Aconteceu hoje na Câmara Municipal de Apodi, em cumprimento a lei de responsabilidade fiscal uma audiência pública para prestação de contas do 3º quadrimestre do ano de 2009, são contas relacionadas aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
As contas foram apresentadas pelo contador Brito, onde ele fez um balanço do ano todo, estiveram presentes os Vereadores João Evangelista e Ângelo Suassuna, segundo eles vários números são questionáveis, conforme detalharemos a seguir.
A participação foi pequena e contou apenas com basicamente com funcionários da PMA, estavam presentes o secretário de urbanismo Elton Rosemberg, secretario de Ação Social Laete Oliveira e Tibúrcio Marinho chefe adjunto de gabinete. Estavam também presentes João Bosco do Sindicado e o agrônomo Damião. A próxima será em maio próximo e segundo o Presidente da CMA, João Evangelista a divulgação será mais intensa, com o intuito que haja uma maior participação popular.
Os Vereadores apodienses presentes ao estiveram atentos aos números. Vejamos com detalhes alguns deles a seguir:
• Arrecadação do IPTU Apodi segundo Brito tem porte para arrecadar mais de 200 mil. Arrecadou em 2009 R$ 26.031,31.
• Iluminação Publica previsão de arrecadação 200.000,00. Arrecadou R$ 208.258,08. “Esse é um dos pontos mais discutidos na Câmara, e cobrados pela população hoje, vimos que ultrapassou a perspectiva de arrecadação, precisamos entender onde foi aplicado esse dinheiro” comentou Ângelo Suassuna.
• FPM tinha previsão de R$ 13.000,000, 00. Foi repassado R$ 11.933,759 00. “Veja que chegamos perto do valor previsto, e se falou tanto em crise, mas observamos que chegamos perto dos 12 milhões, é muito dinheiro no nosso entendimento” afirmou Evangelista.
Fazendo-se uma somatória total da receita de 2009, o nosso querido Apodi teve uma receita bruta de: R$ 32.247,277, 62 ( trinta e dois milhões, duzentos e quarenta e sete mil,duzentos setenta e sete reais e sessenta e dois centavos). “Temos muito para discutir o orçamento de 2010 já que foram os Vereadores que aprovaram podemos acompanhar de perto e atentos para observarmos a aplicação” salientaram os Vereadores.
Raios-X dos valores aplicados em nosso município:
• Material de Consumo: R$ 3.081,283 72
• Diárias: R$ 87.965,00
• Obras e instalações: R$ 1.159,253 19
• Folha pessoal R$ 16.658,558, 22
Os números são do ano de 2009, durante o ano foi gasto este montante em nossa cidade.
Um detalhe que chama a atenção dos Vereadores é a folha do pessoal, pois aí estão incluídos cargos efetivos e comissionados, como também despesas patronais. No total a prefeitura gastou em 2009 o total de R$ 32.214,141,49.
A planilha exposta pelo contador Brito, foi solicitada pelos Vereadores, no entanto o mesmo informou que precisaria do despacho da excelentíssima Prefeita, mediante fato o Presidente da Câmara João Evangelista fará a solicitação nesta quinta-feira através de requerimento.