sábado, agosto 21, 2010

Vereadores se reúnem com grupo de Iberê




Os vereadores Evangelista, Paulo de Telécio, Ângelo e Júnior Carlos estiveram na manhã deste sábado na casa do suplente de Senador Terceiro Melo, onde juntamente com lideranças locais, analisaram a campanha de Iberê a nível local e estadual.

Foram traçadas ainda na reunião as diretrizes para um grande comício que acontecerá no próximo sábado em Apodi, com a presença do governador Iberê e outras lideranças do estado.

Prefeita de Apodi garante dois novos ônibus escolares



APODI - A boa articulação política da prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB) com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu para o município de Apodi dois ônibus zero quilômetro, com especificações para transporte escolar, por meio de parceria da Prefeitura do Apodi com o Governo Federal, via Ministério da Educação e Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O valor global do convênio é de R$ 324.350,00. O convênio foi assinado pela prefeita Goreti da Silveira Pinto e pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Silva Balaban, em Brasília, no mês de dezembro de 2009. Agora, a Prefeitura do Apodi recebeu o repasse dos recursos por parte do Governo Federal e fez a aquisição dos dois transportes escolares que servirão exclusivamente para o ensino fundamental.

Criado em 2007, o "Caminho da Escola" objetiva padronizar e renovar a frota de veículos escolares no país. Existem três formas para Estados e municípios participarem do programa: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão eletrônico; via convênio firmado com o FNDE, ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.

Desde o lançamento, 1.300 municípios aderiram ao programa e efetuaram a compra de 2.405 ônibus escolares - 1.153 veículos por meio de financiamento do BNDES; 651, por meio de convênios com o FNDE; e 601, com recursos próprios dos municípios. A estimativa é de que 200 mil alunos sejam beneficiados diretamente quando todos os veículos forem entregues pelas montadoras.

Os ônibus do Programa Caminho da Escola possuem tacógrafo eletrônico e GPS, o que garante maior segurança para os estudantes e permite o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, e de consumo de combustível, entre várias outras vantagens. O ônibus tem capacidade para 31 alunos sentados.

Outro diferencial deste ônibus escolar é que ele vem com uma velocidade máxima controlada em 70km/h. "Nem que o motorista queira, ele não corre mais que isso", concluiu a prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto, que em 2009 deu entrada junto ao Ministério da Educação com pedido de quatro ônibus.

UNIVERSITÁRIOS - Mensalmente a Prefeitura do Apodi faz considerável investimento com gastos de transporte escolar universitário. Apodi conta com mais de 500 jovens cursando o nível superior em universidades de Mossoró, Caraúbas e Pau dos Ferros, no Alto Oeste.

Fonte: Gazeta do Oeste - Foto: Diomédio Paiva.