segunda-feira, maio 04, 2009

Câmara convida segmentos culturais para discutir projetos


O presidente da Câmara e demais vereadores estão convidando artistas apodienses e representantes de entidades culturais para uma reunião amanhã, a partir das 14h, no auditório da câmara, para discutir o Projeto de Lei nº 008/09 e o Projeto de Lei Complementar nº 001/09.

Os projetos são de autoria do vereador Júnior Souza. O Projeto de Lei nº 008/09, dispõe sobre a criação do Fundo de Investimentos Culturais do Município de Apodi e o Projeto de Lei Complementar nº 001/09, cria o Conselho Municipal de Cultura de Apodi.

“São projetos importantes para a cultura do município, mas não podemos aprová-los sem antes discutir com os interessados todos os itens que estão colocados”, analisa o presidente da câmara, João Evangelista. “Gostaríamos de contar com a presença de todas as pessoas que foram convidadas”, reforça o presidente.

Vereadores cobram ações e dispensam comparações

Sábado, no programa de rádio Legislativo Forte, apresentado na rádio Cidade, os vereadores Júnior Carlos, Chico de Marinete e Genivan Varela, falaram sobre a publicação das informações solicitadas à prefeitura municipal, sobre ações executadas na administração da prefeita Goreti Silveira.

Os vereadores acham uma atitude louvável da prefeita de enviar os relatórios de despesas de ações, das quais foram solicitadas informações, mas alertam que as informações estão incompletas, pois estão sendo enviadas apenas relatos destas despesas, sem as devidas comprovações.

"Também não queremos comparações com a administração passada, o que tem sido a maior preocupação da prefeita, quando nos envia essas informações. Não queremos saber o que Pinheiro fez ou deixar de fazer, pois deveria ter sido fiscalizado pela gestão passada. Nosso mandato iniciou em 1º de janeiro e cabe a nós fiscalizarmos a partir desta data", frisou o vereador Chico de Marinete.

Para o vereador Genivan Varela, é muito bom saber que houve uma redução nas despesas de 2009, em relação ao carnaval de 2008. "Mas, será que essa redução não se deve à ação fiscalizadora do legislativo? Se foi, isso prova que estamos no caminho certo e que a população ainda vai agradecer por estarmos cumprindo com o nosso papel", questiona o vereador Genivan Varela.

A divulgação dos gastos referentes à realização do carnaval deste ano, tem gerado muita polêmica, especialmente por alguns itens que apresentam gastos excessivos, sem que a população tenha percebido a prestação desse serviço, a exemplo da ornamentação, que custou 17 mil reais.

"De fato, aparentemente, a ornamentação não estava condizente com a conta apresentada, mas não queremos nos precipitar e fazer um julgamento sem a devida apuração dos fatos, para não sermos injustos", afirmou o vereador Júnior Carlos, adiantando que os vereadores continuarão apurando denúncias feitas pela população.

A publicações dessas informações solicitadas pelos vereadores à prefeita, através de ofícios ou de requerimentos, serão divulgadas aqui e no programa Legislativo Forte, nas rádios Cidade FM e Lagoa FM, conforme já foi feito com as despesas do carnaval de 2009.

"Se fazer o que é correto, for amarrar a administração do executivo, vocês não se desamararão durante os quatro anos de mandato", disse o vereador Chico de Marinete, sabádo, no programa Legislativo Forte, referindo-se às acusações de que os vereadores estão dificultando as ações da prefeita.