quarta-feira, junho 10, 2009

Vereadores percorrem comunidades isoladas, no Rally da Cidadania

Evangelista e Pedro Enéas, do sítio Traíras, um dos heróis que moram no extremo da região das Pedras

Evangelista e Chico com Zuquinha, ex-vereador que mora no Paulo Canapum, comunidade esquecida da Chapada
Muita água nas estradas

Tem passagem que nem moto consegue chegar às comunidades


Saída para o Rally

estradas de difícil acesso

fronteira com Umarizal



Parada para discutir sobre o melhor caminho a seguir

Uma ajudinha para transportar mercadoria

Adicionar imagem
ouvidos atentos aos problemas das comunidades


Os Vereadores em Ação estão percorrendo os quatro cantos do município, numa ação denominada Rally da Cidadania. De moto, eles estão percorrendo comunidades situadas em lugares onde é impossível de ir de carro.

”Buscando captar a verdadeira imagem do nosso povo bravo, estamos visitando alguns lugares que sequer sabíamos que existiam e lá encontramos pessoas batalhadoras e esquecidas pelo poder público, porque se encontram isoladas pela falta de estradas”, conta o presidente da Câmara, João Evangelista.

Os vereadores farão um documentário do Rally que irá percorrer as quatro regiões do município: a chapada, a região da pedra, a região da areia e o Vale. “Pretendemos mostrar aos apodienses que ignoram a existência desse povo batalhador, as dificuldades que eles enfrentam no dia-a-dia para garantir a sua sobrevivência”, diz Chico de Marinete.

“São pessoas humildes, mas com uma capacidade de resistência impressionante. São uns heróis”, avalia o vereador Genivan Varela. “São muitos os problemas enfrentados por essa gente, mas as péssimas condições das estradas foi o que mais chamou a nossa atenção, observa Jùnior Carlos, que também participa do Rally.
A primeira viagem aconteceu no dia 31 de maio, quando eles visitaram assentamentos e comunidades de difícil acesso, na Chapada. No dia 07, os vereadores percorreram a região das Pedras e neste domingo será a vez da região da Areia. Depois da região do Vale, será feito um documentário e apresentado à sociedade para discutir as ações que devem ser direcionadas a essas comunidades mais distantes.