quinta-feira, junho 17, 2010

Vereadores participam de evento em Aurora da Serra















Os Vereadores em Ação estiveram agora há pouco no Assentamento Aurora da Serra, na Chapada do Apodi, onde participaram de um jogo amistoso contra um time da comunidade, tendo antes na preliminar o time da ARTLESTE, empresa que executa as obras da ponte, contra um combinado local.

Muita gente esteve presente ao evento esportivo, o que tem sido uma constante desde a quinta-feira passada, quando foi instalada a iluminação da quadra de esportes, por intermédio do vereador Evangelista, e do ex-prefeito Pinheiro.

Estiveram presentes os vereadores Genivan Varela, Evangelista, Ângelo Suassuna, Júnior Carlos e Chico de Marinete, que jogaram pela equipe dos Vereadores em Ação e acabaram perdendo para o time da casa pelo placar de 5x1.

O jogo foi antecipado, já que o mesmo aconteceria amanhã, quando acontece a inauguração da  iluminação da quadra de esportes, mas os vereadores abriram mão, cedendo espaço paras as comunidades de Aurora x Quixabeirinha, Moacir Lucena e Paraíso.

Amanhã, a partir das 19h, acontecerá a inauguração, seguida de jogos e logo após, forró grátis, com a banda de forró local, Forrozão Abafe o Caso.

Genivan defende candidatura de filho de Apodi e condições de acessibilidade para pessoas com limitações físicas




O vereador Genivan Varela aproveitou as reclamações dos colegas, com relação ao descaso da saúde do município e à falta de prestígio político, para defender a candidatura de um filho de Apodi à Assembléia Legislativa. “Nós somos culpados por isso estar acontecendo, porque não temos um representante a nível estadual, para defender nossos interesses”, argumentou.

Citando como exemplo a senadora Rosalba Ciarline, que obteve o apoio de 80 por cento dos mossoroenses, Genivan disse ser possível ter um representante de Apodi na assembléia, o que não acontece há 40 anos. “Cabe à população decidir se quer o não ter alguém que nos represente e que esteja de fato comprometido com os interesses da nossa cidade e da região Oeste”, desafiou o vereador.

Ele também relatou a visita que fez com o professor Flaviano Monteiro, à comunidade de Cipó, que considera esquecida pelo poder executivo, onde uma mãe emocionou a todos ao falar das dificuldades enfrentadas por uma criança com necessidades especiais e que não tem o direito de ir e vir, por falta de acessibilidade.

E o vereador aproveitou para pedir aos vereadores que levem a discussão à prefeita para que ela comece a cumprir com o plano diretor da cidade,oferecendo condições de acessibilidade para pessoas com deficiência. “As pessoas com limitações físicas, têm direitos de ter acesso livre para ir e vir, principalmente nos órgãos públicos, que não devem ter barreiras arquitetônicas que impeçam esse acesso, conforme Decreto Lei 5296, de dezembro de 2004”, informa Genivan.

Finalizando seu discurso, Genivan pediu que seja reiterado, mais uma vez, a colocação das luminárias nas comunidades de Santa Cruz, Santa Rosa I e II, Bamburral e Queimadas, que apesar dos insistentes pedidos, a prefeita continua sem resolver o problema. “Sabemos que nesta administração, Apodi está às escuras”, complementou.


Ângelo pediu providências para melhorar o atendimento do Hospital Regional e a limpeza do Distrito de Soledade





Ângelo iniciou o seu discurso concordando com a situação caótica em que se encontra a saúde do município. “Somos sabedores de que o governo está fazendo uma reforma na estrutura física do Hospital Regional, mas além disso, precisamos de mais médicos, mais ambulâncias e equipamentos para melhor atender aos pacientes”, enumerou.

Em seguida, solicitou, através de requerimento verbal ao secretário de Urbanismo, providências com relação à limpeza pública do Distrito Soledade, onde vai ser filmado um Reality Show, pela TV Bandeirantes, e que sejam colocadas mais coletoras de lixo. “As informações que tenho, é que apenas um gari faz toda a limpeza do distrito, o que é inviável para um lugar que recebe milhares de visitantes”, reclamou.

