quinta-feira, abril 22, 2010

Saneamento básico do município foi debatido na sessão de hoje



A reunião sobre o saneamento básico do município que aconteceu no gabinete da prefeita Goreti Pinto, com técnicos e engenheiros da CAERN e da qual participaram os vereadores Evangelista Menezes, Hélio Machado e Chico de Marinete, foi tema de debate entre os vereadores na sessão de hoje .

Segundo informações do presidente da Câmara, Evangelista Menezes, a concessão da Caern para exploração do lençol freático do município, iria até 2025 e no máximo em 2011, Apodi deveria estar totalmente saneada. Com a aprovação de uma nova lei, as concessões foram canceladas e terá que ser formado um Conselho Municipal.

“É um projeto amplo, que permite fazer uma previsão do como estará o abastecimento daqui a 50 anos levando em conta que o saneamento básico do nosso município, não só da zona urbana”,frisou o presidente. “A concessão da CAERN termina em 2010 e os municípios têm que fazer os planejamentos para dizer como deverá ser feito para atender a todo o município”, completou Chico.

Os vereadores ressaltaram que as discussões são importantes para que o projeto chegue na Câmara com condições de ser aprovado, sem ser uma votação às escuras, mas discutido para que sejam contemplado todas as comunidades. “Não é mais admissível que comunidades como Rio Novo, Baixa Fechada II, Cipó e Bamburral, entre outros do nosso município não têm água potável para o consumo humano”, destacou Júnior Carlos

A câmara ficou com dois representantes na comissão e ficou agendada uma reunião na próxima terça, na câmara.”Iremos debate sobre os principais problemas referentes à distribuição de água e dos esgotos do município para podermos contemplar esses itens no projeto”, completou o presidente.

Vereadores destacam trabalho de Mundinha na Dired



O vereador Chico de Marinete destacou a atuação de Raimunda Ferreira durante os sete anos em que esteve à frente da Dired. “Fico feliz porque onde a gente chega, em todo o estado, ela é aplaudida e reconhecida pelo seu trabalho. Mundinha sai de cabeça erguida e sabemos do quanto ela contribuiu para a educação do nosso município”, enfatizou.



“Uma grande técnica da educação e quem conversa com diretores de escolas tem a satisfação de ouvir sobre o bom relacionamento de Mundinha com todos os segmentos da comunidade escolar, além da contribuição dela para a melhoria da qualidade do ensino público”, elogiou o vereador Júnior Souza.

Presidente reclama da prefeita não ter convidados a câmara para participar de reunião sobre o abatedouro




O presidente da Câmara usou a tribuna para falar entre outros assuntos, da reunião que aconteceu quarta feira passada, na Casa de Cultura, com marchantes, funcionários, fornecedores e todos os que têm alguma relação com o abatedouro municipal. “Esta casa não foi convidada para participar da reunião e lamentamos, porque desde o início da nossa gestão, que acompanhamos a situação daquele órgão”, disse o presidente.

“Desde o início da nossa gestão que debatemos nesta casa a situação do abatedouro e nunca tivemos uma resposta da prefeita. A resposta veio em forma de reunião”, analisou Evangelista que contou com o apoio de Júnior Carlos, enfatizando o fato da prefeita não ter convidado a câmara para participar das discussões. Segundo informou o vereador Hélio Machado, ele teve acesso à planilha que prevê um investimento de 58 mil reais na reforma do abatedouro.

Outra medida anunciada foi a designação de uma pessoa para gerenciar o órgão.”Já estive com o secretário de gabinete, Klinger Pinto e ele disse que foram encaminhados vários ações para resolver o problema do abatedouro”, confirmou o presidente, adiantando que os vereadores vão acompanhar e se o trabalho for feito, estarão prontos a parabenizar.

Chico de Marinete participou de intercâmbio de produtores de leite de cabra e pede apoio para o desenvolvimento do campo





Em sua fala, no grande expediente, o vereador Chico de Marinete fez um relato de uma viagem a Patos, na Paraíba que ele fez com cerca de 40 produtores da nossa região que estavam desestimulados com a produção de leite. “Fomos fazer um intercâmbio e vimos como as coisas funcionam lá e voltei muito entusiasmado com o que vi: produção de leite ovino, num sistema irrigado, com bons resultados, onde pudemos constatar a viabilidade dessa produção”.

Trata-se de um programa denominado “Balde Cheio”, que de acordo com o vereador já existem em quase todos os estados do Nordeste, mas que o RN ainda não aderiu. “Precisamos buscar tecnologias novas e implantarmos nas nossas propriedades,pois percebemos que muitas vezes com poucos recursos e assistência técnica adequada, podemos obter ótimos resultados, como pudemos constatar em algumas propriedades.

O vereador Júnior Souza concordou com Chico quanto à necessidade de assistência técnica, mas acredita que o maior obstáculo ao desenvolvimento da produção do campo, é o custo da energia.” Poderíamos provocar uma audiência pública com a COSERN, que acabou com a esperança do homem do campo”. Ele lembrou que não existe um incentivo ou diferencial com relação ao homem do campo.

Júnior Carlos anunciou conclusão da quadra do Juazeiro e início da obra de Baixa Fechada I



Na sessão de hoje, o vereador Júnior Carlos usou o pequeno expediente e iniciou o seu discurso falando sobre o episódio em que os blogueiros de Apodi divulgaram matérias sobre uma possível ida dele e de outros colegas vereadores para a base da prefeita. “Agradeço pela correção das informações porque pretendo continuar onde estou e tenho a menor intenção de fazer parte da bancada situacionista”, enfatizou o vereador

Em seguida, ele parabenizou a comunidade do sítio Juazeiro, onde está construindo, com a ajuda dos moradores, uma quadra de esportes. “Sinto-me feliz por ver uma comunidade unida e organizada. Na construção da quadra, vemos o empenho do mais novo ao mais velho morador daquela localidade”, destacou.

O vereador anunciou que a obra será concluída em breve , com previsão de inauguração para o dia 01 de maio. “Comemoraremos com todos os sítios vizinhos, pois a quadra destina-se a qualquer pessoa que queira praticar atividades esportivas”, disse o vereador, adiantando que a próxima quadra a ser construída será na comunidade de Baixa Fechada I, que terá início em maio.