


Evangelista voltou a falar da importância do legislativo




Ao iniciar o seu discurso, o presidente da câmara, Evangelista Menezes, lembrou que hoje é Dia do Amigo da Escola, uma iniciativa sem fins lucrativos que vem contribuindo com a melhoria da qualidade da educação . "É uma idéia magnífica e que merece a atenção dos nós políticos", ressaltou.

Em seguida, voltou a falar da importância de ser vereador. "Sei que está se tornando repetitivo, mas cada dia mais, me convenço  mais do quanto  devemos buscar o verdadeiro papel do vereador e quero alertar a prefeita para que ela entenda de uma vez por todas, a importância do legislativo", insistiu. 

"Ao ler as notícias, hoje pela manhã, vi o homem mais poderoso do mundo, Barack Obama, dizer uma frase que para mim, vai se tornar célebre. Ele reconheceu humildemente, que não tomará mais nenhuma decisão sem antes consultar o congresso dos EUA", relatou Evangelista.

E o presidente prosseguiu com o raciocínio, ressaltando que as respostas para a solução dos problemas existentes em Apodi estão na câmara. "Nesta casa, estão os cidadãos escolhidos pelo povo para representá-los. Quem de nós não está preocupado com os seus eleitores e com o povo", indagou Evangelista, lembrando que a prefeita já foi vereadora e que deveria entender melhor essa função.

"Estive em algumas comunidades e constatei  pequenos problemas. São coisas que só vê quem está preocupado com o povo. Presenciei uma senhora da Soledade ver com tristeza uma pessoa levar água em um balde, da sua casa, para fazer a limpeza do túmulo dos seus entes queridos. Estou aqui falando em nome dessa mulher",enfatizou o presidente.

E citou inúmeros problemas existentes nos bairros e nas comunidades, do município como no bairro Portal, próximo ao Zenilda Gama, onde não passa a coleta de lixo. "Imagine a situação dessas pessoas, que têm que transportar lixo em seus veículos. São elas que nos procuram e querem respostas para os seus problemas" frisou Evangelista.

O presidente falou ainda do Assentamento Baixa Verde, que não tem iluminação pública, apesar de pagarem uma taxa para receberem esse serviço. Do Distrito de Melancias, onde as pessoas que precisam de um abrigo de passageiro, colocaram uma carnaúba e aguardam o transporte sentados num banco improvisado.

"São situações que nos são colocadas e por isso queremos que a  Senhora Prefeita, atenda os requerimentos dos vereadores, porque eles são os legítimos representantes dos filhos de Apodi e nada mais justo que eles sejam atendidos, pois é o mínimo que esperam de nós", cobrou o presidente.
 

Requerimentos aprovados na sessão de hoje


De autoria de Evangelista Menezes, foram aprovados quatro requerimentos: o de nº 043/2010, solicita à prefeita providências para a colocação de luminárias no Projeto de Assentamento Baixa Verde, na Chapada do Apodi. O de nº 044/2010 solicita a construção de um abrigo de passageiros no Distrito de Melancias, nas proximidades da residência da Senhora Niná.

O requerimento de nº 045/2010 pede que sejam tomadas providêncas por parte do executivo para que seja colocada água no cemitério público do Distrito de Soledade. E o de nº 046/ 2010, pede providências para a coleta de lixo domiciliar na rua Maria Gomes de Oliveira, no bairro Portal da Chapada. 


Aprovação de recursos para pagamento de água e energia das secretarias municipais, evitará caos na administração do município




Foi aprovado na sessão de hoje, o Projeto de Lei nº 070/2010, de autoria da prefeita Goreti Pinto, que pede autorização de crédito suplementar no valor de 301.000,00 para pagamento de água e energia de todas as secretarias . 

"Caso o projeto  não seja aprovado, as secretarias municipais não teram como funcionar, pois ficarão sem o fornecimento de água e luz, já que o atraso no pagamento das faturas estão com o prazo esgotado", justificou o presidente Evangelista Menezes, ao colocar o projeto em votação.

Ângelo Suassuna fez questão de lembrar que "se fôssemos radicais, deixaríamos que a prefeitura ficasse sem funcionamento, sem água e sem luz, mas exercemos a nossa função com muita responsabilidadee não podemos penalizar a população que precisa destes serviços", enfatizou.

"É inadmissível a falta de planejamento e de competência, de uma equipe que planejou o orçamento para um ano e não teve capacidade de alocar recursos para pagamento de serviços básicos, como água e luz", destacou Genivan Varela. 

Para Chico de Marinete,  evitar o caos na administração municipal, demonstra que a oposição é feita com rigor, mas "não somos insensíveis a ponto de deixar acontecer o caos na administração, sem a utilização de serviços básicos".