sexta-feira, setembro 10, 2010

Programa da casa de taipa vira pesadelo para moradores do São Lourenço II



Ângelo conversou com pessoas que seriam beneficiadas com as casas


Casas em fase de conclusão


A tão sonhada casa que o presidente lula mandou, continua distante


Falta dinheiro para conclusão da obra



Na sessão de ontem, o vereador Ângelo Suassuna, a exemplo dos demais vereadores de oposição,  cobrou a realização de ações que a prefeita prometeu em campanha, sempre citando e mostrando as propostas contidas numa revista distribuída durante o pleito de 2008.
 
O vereador relatou uma visita ao sítio São Lourenço II,  onde estão sendo construídas casas populares, em substituição às casas de Taipa, com dinheiro da FUNASA. " A obra teve o empenho do saudoso Nélio Dias, na gestão passada e agora, os recursos foram liberados apressadamente, quando a prefeita assinou uma ordem de serviço antes do dinheiro ser contabilizado na caixa", denunciou Ângelo.
 
Segundo ele,  para cumprir com o prazo da lei eleitoral e concluir as casas antes da eleição, a prefeita não teve o cuidado de garantir que os recursos fossem liberados para uma conta específica da Caixa, destinado à construção das casas, que estão em fase de conclusão, faltando apenas o piso e a pintura. Mesmo assim, elas ão serão concluídas.

"O representante da caixa veio fazer as medições, mas o dinheiro não foi repassado  e algumas pessoas que tiveram a sua casa de taipa destruída, não têm onde morar. "A prefeita queria apenas barganhar votos com esse programa, porque ela além de não saber desempenhar sua função, tem um marido que promove o atraso do nosso município", acusou o vereador.



Vereador Júnior Carlos reclama da falta de compromisso da prefeita com as comunidades rurais




No seu discurso de ontem, Júnior Carlos relembrou promessas feitas pela prefeita Goreti Pinto, que não foram cumpridas, apesar de haver um acordo formalizado e assinado por ela, se comprometendo com a câmara de resolver dez problemas considerados emergenciais, em troca da aprovação de créditos suplementares no valor de R$ 6.820,00.

O vereador citou a reivindicação dos moradores de Melancias para que seja resolvido o problema das telas de proteção da quadra de esportes, que tem provocando acidentes. Houve um acordo com a prefeita, há mais de 06 meses e que ela garantiu que as telas já estavam compradas. "Agora, ela prometeu à comunidade de Juazeiro, 1.800 metros de canos para instalação de água nas casas. E mais uma promessa eleitoreira".

Sem esquecer o problema das estradas, Júnior cobrou respostas sobre as passagens molhadas do Vale, porque foi aberta apenas 7% da água da barragem e os acessos à zona rural estão prejudicados. "As pessoas do vale vão ficar ilhadas. É preciso urgência antes que o inverno chegue novamente", reclamou o vereador.

O vereador Nilson Fernandes se pronunciou sobre o assunto, informando que esteve no setor de engenharia da Caixa Econômica e que os recursos para a construção das passagens molhadas estão dependendo de um parecer técnico de Brasília para ocorrer a liberação. "Não é fácil fazer isso sem ter a legalidade", argumentou Nilson.

A argumentação foi contestada por Júnior: "o problema não é dotação orçamentária, é falta de compromisso e de capacidade de fazer, porque aqui foi votado e aprovado nesta casa, quase sete milhões de reais para vários setores". Indignado, o vereador avisou: "vamos parar, prefeita, de você e seus capachos colocarem culpa nos vereadores, pela sua incompetência".


Genivan Varela pede incentivos fiscais para atrair indústrias para o município



O vereador Genivan Varela dedicou parte do seu discurso à falta de incentivos fiscais por parte da prefeitura, para empresas que queiram se instalar no município, preocupado com a possibilidade de Apodi perder a instalação de uma sede regional da Rede Oeste, que abastece mercadinhos nesta região.

"Representantes da Rede Oeste  realizaram reunião na qual o professor Flaviano, eu e Chico de Marinete participamos. Trata-se de  um órgão que gera muitos empregos na nossa cidade e que está pleiteando um terreno para construir uma sede própria que funcionará como central da região Oeste, distribuindo produtos para outras cidades", explicou o vereador.

Genivan lembrou que, caso a prefeita não doe o terreno, a empresa irá procurar prefeituras de cidades vizinhas, para se instalar, beneficiando outros municípios. "Vai gerar emprego na construção civil e em outras atividades, porque será uma central de abastecimento para atender a toda região oeste", reforçou o vereador, dizendo não acreditar que a prefeitura deixe de doar o terreno.

Relatando sobre a promessa de camapanha da prefeita Goreti Pinto, que prometeu a criação de um parque industrial no município, Genivan relatou que outra empresa que está saindo do município de Apodi, por falta de incentivos fiscais,  é o Tempero Cheiro Verde, que gera em torno de 50 empregos. "É lamentável que não haja uma preocupação do poder executivo nesse sentido", disse Genivan.

Chico de Marinete pediu clareza com relação à aplicação dos recursos aprovados pela câmara




Em seu discurso na sesão de ontem, Chico de Marinete disse estar  tranqüilo por estar exercendo o seu papel de vereador, mas fica triste quando ouve de algumas categorias, como os motoristas, dizerem que a prefeita justifica o não pagamento deles, ao fato da câmara não aprovar projeto que pdem crédito suplementar.

"Recentemente, aprovamos mais de 2 milhões para a educação. Por que ela não paga? Quem não tem competência, costuma colocar a culpa nos outro", avalia Chico, acrescentando que não é função dos vereadores receber dinheiro para pagar transporte escolar. Ela manda o orçamento para aprovarmos e não utiliza os recursos como estão previsto", critica o vereador.

Chico pediu clareza dos fatos, com os projetos especificando onde a prefeita pretende gastar. "Aprovamos quase 7 milhões para que ela em troca resolvesse 10 problemas simples, como abrigo de passageiros, drenagem de esgoto, conserto de uma caixa de água e tela de proteção de uma quadra e nada disso foi honrado. É lamentável. Ficamos envergonhados de tanto cobrar e nada ser feito", desabafou o vereador.

Utilizando o espaço de Chico, o vereador Nilson Fernandes disse concordar plenamente com a falta de compromisso de determinadas coisas, mas que obras previstas no orçamento de 6 milhões foram feitas ou estão em andamento. "Estou vendo isso como pirraça. Quero saber se futuramente, quando pedir clareza em relação a determinados fatos, terei esclarecimentos", ironizou Nilson.

O vereador Chico finalizou seu discurso dizendo que está muito feliz por estar participando da campanha política ao lado do professor Flaviano Monteiro. "Pelo que estamos percebendo, o povo de Apodi está se fortalecendo politicamente e poderá caminhar a passos lagos para o desenvolvimento, com a eleição de um filho de Apodi."