quinta-feira, abril 29, 2010

Chico de Marinete considera a recuperação das estradas o principal problema do município




Chico de Marinete, em seu discurso, falou da reunião com a prefeita Goreti Pinto, na terça-feira, na Câmara a qual considerou muito proveitosa, onde puderam se informar das intenções do executivo com relação à execução de obras e destacou as melhorias a serem feitas no abatedouro. "Ficamos muito feliz com a presença da prefeita na nossa casa", ressaltou.

Com relação às estradas, o vereador considera ser o principal problema do município. "O pretexto é sempre relacionado ao período que não é propício. Não faz estrada porque está chovendo e não corta terra porque não está chovendo. É uma contradição", avaliou. Para Chico,quando se quer fazer, as coisas acontecem e avisou que vai tirar fotos para mostrar que é possível produzir, mesmo sem inverno, provando que basta ter interesse.

"Sabemos que as chuvas foram escassas, mas isso não é motivo para deixar os nossos agricultores desamparados. Quem quis cortar suas terras, precisou pagar a 60,00 a hora pelo corte. E mesmo assim, as pessoas da Chapada foram persistentes e vão tirar uma grande produção. ficamos tristes com essas desculpas esfarrapadas. Não dá pra engolir mais", reclamou.

O vereador também falou sobre um problema muito sério na pecuária, identificado por qualquer produtor, que são as doenças que afetam os animais. "Ficamos felizes por saber que a secretaria de Agrucultura está fazendo um calendário para vacinar os animais. Que faça a vacina, mas também mande o técnico para acompanhar e orientar os produtores com relação à eficiência", sugeriu.


Júnior Carlos pediu providências do executivo com relação às estradas



O vereador Júnior Carlos usou a tribuna para falar do que considera muito importante: a cobrança por melhorias nas estradas, o que vem sendo feito insistentemente, desde o início da gestão. "O secretário de Obras diz que nessa época não é possível recuperar estradas, mas como fica a situação de pessoas que estão sem trafegar, principalmente os carros que transportam estudantes, que trafegam diariamente?" Questionou o vereador, pedindo providências urgentes, já que o serviço deveria ter sido feito antes do inverno.

Ângelo pediu um aparte para acrescentar que o problema não se restringe apenas à zona rural, relatando casos de ruas que se encontram prejudicadas com o inverno. "Infelizmente a prefeita abandonou a cidade", lamentou o vereador. "O problema com relação às estradas não é somente na Vale, mas em toda a zona rural que sofre com a falta de estrutura", acrescentou Júnior.

O vereador também falou sobre a quadra do Juazeiro que está concluída, com iluminação. "Só não inauguraremos neste final de semana por conta da Feira de Negócios, mas a quadra já é uma realidade e convido todos para participarem da inaugurãção no próximo final de semana, quando faremos uma grande festa. E o desafio agora será a próxima quadra", adiantou.

O vereador recebeu cumprimento dos colegas Chico de Marinete, Evangelista Menezes e Genivan Varela, pela iniciativa. "Estivemos na quadra e pudemos constatar que a obra é de muita qualidade, com uma iluminação muito boa e pudemos ver a alegria dos moradores daquela comunidade pelo benef´cio recebido", destacou Evangelista.

Genivan Varela lamentou por Apodi não estar entre as cidades que receberam o Prêmio de Gestão Empreendedora do SEBRAE




O vereador Genivan Varela iniciou sua fala relatando sobre a sua participação, como delegado, da Conferência das Cidades, em Natal, e destacou o questionamento dos representantes da agricultura com relação à falta de condições para o homem do campo desenvolver suas plantações, quando em Apodi o programa Corte de Terra foi cancelado, prejudicando os agricultores.

Outro ponto destacado pelo vereador foi sobre o prêmio do SEBRAE, entregue a prefeitos empreendedores, nos quais foram selecionados 25 prefeitos e a prefeita de Apodi ficou de fora dessapremiação, por ter uma administração apagada, sem inciativa. "Ficamos tristes por Apodi, com tanto potencial cultural, econômico e turístico e não conseguir se destacar", lamentou.

Ele citou como exemplo a prefeita da cidade de Messias Targino, Shirley que recebeu prêmio como destaque pela gestão empreendedora. "Um muncípio pobre, que não tem o potencial que tem Apodi e nós vemos uma administração que está alavancando o desenvolvimento daquela cidade, enquanto que em Apodi a prefeita parece estar dormindo", comparou.



Angelo Suassuna pede união da câmara para rever cobrança da CIP



Usando o pequeno exediente, o vereador Ângelo Suassuna disse pretender iniciar uma discussão sobre a Contribuição de Iluminção Pública - CIP e pediu o apoio aos colegas para rever junto à prefeita os valores que foram determinados a serem cobrados pela iluminação, o que considera injusto. Ele citou  exemplo de pessoas que recebem o mesmos serviços e o valor cobrado é diferente e questionou essa diferença, quando a iluminação é a mesma.

Outro assunto abordado foi a reunião da qual ele participou, na Câmara, com a prefeita Goreti Pinto. "Quero dizer que esta casa trabalha com harmonia e não pretende impedir nada que seja em benefício para Apodi", ressaltou. Para o vereador, a prefeita continua apresentando soluções somente na teoria. "Na prática, já se vão 16 meses de administração e até o momento não vemos melhorias no nosso município", completou.

Prefeita Goreti Pinto defende a harmonia entre os Poderes Executivo e o Legislativo


A prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto (PMDB), se reuniu ontem com as bancadas de situação e oposição na Câmara Municipal de Apodi.

O encontro contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador João Evangelista (PR), Genivan Varela (PCdoB), Ângelo Suassuna (PV), Francisco de França Pinheiro (Chico Marinete), Arnaldo Costa (PP), Antônio de Souza Maia Júnior (PMDB), Hélio Machado (PR) e o chefe de Gabinete Civil, Klinger Péricles Pinto.

A prefeita Goreti Pinto mais uma vez defendeu a harmonia entre o Poder Executivo e o Legislativo e também ouviu a avaliação de cada vereador sobre a administração municipal.

Além de avaliar a gestão, a reunião serviu para articular melhor a Prefeitura e a Câmara Municipal apodiense, a fim de garantir que projetos importantes sejam concretizados na cidade. Goreti Pinto ainda prestou conta aos vereadores sobre os convênios firmados com os Governos Estadual e Federal e a aplicação dos recursos oriundos dos royalties do Petróleo extraído pela Petrobras.

O objetivo da reunião era discutir extensa pauta acerca da situação financeira do município, novas perspectivas, a viagem da prefeita a Brasília e também para detalhar o Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) dos servidores da Prefeitura, o qual foi votado ontem na Câmara de Vereadores.

A situação financeira do município de Apodi vem sofrendo os impactos da crise que se abateu em praticamente todo o mundo, chegando à queda de arrecadação, mas a prefeita Goreti Pinto vem mantendo em dia a folha de pagamento dos servidores, fornecedores e mantendo em funcionamento vários importantes programas nas áreas da educação, social, saúde, agricultura. "A situação que estamos enfrentando e vamos continuar a enfrentar não é problema apenas do prefeito e dos vereadores, é um problema de todos", comentou a prefeita.

A prefeita Goreti Silveira Pinto saiu bastante satisfeita da reunião que teve com os vereadores. "Foi um encontro harmonioso onde mostramos nosso trabalho e ouvimos todos os vereadores", finaliza a prefeita, que mais uma vez cobrou a união dos Poderes Executivo e Legislativo apodiense.

 
Fonte: Gazeta do Oeste