terça-feira, maio 25, 2010

Vereadores se reúnem com moradores do Assentamento Baixa verde IV

Os Vereadores João Evangelista e Ângelo Suassuna participaram agora a pouco de um reunião com os moradores do Assentamento Baixa Verde IV, na Chapada do Apodi, distante cerca de 25 km da sede do município.

Liderados pelo presidente da comunidade, o Sr, Isaias os Vereadores ouviram todo o relato dos moradores individualmente, um dilema que vem se arrastando há 03 anos, e que até a noite de hoje não foi ainda resolvido.

Isaias explicou que eles têm todo o material do poço, informando que estiveram duas máquinas na comunidade, mas que até agora o que ficou foi um prejuízo de mais de 4 mil reais, que foram levados por pessoas ligadas ao DENOCS, e que nunca mais voltaram ao Assentamento.

Evangelista foi taxativo dizendo que não foi até lá pra vender ilusão, que não iria prometer que amanhã já iriam começar a cavar o poço, como alguns fizeram, no entanto prometeu empenho junto ao governo do estado, já em uma reunião que terá com Iberê na próxima sexta-feira, e que já a partir de quinta-feira próxima na sessão cobrará, sendo a partir de agora uma cobrança semanal.

Ângelo foi enfático em dizer que os moradores não esperassem a solução vinda do município, pois o mesmo havia prometido através do secretário Eron o valor de 10 mil reais, para levar a maquina que estava na comunidade e trazer outra, e até hoje a comunidade não viu mais a máquina e nem o dinheiro prometido.

“Quando eles vierem prometer outra vez vocês não acreditem, pois vocês já foram enganados, e não podem ficar prejudicados mais uma vez” completou Ângelo.

“Eu não espero mais nada vindo da prefeita, pois ela prometeu e não fez nada por nós, deposito toda confiança em vocês Vereadores, pois vejo que são os únicos que ainda olham para a população mais carente” disse Clesivan, morador do Assentamento.

“Vamos fazer zuada, ir onde for preciso, cobrar da prefeita até que ela resolva o problema de vocês, bateremos em todas as portas, pois a chama de falar por vocês reacendeu dentre de nós” Finalizou Evangelista.

Vereadores não aprovam nomeação de sobrinho da prefeita para a secretaria de Obras



Os Vereadores em Ação ficaram surpresos e não gostaram nada de saber que a prefeita Goreti Pinto pretende nomear seu sobrinho, Elton Rosemberg, atual secretário de Urbanismo, para a secretaria  de Obras.

A preocupação do vereadores é justamente com o fato de recentemente a câmara ter aprovado emendas na ordem de 6 milhões, 810 mil reais, às quais estavam destinadas em sua maioria, à secretaria de Obras. Seria coincidência a prefeita colocar um sobrinho para a secretaria que irá administrar esses recursos? Questiona o vereador Ângelo Suassuna.

Voltamos com detalhes sobre a reação dos vereadores a esta indicação.


Quadra do Juazeiro será inaugurada no próximo dia 29




Presidente da Câmara participou do torneio


Moradores felizes com a atitude de Júnior Carlos


Equipe do Juazeiro


Jogos movimentam a comunidade



Comunidade agradece o espaço para a prática esportiva



Time dos vereadores





A quadra do sítio Juazeiro, obra constído com os esforços do vereador Júnior Carlos e com a ajuda dos moradores da comunidade ainda não foi inaugurada oficialmente, mas já serviu de palco para um torneio entre vereadores e equipes de Baixa fechada e Juazeiro.

A inauguração acontecerá no próximo sábado, dia 29, a partir das 18h, com torneio de futsal e forró com a banda Feras do Forró. Júnior Carlos convida toda a sociedade apodiense para participar do evento que está movimentando a comunidade.


Câmara divulga, através da sua assessoria jurídica, nota de esclarecimento com relação à Comissão Especial de Inquérito



A Comissão Especial de Inquérito, da Câmara de Vereadores de Apodi-RN, concluiu os trabalhos de investigação centrados na apuração da aplicação dos royalties arrecadados no período de janeiro a outubro de 2009, no prazo da lei. Em seguida, o relator preparou o relatório e emitiu o seu parecer que foi submetido à votação na sessão ordinária realizada no dia 20 de maio do corrente exercício.

O parecer recomenda que o relatório seja remetido ao Ministério público para que as providências sejam tomadas de acordo com o entendimento do douto representante deste órgão. Isto foi feito. A Câmara Municipal de Apodi, através de sua Presidência, remeteu todo o processo de investigação colhido pela dita Comissão, conforme recomenda o parecer aprovado por esta Casa.

É fato que o ato da Câmara Municipal de Vereadores de Apodi, de criar uma Comissão Especial de Inquérito para apurar possíveis irregularidades na aplicação dos recursos dos royalties em determinado período, despertou o interesse de grande parte da população por ser uma ação do legislativo, ainda não vista, e, com objetivo especifico de fiscalizar a aplicação de uma determinada de receita, ou compensação financeira, como é classificada por alguns.

Assim sendo, é natural que a população, que aprovou essa atitude da Câmara, tenha interesse em saber o resultado desse trabalho e investigação feita por esta Comissão da Câmara. Por isso, as pessoas ficam cobrando de todas as formas a publicação desse parecer. Porém, lamentamos informar que é não é de bom alvitre publicar peças de uma investigação que ainda carece de confirmação de que realmente houve prática de infração penal. As informações colhidas são constituídas de depoimentos de servidores e de prestadores e prestadoras de serviços do município. Porém, por mais que se tenham indícios de que houve superfaturamento ou desvios de qualquer natureza, estes indícios precisam ser acareados e confirmados o comprometimento com a lisura.

Por isso, não é recomendável publicar o parecer do relator da comissão especial, para que não dê margem a que as pessoas fiquem fazendo pré-julgamento sem que tenha, efetivamente, subsídios que comprovem a ilicitude da aplicação dos recursos de modo a configurar crime capitulado na legislação penal atinente ao caso. Até porque é tarefa que cabe tão somente ao Ministério Publico realizar.

A Câmara Municipal, que representa o Poder Legislativo se redime diante dos anseios da população por não publicar o parecer para evitar que os mais ousados e inconseqüentes façam uso do parecer para fazer juízo de valor. Fiquemos, então, no aguardo da manifestação do Ministério Público.

Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Apodi

Presidente da camara e o grupo do PR de Apodi declaram apoio à candidatura de Ibere Ferreira




Em audiência realizada ontem, em Natal, na qual esteve presente o deputado Federal João Maia do PR de Apodi formalizou apoio à candidatura do governador Iberê Ferreira.

"Estamos juntos com João Maia e não poderiamos deixar de integrar esse projeto que dará a vitoria a Ibere para o governo do RN", justificou Evangelista.

Na audiência, o deputado joão explicou todo o trabalho que poderá ser desenvolvido na região Oeste, beneficiando o município de Apodi.