Como relator da Comissão Processante, que acatou denúncia contra a prefeita Goreti Pinto, Ângelo informou que foi decidido pelo presidente da comissão, Arnaldo Costa e o membro, Hélio Machado dar andamento aos trabalhos, somente a partir da primeira sessão do mês de agosto, porque durante o mês de julho, a câmara estará em recesso.

Ao final, o vereador disse ter recebido informações de que a construção da creche modelo ainda não começou e nem vai começar, por falta de terreno, porque o que foi apresentado no projeto de construção, está inviável. “Os recursos já foram liberados, mas a obra não pode ser iniciada por falta de um terreno”, criticou Ângelo.

Júnior Carlos defende construção da UERN em terreno que havia sido doado à empresa Agromelo





Em seu discurso na sessão de hoje, o vereador Júnior Carlos sobre um assunto que segundo ele, sempre é questionado pelos universitários. Trata-se da doação do terreno para a construção do campus da UERN, que recentemente foi aprovado pela Câmara, mas que precisa de aprovação da universidade, para saber se atende às necessidades de funcionamento do órgão.

O terreno doado, está localizado na Chapada do Apodi, numa área que não dispõe de infra-estrutura básica. “Quero pedir um posicionamento da prefeita, para que aquele terreno situado no bairro Bico Torto, que foi doado à Agromelo, na época em que Simão era prefeito, seja devolvido ao município, porque de acordo com o regimento, se a empresa não funcionar em dois anos, o terreno tem que ser devolvido ao município.

“Que a prefeita pegue de volta o terreno e doe à UERN, beneficiando não apenas o bairro Bico Torto, como os municípios de Severiano Melo, Itaú e Rodolfo, cujos prefeitos já se manifestaram em favor da localização do campus nessa região. “Se a prefeitura alega não ter dinheiro para comprar o terreno, então não vejo porque esperar”, concluiu o vereador.

Arnaldo diz que Governo do Estado não tem compromisso com Apodi





O vereador Arnaldo Costa, também falou sobre as condições da área de saúde de Apodi. ”É lamentável a situação da saúde do nosso município. Lembro que junto com Pinheiro e os vereadores desta casa, na gestão passada, quando nos reunimos com o secretário de Saúde do Estado e deputados, onde tudo foi prometido e nunca recebemos nenhum benefício. Mas, vamos marcar e ouvir mais uma promessa, porque não existe compromisso do governo com Apodi”, criticou.



Através de indicação, Helio propõe implantação de Farmácia Popular





A câmara aprovou Indicação, de autoria de Hélio Machado, que indica ao governador do Estado, Iberê Ferreira de Souza, proceda determinação à secretaria de estado de Saúde Pública do RN, para implantar a Farmácia Popular no município de Apodi. "è um antigo sonho meu e agora, que as farmácias estão oferecendo mais opções, creio que beneficiaria muito a população mais carente", justifica.

Também foi de autoria de Hélio, o requerimento 030/2010 que solicitada à prefeita, estudo de viabilidade para pavimentação da rua Francisco Veríssimo Gama, que dá acesso à escola municipal do Bico torto. "É  um local com muita areia. Os alunos preferem vir estudarem em outras escolas da cidade, devido as dificuldades para chegar àquela escola", argumentou o vereador.


Paulo de Telécio pediu a união dos vereadores em prol de melhorias na saúde





O vereador Paulo de Telécio usou a tribuna para pedir o apoio de todos os vereadores que lutem por melhorias para o município, especialmente na área da saúde. “ Chegou o momento de cobrar dos nossos candidatos, porque nós não damos conta de atender a pacientes que necessitam de pequenas cirurgias, assim como consultas e exames, devido à falta de médicos no Hospital Regional”, desabafou .


Nilson Fernandes sugere reunião com secretário de Saúde do Estado, para reivindicar melhorias para o Hospital Regional




Em breve discurso, o vereador Nilson Fernandes elogiou a iniciativa do vereador Paulo de Telécio, que pediu a união de todos em prol da saúde do município e sugeriu ao presidente da Câmara, que solicite uma audiência com o secretário estadual de Saúde, com todos os vereadores, levando reivindicações das necessidades mais urgentes do Hospital Regional Hélio Morais Marinho. ”Se é de cada um estar com um pires pedindo benefícios ao seu deputado, melhor levarmos esses parlamentares para participar da reunião", propôs.