quarta-feira, abril 08, 2009


Vereadores se reúnem com secretário de agricultura


Os vereadores se reuniram com o secretário de agricultura, Eron Costa, ontem à tarde, na Câmara Municipal, para discutir as ações que estão sendo realizadas por esta secretaria, estabelecendo um cronograma de atividades, assim como sugerir propostas que não constam no programa do órgão.

Muitos pontos foram discutidos e alguns deverão ser colocados em prática imediatamente, como a restauração do poço do sítio João Pedro, que deverá acontecer já na próxima semana. Também está agendado para hoje o conserto do poço do sítio Queimadas. E para reduzir o consumo de energia desses poços, foi sugerido um estudo, estabelecendo um prazo de 60 dias para apresentar soluções.

O secretário se mostrou satisfeito com a preocupação dos vereadores em acompanhar os trabalhos de todas as secretarias, o que permite maior transparência nas ações. Dispostos a auxiliar o executivo na administração, eles deram sugestões para esta pasta, como um estudo sobre a produção agrícola na zona rural do município, vendo todas as potencialidades para viabilizar uma maior produção.

Suspenso devido às chuvas, o programa Carro Pipa não está abastecendo as comunidades e o secretário prometeu tomar providências para liberar combustível para abastecer por uma semana. Com o dinheiro desses carros pipas, os vereadores sugeriram que fossem perfurados poços nas comunidades, que além de ser mais econômico, acabaria com o problema. “Os vereadores irão acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pelos técnicos da prefeitura”, acrescentou o presidente da câmara, João Evangelista.

Quanto às reivindicações feitas após visita dos vereadores ao abatedouro municipal, Eron adiantou que o baú exotérmico estará transportando os animais abatidos, num prazo de 30 dias e que em maio será colocado apara raios no local. Ele ouviu cobranças no sentido de concluir a estrutura do abatedouro, na parte de cerâmica e pavimentação, além do fardamento dos funcionários. Também foi solicitado um trabalho junto aos comerciantes do açougue, para que as mudanças possam ser efetivadas, além de resolver o problema do abate de animais em comunidades mais populosas.

Com relação ao corte de terra, o secretário explicou que o programa atende 77 associações, das quais 13 recebem óleo e as demais são custeadas pelo município e nesse sentido, existe convênio assinado para o ano de 2010. Eron acrescentou que no mês de junho e os vereadores sugeriram que houvesse uma outra reunião para fechamento do corte de terra.

Semana passada, os vereadores já tinham participado de uma reunião, no gabinete da prefeitura, com a presença da prefeita Gorete Silveira, do seu chefe de gabinete, Klinger Pinto e do secretário de obras, Nilson Fernandes, para discutir questões relacionadas á secretaria de obras. Ficou acordado que toda semana haverá reunião com o responsável por uma secretaria. Na próxima semana, será a vez do secretário de saúde, Ivanildo Lima.
Vereadores vão a Brasília na próxima semana


A convite do deputado João Maia (PR), o presidente da Câmara, João Evangelista e os vereadores Chico de Marinete, Genivan Aires, Júnior Carlos, Ângelo Suassuna e Paulo de Teleço irão a Brasília na próxima terça-feira, onde ficarão três dias para tentar agilizar a liberação de recursos de obras importantes para o município.

O objetivo maior da viagem é uma audiência que eles terão com o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento (PR-AM) para tratar da liberação dos recursos referentes ao alargamento do trecho da BR 405, entre a ponte e o bairro Bico Torto, uma antiga reivindicação da população apodiense.

“Aproveitaremos a viagem para participarmos de oficinas, palestras, conferências e faremos também uma visita aos ministérios para conhecermos melhor o funcionamento do congresso e sabermos exatamente onde buscar recursos para obras que beneficiem o nosso município”, adianta o presidente da câmara.

Para o vereador Chico de Marinete, "essa viagem nos propiciará um grande enriquecimento político, principalmente para nós vereadores de primeiro mandato, que temos travado uma grande luta para mostrar a nossa população como realmente funciona o legislativo", analisa.