sexta-feira, janeiro 22, 2010

Chico de Marinete participa de reunião sobre o trânsito do município














O vereador Chico de Marinete representou a Câmara na reunião realizada hoje pela manhã, na secretaria de Educação, para discutir as ações do projeto Trânsito Cidadão, coordenado pela bioquímica Wilma Karla, que visa promover melhorias no trânsito de Apodi.

Ao final, ficou decidido que quarta-feira, dia 27, às 9h, no auditório da Câmara Municipal, será realizada uma audiência pública sobre o trânsito de Apodi. A população deve participar dessa audiência, que será muito importante para a consolidação de medidas educativas que estão sendo adotadas no trânsito do município.

Estiveram presentes: o capitão Carvalho, Dr. Luiz Antônio, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Carlos Kleber, representantes das auto-escolas de Apodi e do poder público municipal.



Membros da COOAFAP pedem apoio aos vereadores para manter espaço destinado à Agricultura Familiar















Representantes da COOAFAP (Cooperativa de Agricultura Familiar de Apodi) estiveram reunidos hoje pela manhã, na câmara , com o presidente, João Evangelista e os vereadores Ângelo Suassuna e Genivan Varela e o assessor jurídico, Expedito Maia.


Eles vieram pedir apoio do legislativo para que o espaço destinado à Feira de Agricultura Familiar, ao lado do mercado público, seja respeitado pelos feirantes que não pertencem à cooperativa e que segundo os agricultores, estão invadindo o local com a comercialização de produtos que não são oriundos da agricultura familiar.

A Câmara ofereceu apoio aos agricultores, que foram orientados a procurar a prefeita Goreti Silveira para pedir que ela solicite providencie medidas fiscalizadoras para evitar a invasão do espaço que com muita luta foi conquistado pelos membros da cooperativa. Se não houver providências por parte do executivo, a câmara convocará o secretário de Agricultura para uma audiência sobre o assunto.



Vereadores reclamam de empresas que estão executando obras de recuperação das estradas






Em seu pronunciamento na sessão de ontem, Júnior Carlos cobrou do executivo a recuperação das estradas e a construção de pontes e passagens molhadas. “Mais um ano que se passa, o inverno chega e o problema não foi resolvido”, lamenta o vereador, acrescentando que no início do ano passado, a câmara aprovou requerimento de sua autoria, solicitando à prefeita, estudo de viabilidade financeira para a construção das pontes e passagens molhadas. “Até o momento, ela sequer enviou à câmara esse estudo e ainda tem coragem de falar em administração com planejamento”, critica o vereador.





O vereador Genivan Varela também criticou a qaulidade do material utilizado na recuperação de estradas e na pavimentação de ruas e citou a Pe. Renato, na Lagoa Seca e a Francisco Raposo, no Bacurau II. "Para não dizer que nada foi feito em 2009, fizeram a pistagem de algumas ruas e o serviço foi tão mal feito, que na primeira chuva, o asfalto já rompeu". Ele também cobrou da prefeita medidas para evitar que as comunidades fiquem isoladas no inverno. "Fala-se tanto em planejamento e o estudo de viabilidade das pontes e passagens molhadas sequer foi feito", disse o vereador.





"As obras estão sendo mal executadas pelas empresas contratadas, a exemplo do serviço que está sendo feito nas estradas vicinais da Chapada, onde a empresa não tem a decência de enviar planilhas explicando o que está sendo gasto", reclama o vereador Chico de Marinete, que relatou a situação do assentamento Paulo Canapum, cujo acesso ficou mais difícil com o trabalho de recuperação das estradas, devido o material de péssima qualidade utilizado. "Custe o que custar, nós vamos moralizar a contratação de empresas daqui pra frente", avisa.

Vereadores cobram lombadas para Melancias













Os Vereadores Paulo de Telécio e João Evangelista reivindicaram lombadas para a comunidade de Melancias, distante cerca de 13 km da sede do município e uma das maiores em número de população.


Os Vereadores explicaram e contabilizam números de acidentes na altura do km 98, na oportunidade ouviram dos engenheiros para que seja oficializado o pedido, havendo grandes possibilidades do pedido ser atendido.

Vereadores cobram solução imediata para problema









Aproveitando ainda a presença dos engenheiros do DNIT em nossa cidade, os Vereadores em Ação, mostraram o uma cratera existente na BR 405, na zona urbana em frente a churrascaria do Bimbinha.


Essa cratera incomoda muita gente, tanto pela dimensão da mesma, como também pela fedentina ocasionada, pela lama acumulada no local, e causa transtorno ao comercio do Bimbinha, que comercializa alimentos em frente ao local.

Os engenheiros analisaram de forma minuciosa o problema, observando critérios técnicos para a solução do mesmo, prometendo solução imediata para tal problemática que incomoda a população local, informando ainda que é necessário uma parceira entre o DNIT e PMA.

População abdica de manifesto










Através de uma reinvidicação do presidente da Associação dos moradores do Bairro Bico Torto o presidente, Pedro Júnior comunicou ao Vereador Evangelista que a Associação em assembléia decidiu fazer neste próximo sábado um manifesto bloqueando a BR 405 no seu Km 81.


Os Vereadores em Ação, através do DNIT conseguiu uma reunião na própria Associação com os dois engenheiros do DNIT, Rafael e Talles, a reunião contou com os Vereadores Evangelista e Paulo e alguns representantes do Bairro.

No desfecho da reunião, os engenheiros se comprometeram em viabilizar o mais rápido possível as lombadas, explicando que a demora é o material CBUQ que estar faltando, informando que se não for possível fazer a lombada nos seus padrões será feito um paliativo, lombadas improvisadas.

Eles estabeleceram compromisso de até terça-feira informarem a data que será feita, ouvindo o pedido da população para ser antes do carnaval, com a promessa dos engenheiros a Associação decidiu suspender o manifesto.

Os Vereadores em Ação irão acompanhar todo o desenrolar dos fatos, o desfecho dessa Ação. Na oportunidade a população citou todos os problemas ocasionados pela falta das lombadas.

Obras da Ponte continuam a todo vapor








As obras da duplicação da Ponte na saída para o Bairro Bico Torto continuam a todo vapor, e por ser uma conquista dos Vereadores em Ação eles têm acompanhado quase que diariamente a execução da mesma por parte da empresa responsável.

Os Vereadores Evangelista e Paulo receberam os engenheiros do DNIT Rafael (foto) e Talles, da 1ª unidade sediada em Mossoró, onde na oportunidade eles informaram que a duplicação ate o Bico Torto é uma luta e que poderá está contemplada no projeto CREMA 2. Os Legisladores apodienses irão lutar por isso.