segunda-feira, junho 15, 2009

Em audiência pública, Robinson Farias diz que a governadora não terá como negar recursos para o Campus da UERN

"Assumo o compromisso de colocar outra emenda de 1,5 milhão para iniciar a construção do Campus da UERN", comprometeu-se Robinson Farias

"Tenho que ser sincero", disse o reitor, ao afirmar que não depende apenas dele a implantação do Campus, mas de apoio político.

"Esse sonho da UERN não poderá virar frustração, como o da Ufersa", disse o deputado Gilson Moura



"Quando a luta for na cidade de vocês, venham a Apodi contar com o nosso apoio", disse Evangelista, em agradecimento ao apoio dos vereadores das cidades vizinhas

"Hoje o sentimento é de muita tristeza", desabafou o professor Flaviano, ao se referir á luta pela Ufersa

"Agora é a vez: temos que trazer a governadora aqui para ela se comprometer com essa obra", desafiou o presidente da Câmara de Natal, Dickson Nasser

"Peço o empenho do deputado Robinson Farias, não como assessor dele, mas como filho de Apodi", disse o assessor político Céliton

Vereadores de Severiano Melo atenderam convite do presidente da câmara e compareceram

Vereadores de Apodi e de Severiano melo

Lugar de honra reservado aos vereadores dos municípios vizinhos

Tarde festiva na Casa de Cultura

População atendeu ao convite do presidente da Câmara

Todos atentos aos discursos

Mesa composta pelos deputados Robinson e Gilson, João Evangelista, o reitor Milton Marques e Dikson Nasser

Apodienses ansiosos pela concretização da obra

A Audiência Pública, realizada sábado à tarde, pela Câmara Municipal, com o deputado Robinson Farias, presidente da Assembléia Legislativa, para discutir a viabilidade de se implantar o campus da UERN em Apodi, lotou as dependências da Casa de Cultura e contou com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade, exceto do poder executivo, que sequer enviou representante.

“Não seria irresponsável de dizer que está ao meu alcance transformar o Núcleo da UERN de Apodi em Campus. Se fosse apenas para ampliar a oferta de cursos, eu poderia assegurar isso agora, mas a implantação de um campus é também uma questão política e não depende somente de sermos simpáticos à idéia”, disse o reitor Milton Marques, adiantando que seria necessário, no mínimo, o dobro dos recursos que estão disponíveis.

O deputado Robinson Farias, autor da emenda que alocou verba no valor de 1,5 milhão para a construção da sede da UERN no município, se comprometeu de conseguir nesta segunda-feira, compromisso da governadora Vilma de Farias no sentido de assegurar mais recursos para concretizar esse sonho dos apodienses. “Aprovamos empréstimos no valor de 500 milhões de reais para o governo, sem barganhas, e por isso, a governadora não terá como negar pouco mais de um milhão para Apodi”, garantiu.

Sob constantes aplausos, o deputado destacou a organização e a capacidade de mobilização da sociedade apodiense, mas que falta parcerias. “Antes de pedir alguma coisa, venho aqui oferecer minha parceria ao povo de Apodi e região” disse o deputado, ressaltando sua admiração pelo trabalho do vereador, que segundo ele, é o político mais sacrificado e destacou o empenho dos vereadores de Apodi nessa luta.

O deputado Gilson Moura, sempre presente nas lutas da sociedade apodienses, garantiu que não irá calar sua voz, enquanto esse sonho não se materializar. Ele destacou a luta do professor Flaviano Monteiro, com o qual esteve em uma audiência em Brasília, na época lutando pela vinda da Ufersa, e pediu: “não vamos deixar esse sonho da UERN virar mais uma frustração”.

O professor Flaviano Monteiro relembrou toda a luta pela instalação do campus da Ufersa, da qual foi um dos membros e articuladores e disse que o momento é de muita tristeza pela maneira como o município foi traído por políticos que não respeitaram os 37 mil habitantes de Apodi. “Pesquisamos sobre você e constatamos que é um homem de palavra”, concluiu, referindo-se ao deputado Robinson Farias.

Em nome dos vereadores e como anfitrião do evento, o presidente da Câmara, João Evangelista, agradeceu em especial, a presença de vereadores de toda a região, que se colocaram à disposição de Apodi em defesa da instalação do campus da UERN e destacou que a luta deve movida pelo legislativo, executivo e a sociedade civil organizada. “Não estamos aqui para “pegar carona”, mas para fazer jus ao nosso mandato de vereador”, finalizou.

Estiveram no evento, o presidente da câmara de vereadores de Natal, Dickson Nasser; vereadores dos municípios de Felipe Guerra, Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes e presidentes de partidos de Apodi.