quarta-feira, outubro 07, 2009



O vereador Chico de Marinete, ao lado do Presidente Nacional do PC do B, Renato Rabelo e de Flaviano Monteiro,  ao participar da 12ª Conferência Regional do Partido, em Natal.

Carro-pipa abastece mais de 400 famílias





Da porta de casa, é possível se observar espelho de água da Barragem de Santa Cruz, que armazena até 600 milhões de metros cúbicos. Durante o inverno deste ano, as casas ficaram com acesso alagado e as plantações de milho, feijão e fava foram destruídos. No entanto, seis meses depois, o cenário é de contraste. Falta água, apesar de existir próximo, para mais de 400 famílias de 20 comunidades rurais da região sul do município de Apodi.


Os moradores de quatro comunidades rurais da região da Pedra conseguiram com a Prefeitura e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), a perfuração de quatro poços tubulares que garantirá o fornecimento de água potável às localidades que ainda são carentes.

A parceria, segundo o diretor do Dnocs, o suplente de deputado federal Elias Fernandes Neto, é importante para melhorar as condições de vida dos moradores da zona rural. Elias Fernandes disse que está sendo encaminhado em Brasília o investimento na ordem de R$ 220 milhões, sendo que R$ 90 milhões deste valor já estão assegurados para instituir o Distrito Irrigado da Chapada do Apodi, contemplando uma área de nove mil hectares e garantindo renda para mais de 25 mil pessoas.

Mas os moradores estão cobrando do Dnocs, da Prefeitura de Apodi e da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a construção de uma adutora de 45 km para abastecer as 20 comunidades e não só quatro da região da Pedra, como compensação pela construção do Sistema Adutor do Alto Oeste e da Adutora para abastecer Mossoró. "A reclamação dos moradores é que da casa deles dá pra ver a água que vai abastecer Mossoró, mas não vai abastecer a casa deles", diz a prefeita Maria Goreti.

Com os poços perfurados, a prefeita diz que vai atender as comunidades rurais de Grossos, Cápua, Arção, Sucupira. Essas localidades sempre foram abastecidas com carro-pipa e água de açudes e agora vão ter água potável. Há uma possibilidade de o Dnocs firmar parceria para perfurar mais 11 poços tubulares que atenderiam aos moradores de outras regiões do município.

Nota do Blog: Recentemente os Vereadores em Ação estiveram na secretaria de agricultura do município e cobraram em nome da população a volta do reabastecimento, o que está sendo realizado segundo a matéria acima.

Câmara torce por apodiense de destaque




Ocorrerá hoje, às 14h, a reunião especial da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados que escolherá os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, edição 2009.


Expectativa para o município de Apodi, representado pela professora Rokátia Kleânia, indicada pelo Deputado Federal Betinho Rosado (DEM),e que disputará o voto dos membros titulares e suplentes da comissão com mais 47 outras indicações de parlamentares de todo o Brasil.