quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Vereadores debatem sobre segurança do carnaval de Apodi


Evangelista preocupado com a segurança do carnaval de Apodi


 
Após o recesso do carnaval, os vereadores voltaram às atividades normais com a realização de mais uma sessão ordinária hoje pela manhã. Com a ausência dos vereadores Júnior Carlos, Paulo de Telécio e Chico de Marinete, a tônica dos debates foi a falta de segurança no carnaval de Apodi, apesar da aparente tranqüilidade vivida pelos milhares de foliões.

Os vereadores Genivan Varela e Ângelo Suassuna parabenizaram os foliões por proporcionarem uma festa em paz, o que tem atraído cada vez mais os visitantes de cidades vizinhas. Mesmo destacando o trabalho da equipe da prefeitura e do Capitão Carvalho, eles ressaltaram a necessidade de um planejamento para o próximo carnaval com muita antecedência, para proporcionar uma festa cada vez mais segura e com comodidade.

O presidente da Câmara, João Evangelista demonstrou preocupação com o número de policiais para dar conta de uma multidão que chegava a mais de 50 mil pessoas. “Eu ficava angustiado, torcendo para o dia amanhecer, contando com a sorte e a proteção divina que aliada à receptividade dos apodienses para que nada de grave acontecesse”, revela.

Evangelista revelou que Apodi contava apenas com 38 policiais, além do efetivo, apesar do Coronel Elias ter assegurado o deslocamento de 140 homens para reforçar a segurança do município. “O governo do Estado não foi parceiro nosso nesse carnaval”, criticou. O vereador Arnaldo Costa também demonstrou descontentamento com o pequeno número de policiais destacado para o município. “A governadora não tem compromisso com Apodi”, enfatizou.

O vereador Júnior Souza informou que o município de Areia Branca recebeu um reforço de 320 policiais e Macau, 230 homens, enquanto Apodi, ainda perdeu três policiais dos 38 que vieram. “Não estão levando em conta o tamanho do nosso carnaval”, lamentou o vereador acrescentando que a partir de agora a prefeitura precisa estabelecer regras para o melhor funcionamento da festa de momo.

Os vereadores foram unânimes em afirmar que a criação de uma praça de eventos para a realização de festas como o carnaval além de ser necessária, tem que ser prioridade porque não pode ser planejada somente quando se aproximar o período carnavalesco. “Não podemos continuar contando apenas com a sorte. A urgente discutir a polícia de segurança para o próximo carnaval para que possamos avançar”, completou Evangelista.

Vereadores fazem pleito surpresa e reelegem presidente da Câmara de Olho D´Água do Borges






Pense numa confusão.

Sem pleito marcado, o presidente da Câmara de Olho D´Água do Borges, José Sérgio, do PMDB oposicionista, acaba de se reeleger presidente da Casa.

A sessão tinha tudo para ser apenas o reinício dos trabalhos legislativos depois do recesso.

Mas o que entrou em pauta foi a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. Vereadores governistas não entenderam nadica.

"Não se pode fazer uma eleição desse jeito, tem que baixar edital" disse a vereadora Maria Helena, do PMDB do prefeito Jackson Queiroga.

"O Regimento Interno da Casa determina que havendo a presença absoluta da maioria dos vereadores, o presidente pode determinar a eleição da Mesa", respondeu o vereador Rube Queiroz, do PSB, citando o artigo 5º do Regimento Interno da Câmara.

"A eleição tem respaldo legal conforme mostra o Regimento Interno desta Casa, diante da emenda apresentada pelo vereador Toinho de Sales em 2006, aprovada por essa Casa e sancionada pelo senhor prefeito Jackson Queiroga, no mesmo ano, que determina a eleição até o dia 31 de dezembro deste ano", completou Rube.

E a Mesa Diretora, eleita pela chapa única,ficou assim formada:

Presidente - José Sérgio (PMDB)

Vice-presidente - José Edgar(DEM)

1º Secretário - João Maria - (PT)

2º Secretário - Gildênia (DEM)

Fonte: Thaisa Galvão

Nota do Blog: Os vereadores apodienses parabenizam ao Vereador José Sérgio pela reeleição.