quarta-feira, setembro 09, 2009

De frase nova


O presidente da CMA João Evangelista está de frase nova no seu perfil no Blog dos Vereadores em Apodi, frase esta que segundo o próprio presidente se identifica ainda mais com ele.

A frase de Paulo Freire foi enviada via e-mail pela Senadora Marina Silva, pré candidata à presidência da República nas próximas eleições.

“Quando recebi a frase da Senadora Marina Silva, não tive dúvidas que ela se identifica com minha conduta política, por isso resolvi compartilhar a mesma com todos que acessam nosso Blog” comenta Evangelista.

Diretor da Comissão de Defesa Civil do município justifica estoque de 3 toneladas de leite em pó

Produtos estocados no armazém da COOPAPI

Diretor da Comissão de Defesa Civil, Marcílio Reginaldo

Marcílio justifica estoque para a assessoria da câmara

Hoje pela manhã, o diretor da Comissão Municipal de Defesa Civil de Apodi, Marcílio Reginaldo, procurou o presidente da Câmara, João Evangelista, para esclarecer sobre a grande quantidade de leite em pó, estocada no depósito da COOPAPI, que segundo ele pertence ao estoque estratégico da Defesa Civil e que o mesmo foi uma doação da CONAB, para serem distribuídos às famílias carentes do município.

De acordo com Marcílio, o leite e o macarrão estocados serão distribuídos na próxima semana. “Estamos aguardando a finalização do cadastramento feito pela Defesa Civil com apoio das Secretarias de Saúde e Desenvolvimentos Social, nos bairros periféricos, com famílias em situação de desnutrição, como gestantes e crianças”, esclarece.

Questionado pelo presidente com relação aos produtos estarem armazenados no mesmo local em que o carro com baú isotérmico da prefeitura é guardado, ele afirmou que existe uma parceria entre a COOPAPI, a prefeitura e a Defesa Civil. “O estoque é para ser utilizado nos meses críticos, de setembro a novembro, quando o homem do campo não tem perspectivas de trabalho, provocando um êxodo rural”, explica Marcílio.

Ele acrescenta que a Defesa Civil está fazendo um trabalho junto a essas pessoas carentes, evitando assim que os vereadores sejam cobrados para praticar assistencialismo. “Mesmo com os problemas que tivemos com as enchentes, ninguém veio para a cidade arrombar comércios, porque estamos fazendo esse trabalho de ajuda humanitária àquelas pessoas que necessitam”, disse Marcílio.

Após a conversa com o presidente da câmara, Marcílio se colocou à disposição dos vereadores para resolver problemas relacionados a ajuda humanitária, que sejam identificados pelo legislativo. Ficou acertado que a sua versão seria divulgada no blog, com o mesmo destaque dado à matéria veiculada ontem sobre o assunto.

Em tempo:

A assessoria de comunicação da Câmara recebeu email da assessoria da Prefeitura Municipal e já se reuniu com o presidente da Câmara, que só irá se pronunciar sobre o assunto, quando estiver pronto o parecer da assessoria jurídica, através do qual irá se posicionar se haverá necessidade de acionar a Promotoria Pública ou não. Lembramos que toda a conversa do diretor da Defesa Civil com a assessora de comunicação e com João Evangelista, foi gravada.

Vereadores fiscalizam estradas vicinais




Os vereadores Evangelista e Genivan Varela estiveram na manhã de hoje, conferindo a problemática causada por um buraco enorme existente entre as comunidades de Carpina e Várzea da Salina, que impede a passagem do carro que faz o transporte dos estudantes daquela localidade.

Para encontrar uma solução para o problema, aconteceu ontem, uma reunião com o secretário de Obras do município, Nilson Fernandes, o que se comprometeu de buscar soluções imediatas para atender a reivindicação daquelas comunidades.

Durante a visita, um fato inusitado chocou os vereadores, ao verem um crime contra a natureza: a matança das cobras nativas, como uma jibóia, mais conhecida como cobra de veado, que media pouco mais de 2 metros.

Os vereadores perceberam que os moradores mataram por pura falta de informação, por acreditarem que a cobra era uma ameaça à comunidade. Eles pediram para informar à Câmara em outro caso desse tipo, pois os mesmos iriam providenciar a captura do animal para deslocar para um local seguro.

"Os moradores comentaram que já haviam visto em alguns momentos a cobra e temiam serem atacados" disse o Presidente da Câmara. “Uma pena que por desinformação, ainda aconteçam casos desta natureza” lamenta Genivan Varela.

Obs.: O jovem que está segurando o animal morto (fotos), não foi o responsável pelo crime ambiental, o fez a pedido dos vereadores.No local ninguém quis comentar o ocorrido.

Saiu hoje, no Jornal de Fato

Câmara pede ajuda a Ministério Público para fiscalizar prefeito

Angicos -
O vereador Jalmir Dantas (PP) decidiu recorrer ao Ministério Público para tentar pressionar o prefeito Jaime Batista dos Santos (DEM) a dar explicações sobre sua administração. A decisão partiu depois de o legislador enviar vários requerimentos ao Executivo sem receber nenhuma resposta.

A ideia ganhou apoio da bancada de oposição que vai subscrever, ou seja, apoiar o pedido de investigação da promotoria. O novo requerimento será aprovado na próxima segunda-feira, 14, durante a sessão semanal.

Os vereadores querem, entre outras coisas, a relação de todos os profissionais contratados pela atual administração, cópia das folhas de pagamento, relação nominal das pessoas cadastradas no programa de casas populares; cópia dos editais, das planilhas básicas, das propostas vencedoras, e das atas de todas as licitações (convites, tomadas de preços, pregões e concorrências), realizadas pela atual administração e cópia de todos os documentos de receita e de despesas do primeiro semestre de 2009.

A relação da Remessa à Câmara Municipal de todos os documentos de receita e de despesa do bimestre; dos convênios em vigor, firmados pelo Município com órgãos federais e/ou estaduais; de todos os veículos, caminhões, máquinas e equipamentos locados e dos débitos do município para com os fornecedores de água, luz e telefone, como também para com o INSS, FGTS e precatórios, informando o período em que foram originados os mesmos e a atual situação de cada um.
Segundo Jalmir, os vereadores querem apenas ter maiores conhecimentos sobre os acontecimentos do município, como um direito dos vereadores para que cumpram o seu papel de legislativo. "Alguma coisa deve estar acontecendo, quando se negam a dar informação é porque estão querendo, no mínimo, esconder algo", disse Jalmir.

Segundo ele, o grupo espera que nada esteja errado, mas a ação é necessária. "Isso servirá também para tirar dúvida porque o prefeito fica atrasando salário dos servidores, alegando redução na receita", completa o vereador.
Nota do Blog:
Como vemos, não é só em Apodi que os vereadores estão exercendo o seu verdadeiro papel, fiscalizando as ações do executivo, função para qual foram designados pelo povo. Também vemos que a realidade dos municípios brasileiros não são diferentes.