quinta-feira, outubro 08, 2009

Professora Rokátia é reconhecida nacionalmente!‏





Descrevemos abaixo texto copiado do Blog da Professora Rokátia


Na tarde de ontem (07/10), a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados elegeu os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de 2009. Como já esperava, não fiquei entre os três premiados. Apesar da alegria de ser indicada, desde o início, tive a consciência de que tinha concorrentes de peso e que dificilmente uma pessoa física conseguiria vencer instituições renomadas, como o Movimento Todos Pela Educação, o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA, a Central Única das Favelas, a Fundação Bradesco, a Fundação SOS Mata Atlântica e outras instituições reconhecidas nacionalmente e até internacionalmente.


A Assessoria do Deputado Betinho Rosado me ligou, ontem, logo após o término da votação, para informar o resultado e, confesso, que fiquei bastante surpresa ao tomar conhecimento da minha colocação. E não é para menos, afinal ficar em nono lugar entre 48 indicados de todo o país já pode ser considerado um grande prêmio para uma mera e desconhecida professorinha do interior do Rio Grande do Norte.


Se a indicação do Deputado Betinho já me deixou imensamente honrada, saber agora que também fui votada na Comissão de Educação, concorrendo com pesos pesados da área de educação de todo país, me faz sentir ainda mais orgulhosa e, principalmente, com mais vontade de continuar esse trabalho. Não pelo prêmio, afinal nem o ganhei, mas por sentir que a indicação e esta excelente colocação (pelo menos para mim) evidenciam que nossas pequenas ações devem estar, de alguma forma, contribuindo para educação da minha querida Apodi, uma vez que gerou uma repercussão tamanha a ponto de ficar entre os dez melhores trabalhos em prol da educação popular do Brasil.


Agora, só me resta aqui agradecer ao Deputado Betinho pela lembrança do meu nome e a toda a sua equipe pelo carinho e empenho com que conduziu todo o processo de indicação e votação de meu nome. E aos amigos, colegas, alunos e leitores que torceram, acreditaram e incentivaram esta Professorinha, com suas palavras de carinho e estímulo. Agradeço ainda a toda imprensa do Rio Grande do Norte que tem sido uma parceira em todos os projetos em que tenho trabalhado, divulgando, cobrindo e apoiando incondicionalmente o nosso trabalho.


A todos, o meu sincero MUITO OBRIGADA!


CONHEÇA AGORA OS ESCOLHIDOS:

Fundação SOS Mata Atlântica - Programa de Educação Ambiental (Projeto Mata Atlântica vai à Escola), com 15 votos - sugestão do deputado Lobbe Neto (PSDB/SP);


Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) - também com 15 votos - sugestão do deputado Jorginho Maluly (DEM/SP);


Projeto "Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque", com 13 votos - sugestão do deputado Raul Henry (PMDB/PE).


A PREMIAÇÃO

O prêmio consiste na concessão de um diploma de menção honrosa aos agraciados e na outorga de uma medalha cunhada com a efígie do homenageado. Tudo isto em uma sessão especial convocada exclusivamente para a entrega. A data para a entrega do prêmio será marcada em comum acordo com a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.

Parabéns professora Rokátia. Você merece todo o reconhecimento do mundo! E este foi um deles.


Acesse o blog da Professora Rokátia


Nota do Blog: A Câmara Municipal parabeniza a ilustre Professora Rokátia, pelo reconhecimento Nacional, e neste importante momento se junta a mesma e comemorar esta importante conquista, não só pessoal como coletiva para nossa cidade. Parabéns!

Presidente da Câmara repudia declarações do secretário de Agricultura




A Tônica dos discursos da sessão de hoje, giraram em torno das declarações do secretário de Agricultura, Eron Costa, que na reunião da associação da comunidade de Baixa Fechada, após ouvir cobranças pela falta de investimentos do executivo na região do Vale, afirmou que apesar dos 20 milhões que foram repassados à Prefeitura, as despesas, inclusive com a Câmara, dificultariam a administração desses recursos.

O presidente, João Evangelista usou a tribuna para repudiar as declarações do secretário. “Dizer que o repasse à Câmara, que é assegurado pela constituição, atrapalha o andamento da administração, é um absurdo”, disse o presidente, desafiando a prefeita a fazer o mesmo que ele: prestar contas à população de todos os recursos que entram na prefeitura.

“Apesar da imprensa falar em saída da crise, a prefeita Goreti sempre alega estar passando por dificuldades financeiras, mas esquece que assim que assumiu a prefeitura, comprou um carro importado para o gabinete”, disse Evangelista, questionando o planejamento tão falado pelos secretários. “Só agora ela vem falar de crise? Por que não planejou as ações? E agora quer descontar nos servidores como os garis e no legislativo?”, indaga.

Sobre um possível parcelamento desse repasse, por parte do executivo, Evangelista foi enfático: “a prefeita pense em fazer esse parcelamento e verá que esta casa está preparada”. O vereador Júnior Souza, líder da bancada da prefeita, concordou com o presidente quanto à legalidade do repasse da câmara. “Ele é assegurado pela Constituição e quem deixar de fazê-lo, será punido, como já aconteceu com alguns municípios”, disse.

Ângelo demonstra insatisfação com o Poder Executivo



Durante seu discurso na sessão de hoje, o vereador Ângelo Suassuna, demontrou em diversas ocasiões, sua insatisfação com a administração da prefeita Goreti Silveira, apesar de pertencer à bancada da situação e de  sempre ter procurado defender o executivo nas discussões mais polêmicas envolvendo as acões da prefeita.

"Infelizmente, nós sabemos que a administraçãodo município está centralizada na mão de uma pessoa: o chefe de gabinete e marido da prefeita, Klinger Pinto. Os demais secretários são umas mariontes nas mãos dele", disse Ângelo, incluindo nesta lista de marionetes a sua mãe, Dagmar Suassuna, secretária da Mulher e das Minorias Raciais.

O desabafo do vereador foi feito em um debate onde os vereadores Chico de Marinete, Genivan Varela e o presidente João Evangelista citaram o discurso do secretário de Agricultra, Eron Costa, no qual apontou o repasse feito à câmara, como um dos entraves à administração de prefeita Goreti, porque dos 20 milhões repassados à prefeitura nestes oito meses, cerca de um milhão foi repassado ao legislativo.


Câmara aprova Projeto de Lei que regulamenta serviços de taxistas





Com duas emendas da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foi aprovado o projeto de Lei 036/09, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a prestação de serviços de veículos de aluguel, no âmbito do município de Apodi.


A lei que beneficia os taxistas, sofreu alteração no Art. 3º, ao qual foi acrescentado O Inciso VIII, que trata da obrigatoriedade da colocação das faixas laterais com identificação da cidade e o número do táxi.

A outra emenda acrescentada pela Comissão é uma modificação na redação do Art. 21, revogando o Decreto 503/97, que até então regulamentava a prestação de serviços dos taxistas de Apodi.




De autoria do vereador Arnaldo Costa, a câmara aprovou também na sessão ordinária de hoje, o Projeto de Lei 037/09, que denomina a Praça da rua PE. João da Cunha, em frente à Escola Estadual Ferreira Pinto, de Neta Viana.