quinta-feira, agosto 20, 2009

Vereadores participam de mais uma reunião do projeto “filho do Apodi”

Vereadores Gilson e Rubensm Faviano Monteiro e Genican Varela
Zé Maria, Chico de Marinete e Gilvan Alves







Os dois vereadores do PC do B em Apodi têm desde a primeira reunião apoiado o projeto encabeçado pelo partido em Apodi, de ter um representante de Apodi como candidato a Deputado Estadual nas próximas eleições em 2010.

Genivan Varela e Chico de Marinete estiveram agora a pouco em mais uma reunião realizada, na verdade a terceira, no auditório da Câmara Municipal, onde vários simpatizantes do projeto estiveram presentes ao evento.

Os vereadores de Apodi contaram com o a presença de dois de seus colegas vereadores em Severiano Melo Gilson e Rubens, que vieram prestigiar o evento, fazendo uma análise do projeto.

Sessão foi marcada por desabafo de vereadores da bancada da prefeita

Arnaldo revelou descontentamento com a prefeita

Hélio aplaudiu discurso de Arnaldo



Sempre pronto a defender os interesses da prefeita Goreti da Silveira nas discussões e votação de projetos na Câmara, o vereador Arnaldo Costa surpreendeu a todos ao fazer um desabafo no qual revelou o seu descontentamento com a falta respeito do executivo com o legislativo, levando-se em conta seu mandato de vereadora.

O desabafo de Arnaldo foi feito num aparte ao discurso do presidente João Evangelista, que revelou sentir-se muitas vezes impotente diante de problemas simples, como o funcionamento da Secretaria da Mulher, a qual ajudou a criar e hoje vê o prédio alugado, a placa fixada e as pessoas cobrando dos vereadores os serviços desta secretaria, mas que eles não podem fazer nada, a não ser denunciar o descaso da prefeita.

“Quando assumimos o mandato, achamos que tudo são flores, mas logo percebemos os espinhos, principalmente quando vemos o desrespeito da prefeita que acreditávamos ser a melhor que poderíamos ter como aliada, já que ela sentiu na pele o que é ser vereador, as cobranças que nos são feitas e quanto dependemos do apoio do executivo para atender às nossas solicitações”, relatou o presidente, se valendo de metáforas utilizadas num discurso de Arnaldo no início das sessões.

Demonstrando seu descontentamento com o desrespeito do executivo às solicitações do legislativo, Arnaldo cita o exemplo de uma ação que já foi requerida em todos os seus mandatos como vereador, passando por diversos prefeitos, mas ele acreditou que com Goreti fosse diferente. “Quando ajudei a eleger a prefeita, tinha certeza que desta vez teríamos mais apoio, porque se tratava de alguém que já tinha experiência como vereadora, mas vejo que nada mudou”, lamenta o vereador.

E o seu ataque verbal não se restringiu apenas à prefeita. “O secretários de Obras, Nilson Fernandes, que é vereador licenciado também tem sido uma decepção para nós vereadores, porque ele nunca atendeu um único requerimento enviado por esta casa, numa demonstração de desrespeito a nós que fazemos esta casa”, criticou Arnaldo.

“Faço minhas as suas palavras”, com essa frase curta e direta, o vereador Hélio Machado também demonstrou seu descontentamento com a maneira como a prefeita vem se relacionando com a câmara. Hélio também faz parte da bancada que defende os interesses da prefeita na câmara, o que surpreendeu a todos, devido o tom moderador que sempre usou nos seus discursos.

Prefeita participa de inauguração do IFRN

Foto: Alberto Leandro

A prefeita Goreti da Silveira, por trás do presidente Lula, em Ipanguaçu, na solenidade de inauguração dos campi do IFRN (ex-Cefet) das cidades de Apodi, Pau dos Ferros, Caicó, Macau, João Câmara e Santa Cruz. Na câmara, somente os vereadores Júnior Souza e Ângelo Suassuna tiveram o privilégio de serem convidados para o evento, o qual compareceram representando o legislativo apodiense.

Requerimentos aprovados na sessão ordinária realizada hoje pela manhã

O vereador Hélio Machado apresentou três requerimentos que foram aprovados:

O requerimento 066/09 requer a criação de cursinho gratuito preparatório para o vestibular, destinado aos alunos da rede pública.

O requerimento 075/09, solicitando a alocação de um ônibus para o transporte de estudantes universitários que se deslocam de Apodi para Mossoró.

E o requerimento 065/09, que requer a viabilidade para a criação de um Centro de Capacitação profissional.

Todos os requerimentos apresentados por Hélio tratam de pontos que constam no programa de governo da prefeita e que serviram de bandeira na campanha que a elegeu.

De autoria do vereador Arnaldo Costa (PP), foi aprovado requerimento solicitando à prefeita estudo de viabilidade econômica para a recuperação da Praça Getúlio Vargas, que se encontra em péssimo estado de conservação.

O vereador Genivan Aires, através do requerimento 073/09, solicita do executivo a disponibilidade de transporte escolar para os estudantes que ingressarem no Instituto Federal de Educação – IFRN, levando em consideração a distância que terá que ser percorrida. Ele lembrou que as aulas estão previstas para serem iniciadas em setembro.

Projetos aprovados na sessão de hoje

De autoria do presidente da Câmara, João Evangelista (PR), foi aprovado o Projeto de Lei 035/09, que dispõe sobe o Reconhecimento de Utilidade Pública, a Associação para o Desenvolvimento Sustentável Empreender Para Reforçar o Emprego e Renda, fundada em 11 de junho de 2005, com sede e foro na Praça do Ginásio de Esportes, no Centro de Apodi.

O vereador Júnior Souza foi o autor do Projeto de Lei 034/09, aprovado e subscrito por todos os vereadores, que denomina de Jonas Alves de Sena, o Parque do Criador, localizado na BR 405. A homenagem foi justificada pelo reconhecimento ao trabalho exemplar do ex-servidor e aos relevantes serviços prestados à comunidade.

Também de autoria do vereador Júnior Souza, foi aprovado o Projeto de Lei 021/09, que estabelece critérios para denominação de vias, próprios municipais e logradouros públicos do município de Apodi.

Foi aprovado também o Projeto de Lei 033/09, de autoria de Arnaldo Costa (PP) que denomina de Galdino Matias de Souza, a rua projetada que fica entre as ruas Marechal Floriano Peixoto e Francisco Virgínio, em Apodi.

Projetos do Executivo

A prefeita Goreti da Silveira enviou dois projetos que já tramitaram pelas comissões e receberam parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e da Comissão Finanças e Orçamentos sendo aprovados por unanimidade na sesão ordinária realizada hoje pela manhã.

Projeto de Lei nº 030/09, que autoriza o município a conceder auxílio financeiro à APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no valor de 12 mil reais, divididos em doze parcelas de mil reais e do Projeto de Lei nº 031/09, autorizando o executivo a destinar auxílio no valor de 3 mil e quinhentos reais ao tribunal de Justiça da Comarca de Apodi, dividindo o valor em cinco parcelas.

João Maia virá prestigiar Vaquejada


O deputado federal João Maia (PR) comunicou ao presidente da Câmara, João Evangelista, que estará em Apodi sábado, para prestigiar a nossa vaquejada. Na oportunidade, o governadorável será recebido por membros do partido e simpatizantes. Votamos com mais detalhes da visita.