quinta-feira, abril 01, 2010

Leitores denunciam: vereadores de Extremoz votam contra instalação de unidade do Samu

Leitores fazem apelo ao Blog, para divulgar que os vereadores de Extremoz privaram o município de ter sua própria unidade do Samu.

Veja dois e-mails que recebi sobre o assunto:

Cara Thaisa

Envio esse contato para manifestar minha indignação perante os políticos de Extremoz (cidade onde moro).

Já não bastando todos os nossos problemas do dia-dia, ontem (29/03/2010) os vereadores da minha cidade, por causa de um embate político com o prefeito Klauss Rêgo (PMDB) rejeitaram na Câmara um projeto da instalação de uma unidade da SAMU no município. Agora me diga Thaisa, qual a culpa da população ter em problemas políticos do prefeito com os vereadores, qual o verdadeiro interesse que eles (vereadores) têm para com os munícipos?

O que faltou para eles aprovarem um projeto tão importante para nós?
Vale salientar que o prefeito não vai precisar dessa SAMU, só quem perdeu fomos nós.

Espero que você possa colocar em seu Blog tão lido, nossa insatisfação e indignação perante nossos "representantes".

Quero deixar bem claro que nem voto aqui (Extremoz), sou eleitor de São Gonçalo, mas a humanidade vale muito mais que qualquer outra coisa.

Grato.
Alexssandro Barbosa alexbarbosa@hotmail.com


Thaisa Galvão,

Ontem, por pura picuinha política em Extremoz, seis vereadores de oposição, os senhores: Bruno Diniz; Djalma Sales; Jaeusdes Xavier; Joaz Oliveira; Lúcia Ramalho e Kiara Lucy, rejeitaram o Projeto de Lei que ratifica a adesão do município de Extremoz ao Consórcio Estadual para Administração do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU), que custaria ao município algo em torno de R$ 4.000,00.

Isso mesmo, quatro mil reais, muito caro para os senhores vereadores, lamentalvelmente os esforços para melhorar a Saúde de Extremoz esbarram neste tipo de atitude.

Perdemos todos nós que deixaremos de ter aquela tão providencial ambulância na área do posto de Estivas, cobrindo quem vai para o litoral Norte.

É preciso que quem defende a Saúde naquele município, se pronuncie com urgência, para que atitudes descabidas como essa não possam prejudicar a população.

Atenciosamente,
Ricardo Oliveira

Fonte: Blog da Thaísa Galvão.

Nota do Blog: A notícia acima mais uma vez comprova que os Vereadores em Ação estão de fato, comprometidos com toda população de Apodi, mostrando que as diferenças administrativas ficam de lado, quando algo beneficia Apodi.

Diante de tantas picuinhas políticas, os Vereadores de Apodi poderiam incorrer no mesmo caminho dos colegas de Extremos; no entanto, comprovam com esta aprovação, que se for o projeto é benéfico à população, com certeza será aprovado, desde que seja previamente analisado para que a população não seja prejudicada posteriormente.

Vereadores aprovam, com modificações, projeto do Executivo

Na última segunda-feira, os Vereadores em Ação se reuniram para analisar o projeto enviado pelo Poder Executivo que trata do consorcio formado pela PMA, para instalação do SAMU em Apodi e região.

Acompanhe abaixo a modificação feita pela comissão de Constituição Justiça e redação. Os interessados em saber os detalhes da mesma devem procuram a Câmara, pois os Vereadores estarão atentos acompanhando todo processo.

Veja a modificação:

Emenda modificativa/supressiva ao Projeto de Lei n°. 007/2010.

A Prefeita do Município de Apodi-RN, faço saber que a Câmara Municipal aprovou e Eu sanciono e promulgo a seguinte lei:

Artigo1°. – Fica autorizada a ratificação, em todos os seus termos, conforme anexo I desta lei, o protocolo de intenções firmado pelo município de Apodi-RN,com a finalidade de construir Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Rio Grande do Norte, com pessoa jurídica de direito público com natureza de associação pública, entidade de natureza autárquica, nos termos da Lei 11.107, de 6 de abril de 2005, com prazo de duração indeterminado, com a finalidade de, observados os preceitos que regem o Sistema Único de Saúde, especialmente no que tange ao gerenciamento dos serviços de atenção as urgências e outros relacionamentos a este objeto no Estado do Rio Grande do Norte.

Artigo 2°. – Rejeitado.

Artigo 3°. – Rejeitado.

Artigo 4°. - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Artigo 5°. – Revogam-se as disposições em contrários.

Câmara Municipal de Apodi-RN, em 29 de março de2010.

Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Genivan Aires da Costa – Presidente
Raimundo Nonato Carlos Junior - Relator
Antonio Ângelo de Souza Suassuna - Membro

Carta de uma mãe a Câmara

Soledade, 31 de Março de 2010

Excelentíssimo Presidente da Câmara Municipal de Apodi, João Evangelista e Menezes Filho, e demais Vereadores que compõem esta honrosa casa do povo,

Venho através desta carta feita a punho e depois digitada, tentar abrir os olhos dos senhores Vereadores e do Poder Executivo Municipal, com relação ao esporte desta cidade. Sou uma mãe e como toda mãe, se preocupa com o futuro dos seus filhos. Tenho um filho de 17 anos que terminou recentemente o ensino médio no ano passado, prestou vestibular, porém não obteve êxito.

Desde os 15 anos de idade que ele está participando da escolinha de futebol na cidade vizinha de Felipe Guerra, e recentemente ele foi selecionado para disputar o campeonato estadual sub-17 pela equipe da cidade de Francisco Dantas, ele foi até lá fez o testes e mais testes junto aos profissionais que dirigem a equipe, passou em todos e já está escalado para jogar na estréia da competição, no dia 18 de abril em Mossoró contra o potiguar.

Diante dos fatos expostos as Vossas Excelências, eu pergunto: Onde estão os governantes desta cidade que não fazem nada para incentivar esses jovens na área esportiva? Já que este é o desejo deles. Sugiro aos Vereadores que elaborem um projeto que venha fortalecer o desporto local, que haja incentivo aos profissionais qualificados de nossa cidade, para que aqui em nossa terra se forme estes meninos, que os prepare para um futuro mais promissor no mundo da bola.

Cobro dessa forma Vereadores, porque o meu filho, ao invés de está disputando esse campeonato pela cidade de Apodi, por uma equipe que tivesse respaldo da iniciativa pública e privada, teve que ostentar este sonho em uma cidade distante mais de 100 km da nossa.

Pergunto: Será porque ele não joga muito? Será que é porque não é filho de papai? Vejam bem Senhores Vereadores, não sei se ele joga muito ou não, pois opinião de uma mãe com relação a seu filho é sempre duvidosa, mas vamos levar em consideração quem encaminhou ele para lá, no caso para Francisco Dantas, é porque viu nele algum mérito, algum futuro, pois se não tivesse será que o treinador e a pessoa que bancou tudo iria investir dessa forma? Vale lembrar que lá o município juntamente com algumas pessoas é quem banca a equipe. Deixo aqui o meu apelo de mãe e todas estas indagações para que vocês me tragam as respostas.

Gostaria que vocês avaliassem o que foi relatado nesta carta, que olhassem mais para os jovens desportistas desta cidade e principalmente para os que são coerentes, que gostam do que fazem, que tem talento e estão desperdiçando, porque não existem autoridades que olhem com mais cuidado para estes jovens, pois não sou a única mãe desta cidade que se encontra nessa situação, existem dezenas de outras que também tem seus filhos, e que tem muito talento, mas para que este talento seja desenvolvido é preciso que pessoas de outras cidades, busquem nossos filhos, porque em nossa cidade infelizmente não existem políticos que desenvolvam um projeto para trabalhar e moldar estes talento adormecidos de nossa cidade.

Maria Auxiliadora da Costa Targino
Conjunto Novo – Distrito de Soledade – Apodi

Nota do Blog: Os Vereadores agradecem e entendem a agonia desta mãe que só quer o melhor para seus filhos e em breve, em respeito a todas as mães apodienses estaremos trazendo respostas.

A FORÇA DA MULHER


Grandiosa força que tentou nos demonstrar na perspectiva de mudar, perante as críticas lançadas ao estado ditatório de governantes passados e agora com oportunidade de mudar o perfil da política apodiense, vem retratando o espelho da velha politicagem, evidenciada no assistencialismo dos favores que perpassa décadas, tentando se consolidar no poder através de pequenos favores, como pequenos empregos, aluguel de imóveis, aluguel de transportes, entre outros, (O CHAMADO TIRA E BOTA ou AJEITADINHO), ora se não é a velha estória de molhar a mão dos que andam insatisfeitos, resumindo-se a política do cabresto. Isso nos induz a pensar na não contribuição do desenvolvimento da reflexão crítica do povo apodiense, empregada em uma velha e predominante oligarquia politiqueira.

Politicagem esta consagrada no assistencialismo mascarado, se não eis o reforço do tradicional coronelismo, que perpassa décadas no comando político de nossa cidade, tendo como auxílio uma equipe pedagógica bem dotada que trata a população como crianças fáceis de serem induzidas ao doce, impulsionada de uma educação manipuladora e barata, tendo em seus representantes a construção de um discurso filosófico acentuado, uma cúpula que despertaria inveja a qualquer CORONÉ.

