sexta-feira, outubro 02, 2009

Evangelista e Ângelo participam de filiação de Luiz Almir ao PV






O presidente da Câmara Municipal de Apodi João Evangelista (PR) e Vereador Ângelo Suassuna (PV), participam amanhã da filiação do Deputado Luiz Almir que viveu o imbróglio, de desfiliação do PSDB pela questão da fidelidade partidária, e se junta a prefeita de Natal Micarla de Souza no PV.


Como membro do PV local Ângelo tem participado dos eventos de filiação do seu partido, que tem somado nomes fortes nos últimos dias, e para isso convidou seu colega e presidente da Câmara João Evangelista.

“Apesar de sermos de partidos diferentes mantemos sempre esta unidade, o que fortalece ainda mais o Poder Legislativo apodiense” comenta Ângelo.

Para Evangelista eventos como estes são importantes, pois visam fortalecer os partidos, já que estamos às portas de uma eleição estadual. “Mantenho esta unidade sadia com todos os Vereadores, por isso não poderia recusar o convite do meu colega” finalizou Evangelista.

Vereadores do PC do B cumprem agenda em Natal




Os Vereadores do PC do B, Genivan Varela e Chico de Marinete estão em Natal, capital do estado, onde participam de eventos ligados ao partido de ambos, já neste exato momento têm reunião com o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, com os Vereadores está o recém eleito presidente do partido Flaviano Monteiro, discutindo diretrizes a nível local.


Amanhã eles continuam na capital, e participam de encontro do partido, visando o fortalecimento a nível estadual e local, já que a sigla postula uma cadeira na Assembléia Legislativa, regressando em seguida para Apodi, retomando as atividades a nível local.

Júnior Carlos contesta acusações do secretário municipal de Administração




Em matéria publicada no blog Marmota Apodiense, o secretário municipal de Administração, Planejamento e Recursos Humanos, César Oliveira acusa o vereador Júnior Carlos de denúncia “vazia e sem fundamento” por acusar a prefeita Goreti Silveira de favorecimento político ao contratar um irmão através de processo seletivo que o vereador garante ser ilegal.


“A denúncia foi baseada na publicação do edital de convocação, no dia 01 de setembro, no jornal Gazeta do Oeste e, portanto, não é infundada”, rebate o vereador Júnior Carlos que move ação na promotoria pública para impedir que seja realizado um novo processo seletivo, o que segundo ele, é inconstitucional.

O vereador insiste na irregularidade do processo que de acordo com a lei, só seria permitido em caráter emergencial, o que não se configura o caso do município do Apodi. “Se o processo aconteceu de forma transparente, porque houve tantas ações na justiça?” questionou o vereador.

O secretário alega que “embora o nome de Manoel Coriolando da Silveira tenha direito a ser contratado, pois foi legitimamente aprovado, a nossa secretaria seguindo a linha de coerência, tomou a iniciativa de não seguir em frente, aconselhando a não assinatura do contrato”, e acusa Júnior de ter se antecipado na denúncia.

“Ora, se a contratação é legítima, por que alguém aconselharia a não assinatura do contrato?”, indaga o vereador que se mantém firme na defesa da realização de concurso público para preenchimento desses cargos, que é o procedimento correto a ser adotado.

Leite em pó não se encontra mais armazenado no depósito da COOPAPI




O movimento Vereadores em Ação constatou que as três toneladas de leite em pó, assim como os produtos que compõem a cesta básica, armazenados no depósito da COOPAPI não se encontram mais no local, o que leva a crer que foram distribuídos.

De acordo com informações de pessoas que procuraram os Vereadores em Ação, as feiras foram distribuídas sem o arroz, porque o mesmo estaria com data vencida. Os veredores vão procurar o responsável pela Defesa Civil, Marcílio Reginaldo, para se certificarem de que os produtos foram distribuídos e com quais critérios.

Vereador participa de pregão realizado na sede da prefeitura




Hoje pela manhã, o vereador Chico de Marinete participou da tomada de preços do processo de licitação objetivando a contratação de uma empresa para a execução de obras de drenagem superficial e pavimentação com paralelepípedos de diversos trechos da rua Joaquim Teixeira de Moura, na BR 405.


O pregão é aberto ao público, mas a população não demonstra interesse em participar e Chico é o primeiro parlamentar a participar de um processo como esse, como representante do movimento Vereadores em Ação. “Para fiscalizar, temos que acompanhar desde a publicação, até a decisão final, quando será anunciada a empresa vencedora”, completa.

O pregão aconteceu na sede da prefeitura e contou com a participação de quatro empresas, apesar de estarem inscritas o dobro desse número. Das participantes, a empresa de Fortaleza foi eliminada, restando as de Pendências, Almino Afonso e Pau dos Ferros.

As três empresas participantes possuem pendências que as impediriam de participar do processo licitatório e por isso as propostas foram colocadas num envelope lacrado e assinado, inclusive por Chico. Uma comissão formada por representantes da prefeitura irão analisar as propostas e o menor preço, desde que a empresa esteja regular, será o vencedor.

“Vamos continuar acompanhado o desenrolar dessa licitação, quando será publicado uma nova data para anunciar a empresa vencedora e assim que for anunciada, estaremos divulgando aqui no blog para que toda população tome conhecimento”, disse o vereador

Vereadores cobram recuperação das estradas vicinais



O vereador Genivan Varela usou a tribuna da câmara para pedir ao secretário de Obras, Nilson Fernandes, a conclusão dos serviços de recuperação das estradas vicinais, que segundo ele estão sendo iniciados e depois, abandonados, o que vem causando revolta nas comunidades que continuam isoladas por causa das péssimas condições dessas estradas, prejudicando principalmente os estudantes.

“Nos quatro cantos do município, temos problemas com estradas vicinais o que nos preocupa muito, porque daqui a pouco o inverno estará chegando novamente e o prejuízo será maior ainda”, relatou o vereador Chico de Marinete, que também vem insistindo neste assunto, tendo colocado vários requerimentos solicitando recuperação de trechos que dificultam o acesso a comunidades da Chapada.

Sobre o mesmo assunto, em seu discurso, o presidente da Câmara, João Evangelista, lembrou que estão sendo liberados os recursos que há alguns meses foram anunciados pelo vice-governador Iberê Ferreira, no valor de 780 mil reais, para a recuperação dessas estradas. “Vamos ficar atentos e de olhos bem abertos para acompanhar a aplicação desses recursos”, adiantou o Evangelista.

O vereador Júnior Carlos também tem cobrado insistentemente a melhoria do acesso às comunidades rurais, especialmente o Vale, um dos setores mais prejudicados com o inverno e que já é motivo de preocupação para o próximo ano, porque as estradas não foram recuperadas e até o momento, a prefeitura não apresentou nenhum projeto para construção de pontes que possam acabar de vez com o sofrimento dos moradores daquela região.