terça-feira, setembro 22, 2009

CNI/IBOPE: Ciro Gomes passa Dilma. Serra cai, mas mantém liderança

BRASÍLIA - Na pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira, apenas o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) subiu na preferência do eleitorado. A ministra Dilma Rousseff (PT) caiu de três a quatro pontos percentuais, dependendo do cenário, e o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), quatro pontos. No cenário mais provável para as eleições presidenciais do ano que vem, com quatro candidatos (Serra, Dilma, Ciro e Marina);

O tucano lidera as pesquisas de intenções de votos, com 35%;Ciro aparece em segundo, com 17%;Dilma, com 15%;E Marina, 8%.Somam 24% os que não sabem e os brancos e nulos.

Na análise da pesquisa, o Ibope diz que o crescimento de Ciro pode ter sido influenciado pela propaganda política do PSB no rádio e na TV, nos dias que antecederam a pesquisa. Sobre a queda de Dilma e de Serra, não tem elementos para analisar, porque o quadro é instável, considerado muito volátil neste momento e o eleitor não tem preferência consolidada por candidato.
Dilma perde de três a quatro pontos percentuais nos cenários que podem ser comparados, sem a Marina, em relação à pesquisa de junho. A ministra oscila, hoje, entre 14% e 18% das intenções de votos. Serra também perde quatro pontos percentuais nos cenários que podem ser comparados, em relação à pesquisa de junho, variando agora entre 34 a 35%. Ciro teria hoje entre 14% e 28% - ele lidera, com o percentual máximo, quando o candidato tucano é Aécio Neves e não Serra.

No cenário com Serra, Ciro sobe cinco pontos percentuais, em relação à pesquisa de junho, ficando com 17%, e supera Dilma, que fica com 15%. Neste cenário, Marina Silva fica com 8%. Todos melhoram seu desempenho quando o candidato tucano é Aécio: Ciro fica com 28%, Dilma, 18%; Aécio, 13%; e Marina, 11%.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 11 e 14 de setembro em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: O Globo