sexta-feira, agosto 28, 2009

Vereador Júnior Souza tenta ressuscitar luta pela Ufersa


Em seu discurso no pequeno expediente destinado às colocações dos vereadores, Hélio Machado pediu que a Câmara solicitasse ao deputado federal Henrique Alves, a criação de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) já que ele destinou recursos para a nove unidades no Estado e Apodi não foi contemplado.

Aproveitando a deixa, o vereador Genivan Varela disse que os vereadores deveriam exigir do deputado que ele fizesse o percurso de Apodi a Mossoró, no ônibus dos estudantes, para sentir na pele o mal que fez a Apodi ao assumir que foi o responsável pela vinda do campus da Ufersa para Caraúbas.

Diante do discurso de Genivan, Júnior Souza pediu a palavra e sem sequer citar o nome de Henrique, colocou toda a culpa da perda da Ufersa, no reitor Josivan Barbosa. “Ele enganou o povo de Apodi, quando esteve aqui a convite do Fórum das Entidades e apresentou um projeto todo pronto para ser colocado em prática”, acusou o vereador.

Apesar de dizer que esse assunto de perder a Ufersa para Caraúbas é coisa do passado, Júnior Souza tentou ressuscitar a luta pelo campus, sugerindo, através de indicação, o envio de documento ao Ministro da Educação, Fernando Haddad que se posicione a respeito do assunto. “Temos que ouvir do Ministro se existe condições de se instalar esse campus em Apodi”, justificou.

Obra da Av. Marechal Floriano provoca debate entre vereadores

Na sessão de ontem, as discussões giraram em torno de assuntos que vêm provocando debates na sociedade, a exemplo da cobrança do vereador Chico de Marinete, para que a prefeita Goreti da Silveira explique à população porque a obra que deveria estar sendo executada pela Construtora Aurora, contratada pela prefeitura fazer a drenagem e pavimentação da Avenida Marechal Floriano, está utilizando máquinas e funcionários do município.

Segundo o líder da bancada da prefeita, Júnior Souza, a empresa contratada para executar a obra, pertence ao grupo T. Melo e que o serviço de terraplanagem não está incluso no contrato. “Mas, o contrato não diz que a desobstrução da rua deve ser paga com o nosso dinheiro”, rebateu Chico de Marinete, adiantando que já entrou com representação junto à promotoria pública para embargar a obra.

“O executivo continua querendo comparar a administração atual com a passada, mas a promotoria vai dizer se estamos errados ao fiscalizar supostas irregularidades em uma obra”, acrescentou o vereador, que contou com o apoio dos vereadores Júnior Carlos e Genivan Varela que pediram respeito ao poder legislativo. “Se alguém está mentindo ou enganando o povo é o executivo”, completou Júnior Carlos.

Vereadores visitam abatedouro público e constatam calamidade total

Chegada do baú isotérmico não resolveu problema de higienização da carne apodiense...



Os Vereadores em Ação visitaram agora há pouco, o abatedouro público municipal de Apodi, que vive momentos de calamidade e abandono. Detalhes e fotos ainda hoje...

Presidente da Câmara é receptivo a aprovação da PEC dos vereadores


O presidente da CMA de Apodi. João Evangelista tem acompanhado atentamente a proposta que reduz os gastos com os legislativos municipais, foi aprovada na madrugada de ontem na comissão especial que analisava o assunto. O texto também inclui o aumento do número de vereadores, que fazia parte da PEC 333/04, já aprovado pela Câmara no ano passado.

As mudanças faziam parte das propostas de emenda à Constituição 336/09 e 379/09. Elas foram aprovadas na forma do substitutivo do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que recomendou a aprovação dos textos sem alterações.

De acordo com o texto aprovado, o número de vereadores passa dos atuais 51.748 para até 59.791 e o percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes. O aumento das vagas entrará em vigor assim que a PEC for promulgada, o que dará direito a cerca de 8 mil suplentes tomarem posse. Já a redução dos repasses passará a valer a partir do ano subsequente à promulgação da proposta.

Com a possível aprovação da PEC, Apodi deverá ganhar quatro novos vereadores, passando de nove para treze vereadores a composição do Poder Legislativo apodiense.

“Tenho acompanhado atentamente o desenrolar dos fatos, e vejo com muita alegria a chegada de novos companheiros a Câmara, pois, assim daremos uma maior amplitude ao trabalho que estamos desenvolvendo” disse Evangelista.