sexta-feira, maio 07, 2010

Vereadores em Ação constatam atraso de 04 meses no pagamento de médicos da Maternidade Claudina Pinto



Os Vereadores em Ação, durante o programa Legislativo Forte,  receberam ligação de uma ouvinte, afirmando que os médicos da Martenidade Claudina Pinto estavam atrasados e que Apodi corria o risco de perder a equipe medica da instituição.

Para conferir a denúncia, hoje à tarde, os vereadores Evangelista Menezes e Angelo Suassuna visitaram a martenidade e conversaram com o diretor, João Pinto, e ouviram dele que o repasse do SUS está atrasado há 4 meses e que é impossivel realizar os pagamentos.

Os vereadores conversaram tambem com a médica Drª Cristiane e a mesma disse que vai esperar e que existe uma decisaõ a ser tomada, mas que será em comum acordo com a equipe de médicos. Ela acrescentou que essa espera pelo pagamento terá que ser por um tempo razoável.

Para se inteirar melhor do caso, os vereadores irão conversar com alguns medicos e somente depois irão se pronunciar acerca do problema. Se for necessário irão buscar apoios para que o dinheiro possa ser repassado do Estado para a Apami.

Volteremos com mais detalhes desse problema que poderá prejudicar toda a população de Apodi e região.

Câmara aprova projeto que concede auxílio financeiro a estudantes





Por unanimidade, os vereadores aprovaram na sessão de ontem, o Projeto de Lei Complementar 002/2010, de autoria do Poder Executivo, que concede auxíliio financeiro no valor de 20 mil reais, com o objetivo de aumentar o repasse mensal que é feito aos estudantes de Apodi que cursam universidade e/ou cursos técnicos profissionalizantes.

Vereadores se reunirão com a prefeita hoje à tarde




Hoje, às 16h, os vereadores terão nova reunião com a prefeita Goreti Pinto, em seu gabinete, para tratar dos projetos que autorizam a prefeita a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 6.820.000,00 (seis milhões, oitocentos e vinte mil reais) e que se encontram na Comissão de Orçamento e Finanças para apreciação.

Na semana passada, a prefeita veio à Câmara para debater com os vereadores assuntos referentes à sua administração e pediu união dos poderes em prol do desenvolvimento de Apodi. Desta vez, ela receberá os vereadores em seu gabinte, numa demonstração de que é possível a convivência democrática e harmônica, desde que prevaleçam os interesses do município.

Mensagem de Nilson Fernandes é de agradecimento




Nilson Fernandes, que reassumiu sua vaga de vereador ontem, foi o último a falar, após receber cumprimentos e boas vindas de todos os vereadores. Sua mensagem inicial foi de agradecimento às pessoas que confiaram no seu trabalho e que fizeram com que ele voltasse para a atividade legislativa.

"No perído que estive à frente da secretaria, fui muito bem acolhido por onde passei, mas quero demonstrar a minha grande satisfação de retornar a esta casa, onde tive não apenas colegas de trabalho, mas grandes amigos na gestão passada e que deixaram marcos nesta casa", disse o vereador, agradecendo a pela acolhida e pelas palavras de conforto, de vereadores e funcionários.

Ele falou do desafio de voltar para a câmara, cujo trabalho estava acompanhando apenas de ouvir dizer. "A política é dinâmica e muda a cada dia. Espero que tenham paciência porque preciso me inteirar das mudanças da casa e aprender com cada um de vocês. Hoje, é um momento de agradecer a todos", enfatizou.

O vereador agradeceu ainda à prefeita, pelo respeito e pela confiança depositada.  "Num futuro próximo, serão nas caminhadas que irei mostrar o trabalho realizado", disse ele, lembrando que ara fazer política é preciso ter maturidade, sensibilidade e os pés no chão e ir para o debate, onde se encontam as soluções.

Evangelista falou da importância de se debater a aplicação dos recursos que serão adquiridos através de convênios



Em seu discurso ontem, o presidente da Câmara, Evangelista Menezes, falou sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, criada no governo Fernando Henrique e que completou dez anos. "Essa lei é muito importante para toda sociedade, porque ela evita que os prefeitos gastem mais do que recebem. E os gastos só podem ser feitos a partir de uma receita já existentes. Antes da Lei, não sabíamos como as coisas eram feitas nas prefeituras. Esse processo burocrático visa equilibrar as contas dos municípios", explicou.

"Já que falamos de contas públicas, está em processo de tramitação, dois projetos que autorizam a suplementação de verbas no valor de R$ 6.810.000,00. Uma quantia significante e que pode dar novos ares ao nosso município", disse o presidente. São recursos que entrarão no município através de convênios. "No ano passado, colocamos uma emenda para que todos os convênios pudessem passar por esta casa, para que possamos informar à sociedade sobre todos o dinheiro que entra nos cofres do município e como eles deverão ser gastos", lembrou Evangelista.

O presidente falou da resistência que ainda existe quando se trata de debater os problemas do município, para  promover o desenvolvimento de Apodi. "Sempre que acontece esse diálogo com o executivo, algumas pessoas entendem isso como coloio. Como sugestão, essa câmara colocou que devemos nos reunir com a prefeita em seu gabinete para discutir a aplicação desses 6 milhões de reais e queremos ter acesso a todas as planilhas das obras que irão ser feitas com esses recursos. Isso não representam um atraso, mas um avanço", completou.