sexta-feira, maio 22, 2009

População comemora assinatura da ordem de serviços da duplicação da ponte do Bico Torto

Hoje à noite, o deputado federal João Maia foi aplaudido de pé, por empresários, políticos, autoridades e populares que lotaram o auditório da Casa de Cultura de Apodi, ao assinar a ordem de serviço para o início das obras do alargamento da ponte do Bico Torto.

“Não participo de festa que não seja para entregar obra”, disse João Maia ao discursar sob aplausos e garantir que a ponte será um dos cartões-postais de Apodi. Ele ressaltou o esforço do grupo de vereadores que com ele foram a Brasília com o intuito de desengavetar um projeto que foi iniciado em 2003, a pedido do ex-prefeito José Pinheiro.

Dirigindo-se aos vereadores João Evangelista, Chico de Marinete, Júnior Carlos, Genivan Aires, Ângelo Suassuna e Paulo de Teleço, o deputado destacou que na política, é preciso fé, determinação e sorte. “Quando vi esses seis jovens em Brasília, cheios de ideais, pensei: não dá mais para adiar a construção dessa ponte. E pedi ao nosso conterrâneo, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento para liberar a verba e ele liberou”, relatou João Maia.

Visivelmente emocionado, o ex-prefeito José Pinheiro disse que não conseguia traduzir em palavras o que invadia sua alma naquele momento e lembrou que em 2003 esteve em Brasília para cobrar essa importante obra para o município de Apodi. “Quero parabenizar os nobres vereadores que tiveram a coragem de lutar pela concretização desse sonho”, finalizou.

O presidente da Câmara, João Evangelista agradeceu a João Maia por ser o responsável pela viagem dos vereadores a Brasília e lembrou que antes de fazer esse pedido ao deputado, perguntou ao ex-prefeito Pinheiro, se ele tinha conhecimento de algum projeto engavetado na capital federal e que existiam “seis meninos atrevidos que iriam trazer essa ponte para Apodi”. E enfatizou: “sempre que passar por essa ponte, vou lembrar que fui um político útil para Apodi”.

O vereador Chico de Marinete destacou que essa conquista reflete o sentimento de respeito ao cidadão que existe hoje na Câmara de Apodi. “O projeto é de 2004, mas precisou da atitude de seis vereadores para desenterrar um projeto, o que nunca foi feito por nenhum vereador antes e nós vamos provar para todos que é possível surgir uma nova forma de fazer política no município”, emocionou-se o vereador.

Num discurso rápido, o vereador Júnior Carlos agradeceu a João Maia e disse estar muito feliz por essa conquista e que o deputado conseguiu com essa obra não só fortalecer as amizades já existentes, mas um expressivo número de eleitores. Assim como Júnior, o vereador Hélio da Ambulância também foi breve, limitando-se apenas a agradecer e aproveitou para pedir ao superintendente do DNIT, Fernando Rocha, para “olhar os buracos existentes na BR 405”.

O vereador Ângelo Suassuna também foi breve no discurso e apenas agradeceu ao deputado João Maia e disse esperar que esse seja o ponta-pé inicial para outras obras. Já o vereador Genivan Varela, aproveitou a ocasião para um desabafo: “Quando alguém está desenvolvendo um bom trabalho, incomoda muita gente. Mas, não é um grupo de pessoas que não foram eleitas pelo povo que vai conseguir destruir o que nós construímos”, garantiu.

Presentes ao evento, o engenheiro responsável pela obra, Gledson Maia; o ex-prefeito de Pau dos ferros, Nilton Figueiredo; o representante da empresa responsável, engenheiro Túlio Beltrão; o deputado estadual Gilson Moura; o professor Flaviano Monteiro; o presidente da Câmara de Caicó, José Maria; o prefeito de Baraúnas, Aldivon Simão, entre outras autoridades municipais e regionais.

Vereadores aprovam projeto que cria Câmara Mirim de Apodi

Boa participação de populares na sessão de ontem

Estudantes atenderam convite do presidente da câmara

Estudantes atentos às discussões sobre o projeto
Com a presença de um bom número de estudantes das escolas públicas, a Câmara aprovou ontem, por unanimidade, o projeto 020/09, de autoria do presidente da câmara, João Evangelista, que cria a Câmara Mirim de Apodi.

Trata-se de um programa pedagógico que tem como objetivo integrar aluno, escola e poder legislativo, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, sendo capazes de inovar e transformar politicamente a realidade.

“Será uma oportunidade dos jovens estudantes, eleitos vereadores mirins, de aprenderem na prática como funciona o legislativo municipal, vivenciando como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade e poderem avaliar o papel do vereador e sua importância para a comunidade”, justifica o autor do projeto.

O presidente recebeu o apoio e o cumprimento de todos os vereadores, pela iniciativa que irá fortalecer o conceito de cidadania e de responsabilidade política entre os jovens estudantes. “Estaremos contribuindo para a formação de jovens mais atuantes, responsáveis e críticos com relação aos problemas da comunidade”, observa o vereador Chico de Marinete.

Qualquer criança com idade entre 10 e 14 anos, que resida no município de Apodi e que esteja regularmente matriculada numa escola, entre o 6º e o 9º ano, poderá se candidatar a vereador mirim, desde que a escola esteja inscrita no programa.

Serão eleitos 09 vereadores mirins, para um mandato de 01 ano e eles receberão um kit básico de material escolar, passagem de ônibus para deslocamento até a câmara e lanche após as reuniões.

As eleições acontecerão a cada dois anos, coordenadas, conjuntamente, pela Zona Eleitoral da comarca de Apodi, o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Câmara Municipal.