sábado, junho 13, 2009

Os deputados Robinson Farias e Gilson Moura participaram do programa Legislativo Forte

Chegada do deputado Robinson Farias à rádio

Robinson Farias e Gilson Moura, cumprimentando as pessoas

O deputado acompanhado do seu assessor, Céliton



O presidente da Cãmara de Felipe Guerra, Paulo César, manifesta seu apoio à instalação da UERN em Apodi

O presidente da Assembléia Legislativa e o presidente da Câmara

O vereador Salomão, de felipe Guerra, formalizando seu apoio à luta pela UERN

O depudato falando aos ouvintes da Rádio Cidade

Chico e Evangelista atentos ao discurso do deputado

"Não vim a Apodi para esmiunçar a política local, mas para discutir com a sociedade e estabeler parcerias para a concretização da UERN", disse o deputado Robinson Farias.

Gilson Moura se colocando à disposição para lutar junto à sociedade apodiense

Vereadores participando do programa Legislativo Forte

Gazeta do Oeste divulga protesto de estudantes

Estudantes farão um manifesto pelo campus de Apodi

KALIDJA SIBÉRIADA REDAÇÃO

APODI - Será realizado hoje em Apodi um manifesto em razão da perda do campus da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA). O protesto intitulado "Luto pela Ufersa" é organizado por estudantes apodienses e de cidades circunvizinhas. Os manifestantes prometem vestir preto para simbolizar o estado de luto.
A manifestação está marcada para ocorrer a partir das 8 horas, com saída da BR-405 até o centro da cidade de Apodi. Segundo a coordenação, serão exibidas faixas e cartazes de repúdio aos deputados que participaram da autorização da ida do campus da Ufersa para a cidade de Caraúbas.
"O que aconteceu foi uma verdadeira falta de respeito e traição por parte de todos os deputados que participaram dessa negociação. Durante a campanha eleitoral do ano passado, todos eles vieram com o discurso de que apoiariam nossa luta em favor da instalação do nosso campus, no entanto o que vimos foram todos eles sentados e sorrindo ao lado do ministro da Educação enquanto ele assinava a ordem de instalação para outra cidade. Apodi precisa saber dessas traições", disse o estudante Assis Júnior, acompanhado da comissão organizadora do manifesto.
Segundo eles, a maior queixa é a de que os deputados teriam demonstrado e prometido dar total apoio para que o campus fosse instalado em Apodi. "Eles vieram aqui, subiram ao palanque de seus candidatos e pediram voto prometendo que defenderiam nossa luta. Outra coisa é que a nossa sociedade aderiu ao nosso esforço, coisa que nunca vimos em Caraúbas. Se lá havia apoio político forte, aqui em Apodi nós também tínhamos, ou pelo menos acreditávamos que tínhamos", declara.
Com o protesto os manifestantes pretendem retomar as discussões que já vêm ocorrendo há mais de dois anos, tendo os integrantes inclusive entregue um abaixo-assinado ao próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a aprovação do campus para a cidade.Hoje 506 estudantes viajam diariamente de Apodi para Mossoró e Caraúbas para terem acesso ao Ensino Superior. Além destes, outros tantos preferem morar em Mossoró para evitar a viagem de 70 quilômetros de ida e mais 70 para voltar todos os dias. "Tem gente que acorda às 4 horas da madrugada para viajar e só estão de volta à cidade depois das 13 horas. Além disso, ainda tem o gasto de R$ 20 reais por mês para ajudar o transporte escolar, já que a Prefeitura Municipal contribui com o combustível, mas existem outros gastos", destacou.
A instalação do campus da Ufersa em Apodi beneficiaria a cidade e também a região do Vale do Jaguaribe. Semestralmente é registrado um grande aumento no número de estudantes do Ensino Superior oriundos da região. "O manifesto será para que nós expressemos o nosso sentimento de indignação para com a falta de respeito desses deputados. Além de tudo isso, até hoje não nos deram qualquer justificativa", conclui o estudante.
Fonte: Gazeta do Oeste

Deu na Coluna de César Santos

César Santos

A verdade sobre a Ufersa

Hoje, em Apodi, será realizado um ato público para “velar” o campus da Ufersa no município. A morte de um projeto que nunca teve vida. Certamente, os mais radicais e com interesses políticos e individuais vão “descascar” em cima de desafetos. Discurso do tipo “a culpa é de fulano que não lutou” ou “de cicrano, que não teve força política”. No meio do “velório”, o povo enganado. Basta. Neste momento, é preciso fazer um relato do tema, de forma clara e responsável, para acabar com o volume de equívocos, mentiras e de agressão ao cidadão apodiense. O ponto de partida é: Apodi não perdeu o campus da Ufersa porque nunca teve. O que teve, na verdade, foi um projeto elaborado e promessas políticas irresponsáveis, que fizeram a população sonhar com o improvável. Falta seriedade. A partir do reitor da instituição, Josivan Barbosa, que chegou a “garantir” a instalação do campus. Depois, a bancada federal do Rio Grande do Norte (três senadores e oito deputados), que se “engajou” na luta pelo nada. Todos, sem exceção, sabiam que a instalação do IFRN no município, instituição federal com perfil próximo à Universidade Federal, eliminava a possibilidade de Apodi receber o campus da Ufersa. O mesmo serve para Pau dos Ferros, que igualmente elaborou um projeto, bem embasado, mas esbarrou na instalação da unidade da IFRN. Isso é fato. É a realidade. Agora, os interesses políticos fabricaram as ilusões. O jovem Flaviano (PC do B), sonhando com o cargo de prefeito, fez do projeto uma bandeira de sua campanha a prefeito em 2008. Enganou. A prefeita eleita Gorete Pinto (PMDB), para não ficar atrás, também jurou em praça pública que iria levar a Ufersa para o município. Enganou. O ex-prefeito José Pinheiro usou o mesmo expediente. Outras lideranças políticas fizeram o mesmo jogo da irresponsabilidade. Iludiram o povo, faltaram com a verdade. O ato público de hoje deveria servir para essa classe assumir uma postura séria, sem mentiras, sem ilusões, e relatar a verdade ao povo. Bom seria a bancada federal também presente, assim como o reitor Josivan Barbosa. Apodi, certamente, seria grata a um ato de verdade.