Dotada de indivíduos que se julgam espertos, e que se prestam ao mesmo papel, no que se trata da sonegação de defender e apontar os direitos do cidadão que busca os serviços públicos, pois os que são verdadeiramente capazes não se deixam manipular pelo sistema, adotam-se esses preceitos aos que tem consciência do saber, e se apoderam deste para gozarem de uma carreira financeira duradoura, repudiando os que não têm a mínima condição de sobreviver dignamente.

Mas que democracia é essa? Ao qual deveria oferecer oportunidade igual para todos, será que não poderíamos denominá-la de OLIGARQUIA? Que se evidência no fortalecimento financeiro de pequenos grupos. Mas que Apodi é este? Mas que povo é esse que não tem consciência de seus direitos e/ou não se manifestam?. Pois sabemos que uma sociedade só tende a obter êxitos, quando a população toma consciência de seus direitos e deveres, e se mobilizam na busca de melhorias, reivindicando nas ruas, nos meios de comunicação, nos órgãos públicos, formulando reuniões em bairros, entre outros, na busca de conquistar seus ideais, diante dos que não cumprem com os deveres.

Outro fato que me envergonha, é saber que agora em Apodi, os meios de comunicação fazem parte ou interagem dos mesmos ideais politiqueiros, cadê a liberdade de expressão? Cadê o compromisso da imprensa? Que tem como dever defender a ética, a moral, o compromisso junto a sociedade, assim como os direitos e deveres do cidadão. Em fim para estes somente importam o lucro que se colhe no presente, somados as injustiças que se plantam para colher no futuro os frutos do atraso. Obtidos pela venda ou pela camaradagem que se concretiza no repasse da informação. Ficando restrita a população, pois agora ficou fácil calar a voz dos que são desprezados pelo sistema e não tem outra ferramenta de protesto.

É isso mesmo é como diz o ditado... É UM PÉ NA RODA, para omitir a informação a população, tirando o direito de saber o que se passa nos bastidores da politicagem, se é que não existe o ato da discussão política em nosso município, e muitos nem sabe o significado e/ou nem a diferença entre política e politicagem. Imagino que este é um dos caminhos trilhados, pela busca de constituir a indução de mais uma campanha politiqueira em nossa cidade.

Sabemos que diante das dificuldades vivenciadas, a maioria dos apodienses não tem privilégio a uma Educação de qualidade, pois as dificuldades econômicas encadeadas aos regimes políticos interesseiros do passado somados ao do presente, sempre contribuiu como obstáculos negativos para que a educação não se consolidasse em nosso município, pelo qual possibilitasse ao cidadão o conhecimento necessário para que jamais trocasse seu voto por migalhas, tornando-se cúmplice do atraso, ficando impossibilitado de reivindicar mudanças, já que pesa nos ombros o ato da negligência cometida. Desse ponto de vista vale frisar que o povo tem os governantes que merecem por isso é importante saber escolher os representantes que regem nosso município, se caso não tiver opção, a melhor escolha é não escolher.

Em se tratando do poder legislativo Apoio plenamente suas ações, pois vem demonstrando uma façanha inédita de bons resultados, com atos de responsabilidades e coragem vem desempenhando belíssimo papel, apenas em poucos meses de mandato demonstraram que não estão sujeitos as mazelas que os representantes passados sempre se expuseram, mazelas estas da subordinação ou da aprovação de atos que não convém vantagens ao município. Chama-me a atenção a bater nesta tecla, é a busca da construção de um poder legislativo unificado e sólido formado em um curto espaço de tempo, a palavra chave é compromisso, ato este pouco visto na história da política apodiense, se é que existe história.

Constatei meses atrás no blog da Câmara Municipal, a conquista por parte dos vereadores da construção da Ponte da cidade pelo qual se encontra em andamento e pelo empenho constatado na luta pela construção da obra de duplicação da via de acesso que interligará a cidade ao bairro Bico Torto. Ao mesmo tempo lamentei a ausência da Prefeitura Municipal do Apodi, que tem se mostrado ausente na busca de melhorias em nossa cidade, pois sabemos que se agisse com a mesma integridade seria o norte fundamental para amenizar a situação de vida rudimentar ao qual passa a massa pobre de nosso município. No momento o que consigo se constatar são pequenas maquiagens, que alguns conseguem chamá-las de OBRAS, sendo que vale salientar que compete aos órgãos municipais zelar pelo patrimônio público e aplicar o dinheiro destinados a determinado feito.

No entanto quando realmente conseguir verificar alguma mudança em que não haja registro interesseiro de cunho politiqueiro, buscando exposição de bandeira A ou B, ai sim, passarei a entender que força seria esta impregnada no suposto slogan “A Força da Mulher”.

REMETENTE: SOUZA JÚNIOR

Nota do Blog: Os Vereadores agradecem ao Jovem Souza Júnior pelo envio do excelente texto, enfatizando que o mesmo infelizmente retrata a atual situação, no entanto os mesmos estão fazendo de tudo para que esta história seja mudada.