domingo, maio 10, 2009

Chuvas impedem realização do torneio "Vereadores e Amigos", em Lagoa Rasa

Ângelo tenta secar a quadra

Time dos vereadores

Comunidade prestigia torneio

O torneio entre Vereadores e Amigos que deveria ter acontecido ontem, na quadra de Evandilson, na Lagoa Rasa, não pode ser realizado, devido as chuvas que caíram na comunidade.

O primeiro jogo ainda chegou a ser realizado, entre as equipes das comunidades de Santa Rosa 2 e Água Fria, mas a segunda partida que seria entre os vereadores e o time de Lagoa Rasa não foi possível de acontecer, devido ao volume de água na quadra.

Na partida inicial, o placar foi de Santa Rosa 4 X 3 Água Fria. A equipe de Santa Rosa já está na final do torneio, que deverá ter a continuidade numa outra data a ser marcada para acontecer depois do inverno.

Compareceram ao torneio, os vereadores: JoãoEvangelista, Genivan Varela, Chico de Marineti, Junior Carlos, Júnior Souza , Ângelo Suassuna e Helio da Ambulância.

A história de uma garota que acredita na educação

Letícia é uma garota determinada


Ela conta sua história a Evangelista

Imagine uma criança de 6 anos de idade que mora na zona rural e que sai de casa todos os dias às 6h da manhã, de bicicleta e só retorna ao meio dia. Essa garota que percorre seis quilômetros (ida e volta) para freqüentar a escola chama-se Letícia e mora na Lagoa do Feijão, comunidade localizada na Chapada.

Morando numa comunidade rural, enfrentando todas as dificuldades para ter acesso à escola, Letícia poderia muito bem ser mais uma criança a engrossar as estatísticas do analfabetismo no Brasil. Mas, ela é uma garota especial e demonstra uma crença inabalável de que somente através da educação poderá mudar sua trajetória de vida.

Alimentando o sonho de aprender a ler, Letícia reclama de dores nas costas por carregar a mochila por seis quilômetros, enquanto pedala a bicicleta, mas não demonstra qualquer sinal de que desistirá da sua árdua missão. Quando perguntada sobre o porquê de não desistir de ir à escola, ela prontamente responde: “pra ficar sabida!”

A história dessa garotinha encantadora foi contada a todos os que ouvem a Rádio Lagoa FM, de Soledade, há cerca de dois meses, quando o pai dela esteve na emissora para pedir aos vereadores que solicitassem à secretaria municipal de educação para que o transporte escolar que leva os alunos até a comunidade de Lagoa Vermelha (antigo terreno dos Adriãos) pudesse ir até a Lagoa do Feijão, para pegar Letícia.

Segundo ele, a mãe de Letícia, Oscarina Paiva, já havia participado de uma reunião de pais e alunos, na qual participavam também a prefeita Goreti Silveira e a secretária de educação Mara Marlizete e pediu que o carro fosse até a Lagoa do Feijão para transportar Letícia, mas a prefeita alegou que não poderia fazer nada, pois não tinha como aumentar o percurso do carro, para beneficiar somente uma criança.

Essa versão foi confirmada por Oscarina ao presidente da câmara, João Evangelista, em visita feita pelos vereadores à comunidade onde Letícia mora. Ele ficou impressionado com a história dessa garota decidida a estudar a qualquer custo. “Acompanhamos o percurso feito por ela, no qual enfrenta lama, mato fechado e gado bravo, entre outros obstáculos normalmente intransponíveis para uma criança de 6 anos”, relata.

Quando não está na escola, Letícia ajuda a mãe nas tarefas domésticas, mas o que ela gosta mesmo de fazer, é estudar e indaga: “Por que as pessoas não entendem que eu preciso estudar?” Cuidadosa com os livros, ela mostra um volume que quase ficou estragado por causa da chuva e revela: “Adoro a Tia”, referindo-se à professora Lucineide.

Decidida, inteligente e cativante, Letícia impressiona pela desenvoltura, apesar da idade, e pela firmeza no propósito de estudar, direito básico que lhe está sendo negado. “A gente fica sensibilizado quando conversa com essa garotinha doce, mas decidida e que acredita na educação como a única forma de sair daquela situação em que vive”, emociona-se o vereador Genivan Varela.